32 ℃

Geral

Com capacidade para atender mercado interno, taxa de importação do etanol volta a ser aplicada

Sem impacto de preço para o consumidor, medida valoriza a agroindústria nacional com etanol competitivo

Qui, 02 Fevereiro de 2023 | Fonte: Redação


Prestes a iniciar a nova safra de cana, com capacidade para atender o público interno no consumo de etanol, será retomada, a partir desta quarta-feira (1), a taxação original de 18% que incide sobre o combustível importado para o Brasil. Isso porque a Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu não renovar a prorrogação do imposto de importação.

"Essa desoneração, feita de forma despreparada, prejudicava a indústria nacional de etanol, que é responsável pela geração de empregos, oportunidades e energia limpa e precisa ser valorizada", destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

O retorno da taxa de importação protege o setor produtivo brasileiro sem causar impacto econômico para o consumidor final, segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa.

De acordo com ele, o etanol brasileiro é mais competitivo e mais barato na maioria das regiões do Brasil, e o setor tem capacidade de fornecer o biocombustível para atender à demanda interna. "Não há risco de desabastecimento e nem subida de preço", concluiu o secretário.

A produção brasileira de etanol está estimada em 31,14 bilhões de litros na safra 2022/23, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

De perfumes a eletrônicos: leilão da Sefaz/MS abre visitação e movimenta a semana

Sempre aguardado por inúmeros consumidores e negociantes, o primeiro leilão de 2024 de mercadorias apreendidas, da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Gr...

Força tarefa combaterá fraudes em ligações de rede de água em Mato Grosso do Sul

Uma iniciativa conjunta entre a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) dará início a um...

Servidores Públicos aprovam por maioria prestação de contas da Cassems, em Assembleia Geral Ordinária

Na sexta-feira (12), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou a 23ª Assembleia Geral Ordinária para prestação...

Últimas Notícias