36 ℃

Educação

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas vão até 17 de março

Os estudantes premiados recebem medalhas, bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Professores e escolas também são agraciados

Seg, 06 Março de 2023 | Fonte: Assessoria MEC


Sabe qual é a fórmula de Bhaskara? Para alguns, a resposta está na ponta da língua. Para outros, pode ser um desafio. Perguntas nesse sentido podem estar na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A 18ª edição está com as inscrições abertas até o dia 17 de março para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas. 

As inscrições devem ser realizadas pelas escolas exclusivamente  por meio da página da OBMEP, www.obmep.org.br, dentro do prazo estipulado. As inscrições são gratuitas apenas para as escolas públicas. 

Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Esse tipo de torneio tem como objetivos: estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros possam ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. 

Professores e escolas também são beneficiados com a Olímpiada, uma vez que essa iniciativa incentiva o aperfeiçoamento e a valorização dos profissionais de educação; contribui para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas. E ainda promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. 

Os estudantes da rede pública e privada recebem medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Já os professores ganham um diploma e um livro de apoio para formação matemática. As escolas são premiadas com kits esportivos e material didático, além de troféus. 

Afinal, qual é a fórmula de Bhaskara? – É uma expressão matemática utilizada para encontrar as raízes (soluções) de uma equação do segundo grau a partir de seus coeficientes. Essa equação é representada da seguinte forma: ax² + bx + c = 0.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Prazo para inscrição no Sisu começa hoje

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superi...

Matrículas de aprovados na primeira chamada do Sisu começam hoje

Estudantes aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023 podem fazer a matrícula. O prazo começa nesta qui...

Mulheres podem se inscrever em cursos do IFMS com bolsas de R$ 600

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas até o dia 30 de julho para o Programa Mulheres Mil, voltado ao público feminino...

Últimas Notícias