28 ℃

Rosildo Barcellos

DISLIPIDEMIA

Qui, 08 Agosto de 2024 | Fonte: Rosildo Barcellos


Dia 8 de Agosto é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. A data foi criada para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. Cerca de 35 % da população brasileira tem o colesterol elevado.

O colesterol é um composto químico do grupo dos álcoois. Tem a textura e a aparência de uma cera gordurosa. Apesar da “péssima fama”, o colesterol é essencial ao organismo, pois está presente na estrutura de todas as células, forma ácidos biliares que atuam na digestão e faz parte da composição dos hormônios e de algumas vitaminas, notadamente a vitamina D. Por ser insolúvel em meio aquoso, como nosso sangue, ele é transportado por lipoproteínas, que são medidas e expressas por sua densidade (relação entre massa e volume).  

O colesterol é só um, o que varia é seu meio de transporte. Seu transporte, bem como o destino, depende das lipoproteínas, que são conglomerados proteicos, gorduras e outras substâncias. Elas podem ser de alta ou de baixa densidade, dependendo da composição, e têm funções diferentes. Temos o LDL colesterol: o colesterol contido nas chamadas lipoproteínas de baixa densidade é chamado de LDL (do inglês low density lipoprotein). O LDL leva o colesterol para as nossas células e, em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas que aumentam o risco de infarto e de derrame, processo conhecido como aterosclerose.  Por isso, o LDL é conhecido como “mau colesterol” e seu nível deve ser mantido baixo. Além disto temos o  HDL colesterol: interessante saber que quem tira o colesterol das células, para ser eliminado, são as lipoproteínas de alta densidade, ou HDL (do inglês high density lipoprotein).  

Grande parte da fabricação do colesterol acontece no fígado sendo, então, liberado na corrente sanguínea e distribuído para os tecidos, onde pode ser utilizado ou armazenado no tecido adiposo, a camada de gordura que temos abaixo da pele. As lipoproteínas de baixa densidade são capturadas por receptores no interior das células, e aí o colesterol livre é depositado. Já as partículas de HDL são formadas não só no fígado, mas também, no intestino e na circulação.  

Níveis altos de colesterol LDL no sangue são um importante fator de risco para problemas no coração, entre eles, doenças das artérias que podem determinar a angina ou o infarto. Além disso, também estão relacionados a outros tipos de complicação como doenças da principal artéria do corpo – a aorta, além de demência e acidente vascular encefálico – o derrame cerebral.  

Uma vez diagnosticado, o tratamento do colesterol elevado deve ser imediatamente iniciado, com adoção de mudanças no estilo de vida e, se necessário, uso de medicamentos. A prevenção se faz através de um estilo de vida saudável, com consumo moderado de gorduras saturadas e atividade física regular. Porém, é preciso estar ciente de que, do colesterol sanguíneo que temos, somente 15% vem da alimentação; o restante é produzido especialmente pelo nosso fígado, e nesse caso, somente medicação consegue inibir sua produção e reduzir os valores no sangue. As melhores dietas reduzem somente 10% do colesterol sanguíneo.

 O colesterol alto pode causar sérios problemas de visão, e o aumento do LDL pode levar ao bloqueio dos vasos sanguíneos na retina, levando a perda significativa de visão e até cegueira. O bloqueio da artéria central da retina muitas vezes resulta em perda de visão completamente irreversível devido à falta de circulação sanguínea. Os problemas da visão que podem se agravar, incluem retinopatia hipertensiva, retinopatia diabética e doenças vasculares oclusivas.
*Articulista

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

EU...30 ANOS DEPOIS !

Em  2024 completo 30 anos como articulista. É certo que ao fazer tudo isso, agreguei um conhecimento incomum e privilegiado, assim como, uma amplitude que ja...

O CONTRALTO DE KARLA

Os franceses chamam isso de  “voix de chambre à coucher”. É uma voz grave e aveludada que confere a algumas pessoas um poder de sedução. Encontrei-a recentem...

FELIZ ANIVERSÁRIO A NOSSA CIDADE BRANCA

Estamos assistindo a um  fenômeno que chamam a atenção nas cidades e no campo, como o céu alaranjado. Isso é provocado pela corrente de vento que transporta ...

A POESIA NÃO PODE ACABAR

A vida a preço de um cantil de água. Entrementes em uma jornada, aonde a derradeira viagem  se finda em um termo definitivo: rohayhu (eu te amo, em guarani)....

Últimas Notícias