15 ℃

Educação

Criança agressiva e sem limites: conheça o Transtorno Opositor Desafiador

TOD é caracterizado pela dificuldade para controlar impulsos e pela recusa em obedecer a solicitações ou regras impostas pelos adultos

Sex, 24 Fevereiro de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa


É muito comum que os pequenos possam ter alguns comportamentos de rebeldia, afinal, durante a infância, eles ainda estão aprendendo a lidar com suas próprias emoções. Porém, é importante saber separar uma simples “birra” de situações mais intensas, que podem ser sinais de um transtorno de comportamento.

“O Transtorno Opositor Desafiador, também conhecido como TOD, é caracterizado pela dificuldade para controlar impulsos e pela recusa em obedecer solicitações ou regras impostas pelos adultos, o que costuma gerar humor irritadiço e, até mesmo, comportamentos vingativos”, explica Filipe Colombini, psicólogo, orientador parental e fundador da Equipe AT.

Os sintomas de TOD normalmente aparecem antes dos oito anos, e incluem um padrão de comportamento desafiador, principalmente diante de figuras de autoridades e de pessoas que impõe limites. “Para essas crianças, a tolerância contra a frustração é muito baixa, o que acaba provocando atitudes agressivas e impulsivas”, diz o psicólogo.

Esse transtorno pode ter consequências graves para o desenvolvimento da criança. “O comportamento explosivo pode ocasionar grandes dificuldades de socialização, além de tendência ao isolamento e problemas na escola”, alerta o especialista, “Além disso, a condição altera a dinâmica familiar, influenciando o relacionamento de todos os membros", conclui.

É comum, ainda, que os pais de crianças com TOD não saibam como lidar com a situação e desenvolvam um quadro de burnout parental. “Por isso é importante que os adultos busquem ajuda profissional quando os sintomas começarem a ser mais intensos e frequentes”, afirma Colombini. “O tratamento ideal para o transtorno é combinar apoio psicológico para criança e pais, além da orientação e treinamento parental, o que vai auxiliar os adultos a lidarem melhor com a questão”, conclui o especialista.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Divulgados cronogramas das próximas etapas de concursos do IFMS

Os candidatos inscritos nos dois concursos públicos com 81 vagas para os cargos de docente e técnico-administrativo do Instituto Federal de Mato Grosso do Su...

Confira a agenda do fim de semana das festas julinas nas escolas da Reme

Neste fim de semana várias escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá vão realizar os tradicionais Arraiás. As unidades escolares se preparam para recebe...

Prouni 2025: Mato Grosso do Sul tem oferta de 2.451 bolsas no segundo semestre

O Ministério da Educação (MEC) está oferecendo, em Mato Grosso do Sul, 2.451 bolsas para o Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo se...

Últimas Notícias