Geral
Alexandre Branco Pucci toma posse no cargo de desembargador do TJMS
Em abril de 1998, foi promovido por merecimento o levou ao cargo de juiz de Segunda Entrância, assumindo a titularidade da 2ª Vara Criminal da comarca de Corumbá.
Qui, 24 Abril de 2025 | Fonte: Assessoria TJMS

O magistrado Alexandre Branco Pucci foi empossado na manhã desta quinta-feira, dia 24 de abril, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em cerimônia concorrida no Salão Pantanal.
Eleito ao cargo em votação do Tribunal Pleno na sessão de ontem (23), Alexandre Branco Pucci tomou posse administrativa na presença de desembargadores, autoridades locais, juízes e familiares.
“As minhas palavras são de profunda gratidão a todos aqueles que contribuíram para a edificação da minha vida profissional, permitindo que fosse alçado a este colendo Tribunal de Justiça no cargo de desembargador, ápice da minha carreira de juiz estadual”, disse o recém-empossado, que ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques.
Dando as boas-vindas ao novo integrante da mais alta corte da justiça sul-mato-grossense, o presidente do Tribunal, desembargador Dorival Renato Pavan, ressaltou que o TJMS o recebe de braços abertos. “Essa solenidade marca o coroamento da sua carreira até este momento. Sua vinda ao Tribunal vai proporcionar a melhoria da prestação jurisdicional que nós arduamente prestamos dia a dia neste Tribunal”.
Dando boas-vindas em nome do Tribunal Pleno, o desembargador Odemilson Castro Fassa comentou que o ingresso do colega nos quadros do Tribunal revigora as forças da Corte. “Vossa Excelência é muito querido, é muito bem-vindo e, com certeza, terá todo o apoio de todos nós para tudo que precisar. Tenho certeza de que o Tribunal ganha e Mato Grosso do Sul ganha com sua posse”.
Também fizeram uso da palavra a Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira; o Procurador-Geral Adjunto de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; e o subdefensor público-geral do Estado, Homero Lupo Medeiros.
Desde 2023 atuando como juiz substituto de 2º grau, Alexandre Branco Pucci acredita que a experiência adquirida neste período será fundamental para desempenhar as funções do novo cargo com excelência, celeridade e eficiência.
“Como já estou há um ano e meio nessa função de juiz substituto de 2º grau, acredito que assumo este novo cargo com uma bagagem que é muito importante”, avaliou Pucci, que a partir de agora atuará na 1ª Seção Cível e na 1ª Câmara Cível.
Com uma formação acadêmica sólida e aprofundada na área do Direito Processual Civil, o desembargador tem Mestrado, concluído em 2023, e Especialização, finalizada em 2020, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Nesta mesma universidade, iniciou o Doutorado em Direito Processual Civil em 2024, tendo sido aprovado na primeira colocação do concorrido programa, que geralmente aprova apenas quatro candidatos por semestre. “Sempre quis fazer uma carreira acadêmica consistente, paralela à magistratura, e tenho muito orgulho dessas conquistas, pois não é nada fácil”, explica.
Trajetória – Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1989 e aprovado como 5º colocado no XVI Concurso de Provas e Títulos, o paranaense Alexandre Pucci ingressou na magistratura em fevereiro de 1994, como juiz substituto da 3ª circunscrição, e em dezembro foi removido para a 1ª circunscrição judiciária. Em 1996, foi promovido, novamente por merecimento, ao cargo de juiz de Primeira Entrância na comarca de Ribas do Rio Pardo.
Dois anos mais tarde, em abril de 1998, mais uma promoção por merecimento o levou ao cargo de juiz de Segunda Entrância, assumindo a titularidade da 2ª Vara Criminal da comarca de Corumbá. Em 2001, ascendeu, novamente por merecimento, ao cargo de juiz de Entrância Especial na comarca de Campo Grande, onde esteve à frente da 6ª Vara do Juizado Especial até 2019, quando foi designado para atuar como juiz auxiliar da Presidência do TJMS, na administração comandada pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro.
Entre os anos de 1998 e 2019, o magistrado também exerceu a função de membro da Turma Recursal em diferentes períodos, tanto como titular quanto como suplente, chegando a atuar como presidente por alguns anos. Ele também percorreu toda a carreira na jurisdição eleitoral, como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, onde ocupou o cargo de Ouvidor Eleitoral e atuou na 32ª Zona Eleitoral (Ribas do Rio Pardo), na 7ª Zona Eleitoral (Corumbá) e na 44ª Zona Eleitoral (Campo Grande).
Em 2021, assumiu a 6ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública e Saúde Pública da capital e, em abril de 2023, foi novamente designado para a Turma Recursal, desta vez como membro titular. Em dezembro do mesmo ano, foi removido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de juiz substituto em 2º grau para atuar junto à 3ª Câmara Cível e à 2ª Seção Cível.
A partir de fevereiro deste ano, passou a atuar junto à 2ª Câmara Criminal, à 1ª Seção Criminal e à Seção Especial Criminal. Agora, com a chegada ao cargo de desembargador, inicia uma nova etapa em sua trajetória no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Veja Também
Defensoria garante no STJ desbloqueio de verbas rescisórias de assistido em Corumbá
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul garantiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que valores recebidos por um assistido como parte de uma rescisão t...
Justiça de MS realiza mutirão processual em novembro
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) vai realizar mutirões processuais penais ao longo de novembro, com o objetivo de reavaliar prisões. A inic...
Em instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica, deputada fala sobre atenção ao interior
Das sete mulheres assassinadas neste ano em Mato Grosso do Sul devido à condição de gênero, seis eram de municípios do interior. A situação foi destacada, na...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população