Esporte
Clubes aprovam novo estatuto da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul
A reunião aconteceu no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, Auditório do M.I.S
Qua, 07 Agosto de 2024 | Fonte: Da Assessoria

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) tem um novo Estatuto Social, aprovado por unanimidade nesta terça-feira (6) por aclamação em Assembleia-Geral convocada pela entidade. A reunião aconteceu no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, Auditório do M.I.S, em Campo Grande.
A iniciativa foi conduzida pelo presidente interino da FFMS, Estevão Petrallás, e contou com a presença de todos os associados com direito a voto. O objetivo principal da reforma é atualizar e adequar os regulamentos da FFMS às novas necessidades e demandas do futebol sul-mato-grossense, tornando o novo estatuto moderno e capaz de atender as exigências contemporâneas do esporte.
O presidente interino, Estevão Petrallás, destacou a importância da aprovação, e reforça que este é um dos compromissos feitos por ele. “Logo que eu fui nomeado pela CBF, nós fizemos uma entrevista coletiva na CDL aqui em Campo Grande. Um compromisso de estabelecer essa reforma juntamente com os clubes. E hoje, os clubes, de uma forma muito positiva, demonstraram essa evolução aqui, aprovando um novo estatuto para a Federação. É o início de uma modernidade. E aqui vão algumas questões de ordem principais: sem nepotismo, com transparência, com mandatos exclusivos de quatro anos e com direito a uma única reeleição. Itens como esses fazem com que esse estatuto passe a ter um pouquinho mais de credibilidade, e aí vem de fato o ressurgimento do futebol”, afirma Petrallás.
O presidente interino destaca alguns pontos do novo estatuto. “É um estatuto moderno que proporciona competitividade nas eleições da Federação de Futebol, permitindo que várias chapas possam colocar seus nomes à disposição. O modelo de gestão foi enxugado sem tirar componentes importantes como o conselho fiscal e sem tirar aprovações ou a obrigatoriedade de prestar contas de forma transparente. Foram atualizados modelos de voto de forma meritória, onde clubes da Série A têm direito a três votos, clubes profissionais a dois votos e clubes amadores e ligas um voto. A questão de que a federação tenha sempre um filiado seu como presidente também foi pacificada, com os associados desejando um corpo diretivo composto por pessoas que conhecem o futebol do estado e têm experiência no futebol do estado. Esse estatuto propiciará uma evolução no futebol, sendo um marco para mudar a chave no futebol do estado. Juridicamente, o estatuto passa a valer a partir do registro, quando o cartório der o deferimento do registro, ele entra em vigor.”
Além das mudanças estruturais e regulamentares, a reforma do estatuto introduz a modernização dos processos eleitorais dentro da federação, garantindo maior transparência e participação dos diversos clubes associados. O novo estatuto também reforça a proibição do nepotismo e estabelece regras claras para a gestão e prestação de contas, buscando sempre a evolução e credibilidade do futebol sul-mato-grossense.
Veja Também
Paixão nacional e esporte mais popular do mundo, o futebol foi o assunto debatido na tarde desta terça-feira (4) no plenarinho da Assembleia Legislativa de M...
Últimas Notícias
- 03 de Maio de 2025 A IGREJA CATÓLICA - ETERNA E SUA DIMENSÃO TEMPORAL
- 03 de Maio de 2025 CORRUPÇÃO ABUSIVA
- 03 de Maio de 2025 IMPOSTO NOS EUA MOSTRA QUANDO O BOLSO FALA MAIS ALTO QUE A IDEOLOGIA
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”