Cidade
Criado pelo padre Ernesto Sassida, ‘Adoção à Distância’, da Cidade Dom Bosco, já atendeu 2,5 mil atendidos em Corumbá
Atualmente, o programa atende 178 apadrinhados, ajudados com recursos de padrinhos europeus.
Sex, 01 Março de 2024 | Fonte: Karine Dias/Assessoria

Primeiro programa criado pelo Padre Ernesto Sassida na Cidade Dom Bosco, ainda na década de 1960, o Adoção à Distância já atendeu cerca de 2,5 mil crianças, em Corumbá. O programa é um apadrinhamento, em que os apadrinhados são crianças a partir de seis anos e acompanhados pela instituição. Os padrinhos são doadores da Itália, Eslovênia e Espanha.
Anualmente, todos os apadrinhados devem fazer um recadastramento. O recadastramento leva cerca de seis meses para ser realizado, mas, neste ano, o procedimento foi concluído ainda em fevereiro.
Responsável pelo Adoção à Distância, Ana Lúcia Alves explica que a intenção do recadastramento é dar uma devolutiva aos padrinhos para que, indiretamente, eles possam acompanhar o desenvolvimento dos apadrinhados.
Durante o recadastramento, a família leva a criança ou adolescente até a Cidade Dom Bosco, onde ela escreve uma carta de próprio punho para o padrinho e também são tiradas algumas fotos. A carta e as fotos são encaminhadas ao padrinho, junto com o boletim escolar da criança e também um relatório.
“No relatório, tem informações importantes sobre a criança ou adolescente e também a família. Falamos se ela passou de ano, se está fazendo algum curso, se a família aumentou ou diminuiu. São informações para que o benfeitor consiga acompanhar mesmo o desenvolvimento do apadrinhado”, explica Ana Lúcia.
Programa Adoção à Distância
Hoje, são atendidos pelo Adoção à Distância 178 apadrinhados. “Desde seu início, o Adoção à Distância foi captador de recursos que chegavam da Europa. Esse apadrinhamento é financeiro e seu valor é revertido para a instituição. As famílias inscritas recebem auxílio, informações e encaminhamentos, cursos de geração de renda e também doações. Os afilhados participam das oficinas socioeducacionais e aqueles com 14 anos de idade ou mais fazem cursos de iniciação e qualificação profissional”, explica a responsável pelo programa.
Desde sua criação, o programa já proporcionou emancipação a muitos atendidos que puderam ter acesso à educação, concluir um curso superior e entrar no mercado de trabalho, além de impactar positivamente na vida de toda a família.
Veja Também
A Cidade Dom Bosco, de Corumbá, promove duas colônias de férias em janeiro. A primeira, voltada para adolescentes e jovens com idade entre 13 e 18 anos, acon...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE