Cidade
Gaia+ e Moinho Cultural promovem sensibilização sobre educação inclusiva em Corumbá
O evento está dividido em quatro turnos, com atividades práticas e dinâmicas que exploram temas essenciais como bem-estar, autorregulação emocional e educação inclusiva.
Seg, 20 Janeiro de 2025 | Fonte: Assessoria de Imprensa

A ONG Gaia+, eleita seis vezes uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em parceria com o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, considerada a melhor ONG de cultura do país em 2024, realiza entre esta segunda (20) e terça-feira (21) um evento de sensibilização para educadores locais em Corumbá (MS).
A ação conta com a presença de Rodrigo Ruschel e Valentin Conde, educadores sociais da Gaia+, e tem como objetivo principal promover práticas concretas para a inclusão no ambiente escolar. Além disso, a Gaia+ busca apresentar aos educadores de Corumbá os conceitos do programa internacional SEE Learning (Social, Emotional, and Ethical Learning), do qual a ONG é afiliada primária no Brasil.
Uma programação estruturada e transformadora
O evento está dividido em quatro turnos, com atividades práticas e dinâmicas que exploram temas essenciais como bem-estar, autorregulação emocional e educação inclusiva. O destaque está na criação de um protocolo de ajuda, que servirá como guia concreto para que os educadores locais implementem estratégias de inclusão em suas instituições.
No primeiro dia, os participantes são convidados a refletir sobre compaixão na educação, bem-estar e estratégias de autorregulação por meio de atividades como a "Roda da Resiliência". Os educadores também exploram exemplos reais e aprendem técnicas de comunicação não-violenta (CNV) para fortalecer a humanidade compartilhada.
No segundo dia, o foco se volta para a implementação estruturada de uma rotina de autocuidado e o fortalecimento de redes de apoio. Conceitos como interdependência e triângulos invisíveis são abordados para reforçar a importância da colaboração entre profissionais e instituições. O evento também apresenta aos educadores as bases do SEE Learning, convidando-os a participar de formações futuras promovidas pela Gaia+.
Impacto direto na educação local
“Queremos que os educadores de Corumbá saiam desse encontro não apenas inspirados, mas com ferramentas práticas e uma visão clara de como incluir todas as crianças, especialmente as neuroatípicas, em um ambiente de aprendizagem mais compassivo e inclusivo”, explica Eduardo Pacífico, fundador e diretor da Gaia+.
O apoio do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, reconhecido por sua excelência em educação e cultura, potencializa o alcance dessa iniciativa, contribuindo para que a ação gere frutos duradouros na região.
Sobre a Gaia+
A Gaia+ é uma organização não governamental que atua há 10 anos promovendo a educação com compaixão. Seu trabalho foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio de práticas como meditação, autocuidado e formação de educadores em todo o Brasil. Atualmente, a ONG já formou mais de 2 mil educadores em todo o Brasil. Além disso, a instituição é membro do Pacto Global da ONU e colabora diretamente com cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sobre o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
Reconhecido como a melhor ONG de cultura do Brasil em 2024, o Moinho Cultural existe há 20 anos muito além do propósito de levar arte e Cultura para a população, atua nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena. Desde o início das atividades, mais de 25 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela instituição.
Sobre o SEE Learning
O SEE Learning, apresentado em português como o Aprendizagem para Corações e Mentes, é a culminância da colaboração acadêmica iniciada em 1998 entre a Universidade de Emory (EUA) e o Dalai Lama, unidos pela visão comum de uma educação para corações e mentes. Este programa propõe uma abordagem universal, não religiosa e baseada na ciência para o desenvolvimento ético de todas as pessoas participantes. No Brasil, a Gaia+ é a afiliada primária do programa, responsável pela sua divulgação, atualização e implementação.

Veja Também
O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano está com processo seletivo aberto para crianças entre 7 e 9 anos de idade que sejam estudantes de escolas públicas ...
Cores, sons, movimentos, alegria, reencontros e a descoberta de um mundo novo à frente. Assim foi o reinício das atividades do Instituto Moinho Cultural Sul-...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems