12 ℃

Gregório José

CRÉDITO SOCIAL. O QUE VEM A SER ISTO?

Sáb, 24 Junho de 2023 | Fonte: Gregório José


Informações vindas do exterior, mas não apuradas na realidade e que pode se tornar realidade em breve em muitas nações é o chamado Sistema de Crédito Social. Dizem que na China (comunista) já está vigorando.

A série da Netflix já abordou o tema em uma de suas temporadas que é a vantagem obtida diariamente, no serviço e na vida social por “pontos”. Aqui os motoristas de aplicativos e entregadores pedem “estrelas” que acaba sendo a mesma bonificação. Os melhores ranckeados acabam se beneficiando.

Basicamente, o cidadão passa a ter um perfil com pontuação associada ao que faz ou como faz. Sempre que este cidadão cometer um deslize, atacar um regime de governo ou lançar algo que não agrade ao sistema ou aos líderes do partido, pode perder pontos.

Na China é preciso pontos (créditos sociais) para quase tudo. Para entrar em supermercados, utilizar estacionamentos, abastecer o veículo. O cidadão inseri o cartão pessoal e é fotografado para a confirmação de personalidade. Se a pontuação de Crédito Social estiver baixa ele não pode adentrar ou usar os serviços ali.

Para melhorar isto o chinês acaba sendo obrigado a frequentar Centros de Reeducação em Política que é monitorado pelo Partido Comunista Chinês. Isso se quiser aumentar a pontuação social.

Mas, se esta ideia vier para os países membros do BRICS pode acabar parando por aqui em “Terra Brasilis” e, o problema é que, sem crédito social já tem pessoas lacrando quem pensa o contrário, imagina se houver a obrigatoriedade de elogiar um determinado grupo.

Imagina você residindo numa cidade X e decidir cobrar do prefeito ou seus nomeados para secretarias 9sejam parentes ou não) e ver seus créditos sociais sendo surrupiados debaixo de suas vistas e, tendo que aceitar, calado e ainda aplaudindo as péssimas decisões?

Programas sociais, sim! Para minimizar as desigualdades.

Crédito Social? Não. O brasileiro não tem maturidade o suficiente para isto.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

ALÉM DO TETO, ACIMA DO CÉU

Senhoras e senhores, o Brasil é, de fato, um país peculiar. Enquanto o cidadão comum ainda se pergunta se poderá pagar o boleto da escola ou o gás no mês que...

IMPOSTO DE RENDA: A CLASSE MÉDIA GANHOU UM PIRULITO (E OS DE CIMA CONTINUAM COM O BUFÊ)

No Brasil, quando algo “histórico” acontece no Congresso, o eleitor já sabe: ou é golpe, ou é alívio temporário. Talvez um favor com recibo para ser cobrado ...

AGILIDADE E MENOS BUROCRACIA NAS AUTORIZAÇÕES PARA MENORES VIAJAREM

Em tempos em que a confiança pública nos serviços — e, por extensão, no próprio Estado — parece cada vez mais tênue, uma inovação discreta, mas robusta, come...

BRASIL É O PAÍS ONDE A DÍVIDA É O NOVO SOBRENOME

Segundo a Serasa, hoje temos 77 milhões de brasileiros negativados. Isso mesmo: 77 milhões! Dá quase um terço da população. Tem mais gente devendo do que vot...

Últimas Notícias