Agronegócio
Pecuária sul-mato-grossense é tema de livro lançado neste sábado na Capital
Governador destaca que a pecuária do MS é exemplo, pois é feita através de boas práticas com ética na produção animal e respeito ao meio ambiente.
Dom, 26 Novembro de 2023 | Fonte: Da Assessoria
A Associação dos Produtores do Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul lançou, neste sábado (25), o livro comemorativo pelos 25 anos de sua criação. A publicação retrata também um panorama da pecuária no Estado e seu avanço ao longo do tempo, através do uso de tecnologias, do manejo e do associativismo rural, tornando-a cada vez mais sustentável.
"Comemorar a criação da Novilho Precoce é celebrar o sucesso da pecuária em nosso Estado. Os desafios ao longo dessa trajetória sempre foram muito grandes, mas graças à representatividade e ao associativismo, como o proposto por nossa entidade, mostramos que quanto mais unidos, mais fortes e produtivos seremos. Os benefícios são inúmeros, mas poder ter esse espaço de troca de conhecimento e networking é, com certeza, a grande essência da nossa Associação", disse o atual presidente da Novilho Precoce e produtor rural, Rafael Gratão.
Um dos homenageados no livro e no evento, seu Armando Araújo, ajudou a fundar a Associação. O mineiro que chegou a Campo Grande há cerca de 40 anos sempre teve em mente a intenção de crescer. No livro, ele relata como foi desbravar o Estado e investir na ideia de formar o Novilho Precoce.
"Inventei um sistema de vender a novilha precoce. A vaca que antes vendia com 25 meses, passei a abater com 18/20 meses, e foi um sucesso muito grande. Mas não havia valor diferenciado no frigorífico. Foi quando procurei uma rede de supermercados e eles disseram que precisávamos de 20 mil novilhas para formarmos a parceria. Voltei para Campo Grande, reuni os amigos, expliquei a situação e fui colhendo assinaturas. Assim nasceu a Associação", relata o pecuarista.
Para o governador do Estado, Eduardo Riedel, a Associação é uma entidade que, desde sua criação, responde por uma demanda muito presente na vida do produtor: oferecer ao mercado, cada vez mais exigente, uma carne de qualidade. Esta carne deve ter entre suas características o que o consumidor deseja, respeitando toda a cadeia que vai desde os conceitos de segurança alimentar, passando pela sanidade animal até a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
"Tenho dito que não acredito no antagonismo entre sustentabilidade e agronegócio. Pelo contrário, acredito que são dois pilares de uma mesma construção, e a Associação foi vanguardista nessa junção de uma produção de qualidade e respeito. O mercado da carne no Brasil, que é um exemplo para o mundo, deve muito ao Novilho Precoce. A gente consegue perceber a evolução e o fortalecimento de uma série de iniciativas, tanto públicas quanto privadas, de valorização da produção dessa matriz, que acabou por se tornar referência de um modelo produtivo bastante exitoso. Esse modelo soube manter boas práticas com ética na produção animal e respeito ao meio ambiente, o que lhe garantiu as certificações internacionais únicas que agregam valor às carnes mais nobres produzidas em solo brasileiro", pontuou Riedel.
Durante o lançamento, foram premiados os associados destaques nos abates realizados pela Associação durante o ano de 2023: 1º e 2º lugar Novilha Nelore, 1º e 2º Novilha Cruzada, 1º e 2º lugar Novilho Nelore, 1º e 2º lugar Novilho Cruzado.
Sobre a Novilho Precoce MS
Fundada em 1998 por um grupo de pecuaristas, a Novilho Precoce MS tem como objetivo atender à crescente demanda por carne bovina de qualidade comprovada. Atualmente, possui 421 associados, realizando um abate mensal de 10 mil animais. De 1998 a 2023 foram abatidos 1 milhão e 879 mil e 170 animais. Fornecendo carcaças para dentro e fora do MS, a Novilho Precoce possui parcerias significativas com frigoríficos, supermercados e distribuidores, comprometendo-se a oferecer produtos de qualidade com regularidade, segurança e certificação, atendendo a todas as exigências atuais.
Veja Também
Em palestra durante a décima edição do Confinar, o presidente da Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce, Rafael Gratão, anunciou a ex...
Na manhã desta segunda-feira (25), foi assinado um termo de intenção na sede da Associação Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul. A mediação desse acordo foi...
Apesar da média do ano estar abaixo do esperado pelos produtores rurais, a arroba do boi gordo vem apresentando reação nos últimos dias. No entanto, de acord...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA