Geral
Hospitais Universitários de MS somam forças para envio de doações ao RS com apoio da Azul
Caixas contendo insumos hospitalares foram despachados nesta madrugada com destino a duas unidades que se encontram em situação vulnerável neste momento.
Qui, 09 Maio de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa

Em 09 de abril de 2024, às 4 horas na manhã no Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS), caixas de doações contendo produtos hospitalares como luvas cirúrgica, cateteres, agulhas hipodérmicas e escalpes estavam sendo despachadas rumo ao Rio Grande do Sul com destino ao HU-Furg (Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr da Universidade Federal do Rio Grande) e ao HE-UFPel (Hospital Escola da UFPel da Universidade Federal de Pelotas). A doação foi realizada pelos hospitais universitários de Mato Grosso do Sul, Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados). As quatro instituições são filiadas à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que, numa ação conjunta e proativa, conseguiram enviar os insumos assistenciais pela Azul Linhas Aéreas, de forma totalmente gratuita, com o objetivo de ajudar no salvamento de muitas vidas, nesse momento tão delicado que a população gaúcha está enfrentando.
Em 1906, Alberto S. Dummont, considerado o pai da aviação, talvez não tivesse vislumbrado que sua criação pudesse encurtar tantos caminhos, levando a solidariedade de forma mais rápido a quem tanto precisa nesse momento de calamidade, principalmente para as gerações futuras. Mas o que ele sabia era sobre o poder de mobilização e do tamanho do coração dos brasileiros.É fato que a Nação inteira está numa corrente do bem, correndo contra o tempo, realizando arrecadações de alimentos, roupas, medicamentos, água, colchões, roupas de cama, cobertores, lanternas e pilhas e mais: exercendo seu voluntariado, sua empatia e fazendo suas orações para que todas as vidas sejam salvas. E os hospitais universitários de Mato Grosso do Sul, que lidam com vidas todos os dias, curando, salvando, acalentando, trazendo outras para esse mundo, não poderiam deixar de ser solidários o Rio Grande do Sul.

Unidos, Humap-UFMS e HU-UFGD, não mediram esforços para otimizar a logística e enviar os insumos o quanto antes. Os setores de abastecimento farmacêutico e suprimentos de ambos hospitais foram os responsáveis por toda a logística e organização das doações.
Carlos Alexandre Dias, Chefe do Setor de Abastecimento Farmacêutico e Suprimentos do HU-UFGD, conta como aconteceu esse movimento solidário: “ a gente acompanha as consequências dessas inundações do RS pela televisão. A perda de lares, evacuações de comunidades inteiras, todo um testemunho doloroso dessa implacável força da natureza. Nesse momento de adversidade é fundamental que a gente se una nessa ação solidária para diminuir o desconforto e ajudar mesmo quem está precisando. Com ações como essa, podemos oferecer um raio de esperança para as pessoas que estão enfrentando esses desafios . Eu espero muito que esse gesto inspire pessoas e outros órgãos a se juntarem nesse esforço coletivo para aliviar o sofrimento da população do Rio Grande do Sul e que em breve elas possam reconstruir o que foi perdido”.

“A gente recebeu pedido de ajuda pra enviar insumos hospitalares (medicamentos e materiais) e buscamos ajudá-los da melhor forma possível. Após a análise da nossa situação de estoque e o consumo do hospital, verificamos que era possível atende-los em quase todos os itens solicitados.Como a Unidade Hospitalar da Rede se encontra em situação vulnerável e vimos a necessidade de enviar o máximo de insumos possível. Nos esforçamos para conseguir transporte o mais rápido possível para que os insumos chegassem com a maior celeridade e assim evitar danos ao tratamento de pacientes. Entendemos a gravidade a situação vividas e ficamos felizes em conseguir socorrê-los nesse momento de calamidade pública” explica Flávia Regina Mazucato, Chefe do Setor de Abastecimento Farmacêutico e Suprimentos do Humap-UFMS
As doações do HU-UFDG irão para o HU-FUrg e do Humap-UFMS para HE-UFPel.
Nossos agradecimentos especiais à Azul Linhas Aéreas pela generosidade do ato e grandeza da iniciativa no transporte tão importante nessa momento.
Ao assistirmos a decolagem do avião, saindo de Mato Grosso do Sul, repleto de cargas rumo ao Rio Grande do Sul, levando mais que insumos e suprimentos, mas esperança e vida, a emoção domina e fazemos nossos os versos de Nenito Sarturi na canção “ A Força Que Verte da Terra”:
“Eu creio na alma gaúcha de quem não desiste
E busca em cada derrota razões pra crescer
Eu creio no homem gaúcho com alma de pampa
Que mostra nas coisas que canta seu jeito de ser.”
E nós cremos, que com a força, união, solidariedade inerente ao povo brasileiro, farão com que a população de RS possa se reconstruir, se reerguer e viver uma vida plena em sua amada querência .
Veja Também
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, pediu a abertura de investigação contra pessoas que estão publicando notícias fa...
A atuação das forças de segurança pública de Mato Grosso do Sul tem se destacado no resgate e apoio na tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul. O ...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE