26 ℃

Geral

Dia da Visibilidade Trans tem exposição de fotos em homenagem a transgêneros no Esquenta Farofolia

Motivação do ensaio foi dar luz e poder celebrar o Dia da Visibilidade Trans pelas lentes do fotógrafo Alle Alonso

Dom, 29 Janeiro de 2023 | Fonte: Redação


Dia da Visibilidade Trans tem exposição de fotos em homenagem a transgêneros no Esquenta Farofolia
Foto: Alle Alonso  

Hoje, dia 29 de janeiro, é celebrado o Dia da Visibilidade Trans, e em busca de trazer mais visibilidade ao tema, o bloco carnavalesco Farofolia e o fotógrafo Alle Alonso se uniram para uma exposição de fotografias que serão expostas no evento 2º Esquenta Farofolia, marcado para acontecer hoje, a partir das 16 horas, na Estâncias das Flores, com entrada gratuita.  

Ao todo, 13 pessoas transexuais de Campo Grande, envolvidas com o maior bloco LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul, tornaram-se modelos pelas lentes P&B do fotógrafo Alle Alonso. As imagens foram registradas no Ponto Bar.  

“Sendo fotógrafo especialista em retratos a fotografia preto e branco, sei que esse tipo de registro carrega uma atemporalidade e beleza que trazem para si uma contemplação ainda maior quando se trata de uma captação fotográfica mais sensível. E é isso que quis retratar nessas fotos, a beleza, singularidade de cada pessoa”, comenta Alle sobre o intuito de realizar o ensaio.  

A beleza e singularidade da maquiadora Dan Santos, da gerente do Ponto Bar, Danielli Andrade, da produtora cultural Glauber Portman, da maquiadora e modelo Isabella Nantes, da cabeleireira Júlia Alves, do administrador Luan Henrique, da segurança Marcelly Salomão, da coordenadora geral da Associação da Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS), Mikaelly Lima, do acadêmico de Educação Física, Alexandre Fernandes, da presidente da ATMS, Cris Stefany, da digital influencer e youtuber, Mariane Cordon Caceres, do barman Ikaro Fernando Henrique Rinaldi, e do acadêmico de artes cênica, Patrick Levi Gonzaga, também estarão publicadas no Instagram, no perfil de @alle_alonso.  

Para Thallyson Perez, produtor cultural, idealizador do Farofolia e proprietário do Ponto Bar, a intenção de realizar a exposição vai além de, simplesmente, mostrar a beleza artística das imagens. “Já passou da hora das pessoas travestis e transexuais terem seus direitos básicos respeitados. Como produtor cultural e empresário, acho importante falar sobre empregabilidade trans. Enquanto proprietário do Ponto Bar e parte da comunidade LGBTQAI+, sempre fiz questão de empregar pessoas trans e hoje, na nossa equipe, temos duas mulheres trans. Acredito que outros empresários, como eu, precisam atentar-se a esse aspecto, para não só serem só apoiadores da causa, mas para poderem fazer algo em prol dela, na prática”, diz.  

Ainda a respeito do assunto, Perez fala comenta sobre Emenda do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande, viabilizada pela então vereadora de Campo Grande Camila Jara, que prevê incentivos fiscais aos empresários que reservem vagas, além do mínimo exigido em lei, para a contratação de pessoas trans. “Importante dar luz a esse assunto pois nem todo mundo sabe dos benefícios que a própria legislação prevê”, comenta.  

A percursora do Movimento LGBT+ no MS e Fundadora da ATMS, Cris Stefanny, é uma das dez modelos da expo e afirma que hoje, no ano de 2023, a comunidade vive um momento histórico.  

“Falar do Dia da Visibilidade Trans para mim é motivo de muito orgulho porque me lembro do passado. Em 13 de janeiro de 2001, junto com mais 45 pessoas travestis e transexuais, nós criávamos a Associação da Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul, instituição essa é percursora de todas as demais. E por que tenho tanto orgulho? Ao relembrar a nossa militância, o dia 29 de janeiro de 2004, em Brasília, fica marcado, pois lançávamos, por meio do Ministério da Saúde, pelo Departamento Nacional de IST-AIDS, a campanha ‘Travesti, eu respeito’, que tinha o objetivo de provocar as instâncias governamentais para o respeito ao nome social, aos direitos minimamente garantidos às pessoas trans e travestis do Brasil. Nesse momento, conseguimos, pela primeira vez, num grupo de 30 pessoas, adentrar o Congresso Nacional e fazer o lançamento dessa Campanha. Hoje, no ano de 2023, nós vivemos um momento histórico, pois de lá para cá pudemos ver a evolução. Se em 2004 nós entrávamos no Congresso pela primeira vez, hoje nós temos duas travestis eleitas pelo voto popular como as mulheres com maior número de votos, a Erika Hilton e Duda Salaberte, ocupando cadeiras no Congresso Nacional”, finaliza.  

Serviço – A Estância das Flores está localizada na Av. Cônsul Assaf Trad, 3484 - Cel. Antonino. A entrada no 2º Esquenta Farofolia é gratuita. Para quem não puder conferir a exposição, as imagens estão disponíveis no perfil de @alle_alonso .  

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Novo governo terá 11 ministérios comandados por mulheres

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva concluiu esta semana a composição da Esplanada dos Ministérios de seu próximo governo. De um total de 37 pastas...

Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania anuncia novos secretários nacionais da Pasta

O titular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, empossou simbolicamente os novos secretários e secretárias nacionais inte...

17ª Primavera do Museus começa dia 18 com o tema Memórias e Democracia

De 18 a 24 de setembro acontece a17ª PRIMAVERA DO MUSEUS – Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas em museus de Campo Grande, Corumbá e...

MPU inclui pessoas transgênero no sistema de cotas dos concursos públicos para servidores e estagiários

O Ministério Público da União (MPU) instituiu o sistema de cotas para inclusão de pessoas transgênero nos concursos públicos para a contratação de servidores...

Últimas Notícias