Agronegócio
Produtores de MS e MT conhecem boas práticas de região que é referência em indicação geográfica
Cerca de 40 pessoas estão na caravana, que conta com o apoio do Sebrae e Governo do Estado, por meio da Semadesc.
Qui, 08 Agosto de 2024 | Fonte: Assessoria Sebrae

Exemplos de modelos consolidados podem impulsionar a produção local a se destacar em procedência e qualidade. Neste sentido, entre os dias 5 e 9 de agosto, a região do Queijo Canastra, em São Roque de Minas (MG), referência em indicação geográfica no país, recebe uma visita técnica de produtores rurais dos setores de pecuária, mel e queijo, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Cerca de 40 pessoas estão na caravana, que conta com o apoio do Sebrae e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente Desenvolvimento Ciência e Tecnologia e Inovação (Semadesc), além de demais parceiros. O objetivo é verificar as boas práticas da instituição que é a detentora da indicação geográfica (IG) do Queijo Canastra, a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN).
De acordo com um dos participantes da caravana, o conselheiro do Sebrae/MS e secretário-executivo de Ciência Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, a imersão nas experiências da Serra da Canastra possibilitará aumentar a competitividade das cadeias produtoras de queijo, mel e turismo dos estados. “A missão tem a participação de várias entidades do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul ligadas ao setor produtivo, à academia e às instituições de apoio empresarial. Certamente, as experiências vivenciadas poderão, inclusive, nos permitir uma reavaliação de nossas políticas públicas de apoio ao desenvolvimento, em especial, dos pequenos produtores rurais”, enfatiza.
O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, pontua a relevância da visita à região para o setor da pecuária, com a Carne do Pantanal. “Para nós essa agenda é muito importante. Ir para tratar de coisas totalmente úteis para o Pantanal, como a questão da identificação geográfica e principalmente a questão da expressão, ter o modelo de expressão de Minas. Essa missão tem muita coisa boa para trazer para o estado”, comenta.
Para o presidente da Associação de Pecuária Orgânica do Pantanal (ABPO), Eduardo Cruzetta, a medida também vai contribuir com o segmento. “Viemos numa comitiva para conhecermos as iniciativas de indicação geográfica que são muito comuns e desenvolvidas já. Nosso objetivo é conhecer e levar conhecimento para o Mato Grosso do Sul, para ajudar a promover e desenvolver a indicação geográfica da Carne do Pantanal”.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Katia Muller afirma que a visita técnica foi pensada para obter o conhecimento das práticas da APROCAN e entender como o valor no Queijo Canastra foi agregado e prestigiado com a IG, para que seja possível replicar isso dentro das associações e também em outras cadeias presentes em Mato Grosso do Sul.
“A indicação geográfica é um selo que agrega valor de mercado nos produtos, garante a origem e protege os produtos genuínos da região. Além da valorização dos produtos através da proteção da origem e procedência pela a IG, a integração das cadeias produtivas contribui para o desenvolvimento regional e a sustentabilidade econômica dos produtores”, explica a analista.
Além do Sebrae, Semadesc e ABPO, por Mato Grosso do Sul, estão na caravana representantes das seguintes instituições: Aliança 5 P, Associação de Apicultores de Porto Murtinho, Associação dos Apicultores Mel do Pantanal (Cofenal), Associação Flor do Camalote de Miranda, Associação Leste Pantaneiro de Apicultores (Alespana) de Aquidauana, Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar (Cooplaf) de Terenos, Embrapas Gado de Corte e Pantanal, Sindicatos Rurais de Campo Grande e Corumbá, Sistema Famasul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Por Mato Grosso, estão presentes Sistema Famato, Sindicato Rural de Cáceres, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). E, também, organizações não governamentais de ambos os estados: Pontes Pantaneiras, Wetlands e Centro de Estudos de Planejamento e Gestão do Meio Ambiente (CEPGA).
A caravana também visitará duas associações na região, ligadas ao Café e Turismo (ATESCAN e ACANASTRA).
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