31 ℃

Cidade

Posto de atendimento da DPU em Corumbá será inaugurado em 20 de fevereiro

Ação faz parte do Plano de Interiorização da Defensoria que já ampliou acesso à Justiça para quase 600 municípios.

Sex, 14 Fevereiro de 2025 | Fonte: Assessoria de Imprensa DPU


Posto de atendimento da DPU em Corumbá será inaugurado em 20 de fevereiro
Foto: DPE/MS

O posto de atendimento da Defensoria Pública da União (DPU) em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, será inaugurado na próxima quinta-feira (20), às 17h. A unidade vai funcionar na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, número 2094, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O atendimento ao público terá início no dia 24, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Além dos corumbaenses, os moradores de Ladário, município vizinho, também serão contemplados com a promoção do acesso à Justiça garantido pela DPU.

A Defensoria atende cidadãos que possuam demandas que envolvam a União e seus órgãos, autarquias, empresas públicas ou fundações públicas federais. Quem não pode pagar advogado tem direito à assistência jurídica integral e gratuita prestada pela DPU. Podem acessar o serviço pessoas com renda familiar bruta de até R$ 2 mil. As exceções acima desse valor de referência, como famílias que têm a renda comprometida com medicamentos de alto custo, por exemplo, são avaliadas caso a caso.

Entre as principais demandas atendidas pela DPU estão problemas relacionados à concessão de benefícios assistenciais e previdenciários pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte e Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Também estão entre as demandas questões referentes a programas habitacionais e educacionais gerenciados pela Caixa Econômica Federal (CEF), além de solicitações de medicamentos e tratamentos de saúde de alto custo.

Interiorização

A expansão da DPU para cidades do interior foi iniciada em janeiro de 2024 e tem como objetivo aumentar a abrangência da assistência jurídica prestada pela DPU, seguindo a divisão regionalizada da Justiça Federal. Em 12 estados, a cobertura já foi ampliada para 594 municípios. Na maioria dessas localidades, o serviço ainda funciona de forma remota, por e-mail ou telefone. A DPU busca parcerias com órgãos públicos para estar presencialmente nesses lugares.

No site da DPU, a população encontra todas as unidades e os meios de contatos com os postos de atendimento.

Serviço: Inauguração do Posto de Atendimento da DPU em Corumbá
Data: 20/02/2025 (quinta-feira)
Horário: 17h
Endereço: Rua Luiz Feitosa Rodrigues, esquina com a Rua Campo Grande, número 2094, no bairro Nossa Senhora de Fátima

Atendimento ao público
Data: a partir do dia 24 de fevereiro
Horário: das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Luiz Feitosa Rodrigues, esquina com a Rua Campo Grande, número 2094, no bairro Nossa Senhora de Fátima

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Defensoria garante cancelamento de cobranças indevidas e indenização para assistida de Corumbá

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu, na Justiça, decisão favorável para uma assistida de Corumbá que enfrentava cobranças abusivas de uma un...

Defensoria consegue suspender descontos indevidos na aposentadoria de assistido de Ladário

Um morador de Ladário, de 71 anos, procurou recentemente a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul porque notou que desde 2019 um banco fazia descontos inde...