Geral
Missa das Autoridades homenageia Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá
Sex, 02 Fevereiro de 2024 | Fonte: Redação

Missa das Autoridades, celebrada no final da manhã desta sexta-feira, 02 de fevereiro, pelo padre Ronaldo Joaquim, comemorou o dia de Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá. A data é feriado municipal decretado pela Lei Municipal nº 985, de 15 de outubro de 1987. Também está incluída no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, por força da Lei 5.438/2019.
A celebração foi realizada na própria Catedral de Nossa Senhora da Candelária. As festividades, que se estendem ao longo do dia, contam com carreata com a imagem da padroeira de Corumbá; almoço com show musical; procissão luminosa seguida de missa solene e atrações musicais.
O vice-prefeito, Dirceu Miguéis Pinto, acompanhou a celebração. “É uma data muito importante para nossa cidade. Eu tive o grande privilégio de, quarenta e seis anos atrás, ter me casado aqui na igreja Matriz. Tenho a gratidão, o respeito e quero agradecer por tudo que ela representa. Agradeço de coração, à Nossa Senhora Candelária, pela proteção à nossa cidade e para todas as famílias corumbaenses. Nossa Senhora da Candelária é muito importante para nossa cidade”, afirmou.

A missa das Autoridades também foi acompanhada por secretários municipais, diretores-presidentes de Fundações da Prefeitura de Corumbá e vereadores.
A Matriz
Reformada pela Prefeitura de Corumbá, Governo do Estado e Governo Federal, a Igreja foi reaberta ao público em 2022, após ficar fechada por seis anos.
A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas do Estado, foi construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19 e, desde 2017, é Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá. Em 2021 foi tombada pelo Governo do Estado como Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.
O templo foi erguido com elementos da arquitetura eclética em frente à Praça da República, onde se deu a heroica retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em seu altar, destaca-se um brasão da coroa portuguesa, o que indica as influências europeias no bem, e guarda também uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.

Veja Também
Com uma programação matutina na Catedral Nossa Senhora da Candelária, o Festival América do Sul traz a música erudita como novidade dessa edição com a presen...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems