17 ℃

Roberto Maciel (Betão)

CANTINHO DO BETÃO: O TEMPO NÃO APAGA AS BOAS LEMBRANÇAS

Dom, 14 Maio de 2023 | Fonte: Roberto Maciel (Betão)


 Eu nasci há 76 anos atrás anos 40, século passado. Minha mente, ainda lúcida me transporta num voo pelo tempo em que vivi em minha terra natal. Sou do tempo das vias sem calçamento e dos postes de madeira plantados no meio das ruas, do tempo das serestas nas noites de lua, dos folguedos infantis em casa das tias e dos avós.

Fui do tempo das bolitas, dos piões e das peladas com bolas de meia, das brincadeiras de ciranda e das pandorgas, dos patins e patinetes, dos Simca Chambord e das charretes, da “VESPA” e da LAMBRETA.

Da calça Lee apertada, dos topetes a La Elvis, das jaquetas e das botinhas com salto carrapeta. Do tempo da Escola Salesiana, do Maria Leite, da “raspadinha” e do “quebra-queixo”, do pipoqueiro da esquina, do “Lambe-lambe” da Praça e das caixas de engraxates,do troca-troca de gibis na entrada do Santa Cruz; das paqueras no escurinho dos cinemas, do “trottoir” na Avenida, de mãos dadas com a namorada e dos amassos no portão.

Fui do tempo das “brincadeiras” nas jovens tardes de domingo, regadas a ponche e músicas da jovem guarda nas vitrolas; do bailar de rosto colado nos bailes dos clubes, sob a iluminação da “luz negra”; das Valsas das debutantes, das Valsas, Boleros e Sambas-canção; dos bailes carnavalescos no Corumbaense, no Riachuelo, no Grêmio e no Marítimos; dos confetes, serpentinas e lança-perfume.

Fui do tempo da pasta Gessy, do sabonete Lever, do perfume Lancaster no lenço, do pente “flamengo” e do Gumex;do tempo da cerveja Oeste, da caninha Tamandaré e do chopp da Cervejaria Corumbaense.

No cinema, os filmes de Rocky Lane, Roy Rogers, Tarzan, o rei das selvas e Jane; nas vitrolas, o rock pesado, o twist e o cha, cha, cha; da Mirinda e do Grapete, de fazer a barba com navalha ou lâmina Gillette.

Lembro-me do Hotel Galileu, do Grande Hotel Corumbá, do Hotel Santa Mônica, do Ruas Hotel e do Hotel Venizellos; da Peixaria do Lulu, do Sopoti e da Peixaria Ceará; Das Farmácias Osméria, Santa Maria, Dom Bosco e Lima Verde.

*FUI TESTEMUNHA DE TUDO ISSO E DE MUITO MAIS, SÓ QUE O MUITO MAIS, FICA PARA OUTRA OCASIÃO.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

ASSOMBRAÇÃO

Samuel e Anita estavam em visita à fazenda do pai dela. Haviam se casado há poucos dias e ficaram babando com a natureza rupestre, bem diferente da vida da c...

SEO SÓ (2025)

Na soleira da porta do tosco ranchinho ele dedilhava sua viola enquanto esperava o sol desabar no poente e a água da chaleira no fogão à lenha aquecer pra mo...

O CASAMENTO DE SEO NHONHÔ

O caminhão de Nagib me pegou em casa lá pelas 6 da tarde. Ia levando o Padre Did, Bodão e mais 10 garrafões da famosa pinga da roça, fabricação exclusiva de ...

CANTINHO DO BETÃO: O MASCATE SALIM

Salim já nascera na boleia de um caminhão de Mascate e, assim que sua mãe morreu e o pai o abandonou ao deus dará, resolveu ser Mascate, percorrendo as fazen...

Últimas Notícias