Esporte
Federação e entidades se posicionam contra o racismo no futebol
Representantes de entidades levaram ao presidente Francisco Cezário nota de repúdio contra o ataque sofrido pelo árbitro Rosalino Sanca.
Ter, 19 Março de 2024 | Fonte: Rogério Vidmantas/Assessoria FFMS

Os dois casos de injúria racial registrados em jogos do Campeonato Sul-Mato-Grossense nas últimas semanas foram pauta da reunião, na segunda-feira (18), entre a cúpula da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e representantes de entidades que lutam contra o preconceito racial. Em conjunto, serão realizadas ações de conscientização contra o racismo em jogos do Estadual e competições de base.
O presidente Francisco Cezário e o vice, Marco Tavares, receberam, na sede da Federação, Marcia Catarina e Bartolina Ramalho Catanante (Grupo TEZ), Milena Nascimento (Coordenadoria Igualdade Racial), Romilda Pizani (FPEMN/MS), Rosana Anunciação (CPPIR/SDHU) e Kossi Ezou (Academia Africanas). Ernani Tomaz, presidente do Sindicato dos Árbitros, também estava presente.
Em uma nota de repúdio, as entidades pediram providências em relação ao ataque sofrido pelo árbitro Rosalino Francisco Sanca na partida entre Costa Rica e Operário, na nona primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Como quarto-árbitro, Sanca estava tirando uma pessoa do local onde não poderia estar, quando alguém da comissão técnica do CREC teria dito “esse neguinho gosta de confusão”.
Apontado como autor do ataque, o médico Marcus André dos Santos foi afastado de suas funções pelo clube. A Federação, por outro lado, encaminhou o caso para ser analisado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS). No dia 29 de fevereiro, na partida entre Náutico e Portuguesa, o zagueiro da Lusa, Vinícius Machado, foi insultado e ameaçado por um integrante da Polícia Militar que trabalhava na segurança da partida. O caso foi levado pelo clube à Justiça.
“Além disso, instamos as autoridades competentes a conduzirem uma investigação rigorosa sobre o incidente, para que Marcus Andre Dos Santos seja responsabilizado legalmente pelas ofensas racistas proferidas. Ressaltamos que o combate ao racismo não é uma questão apenas do árbitro Rosalino Sanca, mas de toda a sociedade. A promoção da igualdade racial e erradicação do preconceito devem ser objetivos coletivos, e é nosso dever contribuir para a construção de um ambiente esportivo e social mais justo e inclusivo”, diz a nota.
Marco Tavares, que também é coordenador de competições da entidade, ressaltou a importância do encontro. “Esses dois casos registrados em jogos do Campeonato Estadual nos mostraram que essa questão precisa ser debatida constantemente. Os fatos ocorridos foram tratados de acordo com a lei, mas o encontro serviu para alinharmos ações futuras, principalmente de orientação nas categorias de base”, disse.
Nos jogos deste fim de semana, jogadores e árbitros se uniram em um minuto de silêncio, para marcar a necessidade de se combater o racismo em jogos de futebol no Mato Grosso do Sul.
Veja Também
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, através do seu Presidente Francisco Cezário de Oliveira, manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-jogado...
Quatro times seguem na luta pelo título do Campeonato Sul-Mato-Grossense, que vai trocar de mãos em 2024, já que o Costa Rica, atual campeão, ficou pelo cami...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA