Cidade
Justiça sensibiliza sociedade para a realidade dos acolhimentos
Com as festas de final de ano, organizações civis e voluntários promovem eventos em prol de crianças e adolescentes que estão em instituições de acolhimento por medida de proteção.
Qua, 14 Dezembro de 2022 | Fonte: Assessoria TJMS
Apesar da relevância do gesto, o juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, que responde pela área da infância na comarca de Corumbá, por meio do Projeto Padrinho, vem reforçando a relevância de que as ações sejam desenvolvidas no curso do ano, período em que há menor visibilidade social e comunitária.
“Em Corumbá e Ladário, temos incentivado as entidades parceiras a, em vez de concentrarem suas ações sociais nos períodos festivos, fazerem-se presentes em eventos mensais (uma entidade por mês), tais como as confraternizações de aniversários nos acolhimentos. Assim, temos conseguido enriquecer a convivência social de crianças e adolescentes em acolhimento institucional durante os doze meses do ano”, frisou.
Outra atuação relevante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, no entender do juiz, tem sido a participação de entidades religiosas, as quais têm se mostrado muito comprometidas em realizar atividades lúdicas com as crianças no curso do ano.
Importante lembrara que o Projeto Padrinho, desenvolvido pelo TJMS em todo o Estado, existe há mais de 20 anos em MS. É uma iniciativa que busca a aproximação de crianças e adolescentes em acolhimento objetivando atender suas diferentes necessidades. Para tanto, os padrinhos podem ser afetivos, empresários, profissionais liberais (dentistas, pedagogos, etc) ou financeiros.
Por meio dessa última modalidade de apadrinhamento podem ser custeadas diversas atividades como escola, curso e prática de esportes. Graças a essas doações, crianças e adolescentes sob a tutela do Estado podem ter o devido desenvolvimento social, físico e intelectual assegurado.
Atualmente em Corumbá e Ladário são mais de 50 crianças e adolescentes acolhidos e em acompanhamento que contam com a valorosa participação de voluntários e aporte dos serviços públicos pela equipe de atendimento local.
Por mérito dessas parcerias, além das atividades regulares desenvolvidas durante o ano, os acolhidos participarão no período de férias escolares de oficinas de artesanatos, confecção de biscoitos, doces, salgados, confecção de pipas, pinturas, concurso de música e dança, visitação a espaços públicos, entre outras atividades.
Para ser um incentivador, basta emitir um boleto gerado no site do TJMS pelo link https://www.tjms.jus.br/contaunica/guia_deposito_emissao.php e preencher obrigatoriamente os seguintes dados:
SubConta: 799386
DADOS DO PROCESSO
Nº do Processo: 0000423-57.2022.8.12.0008
Comarca/Vara: CORUMBÁ - 1ª VARA CIVEL
Natureza do Feito: PROJETO PADRINHO
Mais informações sobre essas ações podem ser obtidas em https://www.tjms.jus.br/projetos/padrinho (Projeto Padrinho) e pelo facebook do Projeto Padrinho Corumbá.
Últimas Notícias
- 12 de Outubro de 2024 Lula lamenta morte de Ary Toledo e exalta sua coragem durante a ditadura
- 12 de Outubro de 2024 Após 60 anos, Rio Paraguai supera mínima histórica e chega à cota de -62 cm em Ladário
- 11 de Outubro de 2024 MP libera Jacques da Luz para receber público em jogos da Série B Estadual
- 11 de Outubro de 2024 MS 47 anos: Turismo comemora conquistas e marca forte presença em feiras nacionais e internacionais
- 11 de Outubro de 2024 Novos prefeitos precisam incentivar reciclagem e a economia circular, afirma Inesfa
- 11 de Outubro de 2024 Ministério da Saúde ordena retestagem em material de doadores de órgãos que passaram por laboratório privado após casos de HIV no RJ
- 11 de Outubro de 2024 Eduardo Leite defende que PSDB "discuta fusões e federações” em meio à crise no partido
- 11 de Outubro de 2024 Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas
- 11 de Outubro de 2024 Moderno e competitivo: MS atrai mais empreendimentos que geram empregos e fazem Estado crescer acima da média
- 11 de Outubro de 2024 Nossa Senhora Aparecida será celebrada com missas, quermesse e procissão em Corumbá
- 10 de Outubro de 2024 A cada 30 segundos, uma mulher é vítima de violência no Brasil
- 10 de Outubro de 2024 Mais de 3,2 mil custodiados em presídios de MS realizam provas do Encceja nos dias 15 e 16
- 10 de Outubro de 2024 A 80 dias do fim do prazo, recadastramento do Mais Social chega a 60% dos beneficiários
- 10 de Outubro de 2024 Curso de Formação para novos Guardas Municipais inicia hoje, Dia Nacional da Guarda
- 10 de Outubro de 2024 Chuva contribui para extinção de incêndios florestais, mas equipes continuam mobilizadas em todo MS