Geral
MPMS investiga prejuízos a Corumbá decorrentes de inadimplência no empréstimo do Fonplata
A Promotoria já promoveu diversas diligências e, atualmente, o inquérito encontra-se na fase de coleta de informações e oitivas.
Sex, 17 Janeiro de 2025 | Fonte: Assessoria MPMS
Inquérito civil instaurado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul vai investigar se a inadimplência do município de Corumbá no pagamento de parcela do empréstimo do Fonplata (Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata) causou prejuízos aos cofres públicos da cidade.
A instauração do inquérito civil foi publicada no Diário Oficial, desta quinta-feira (16), porém, o trabalho de apuração, pela 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, teve início em agosto do ano passado, quando uma notícia de fato aportou ao MPMS.
No curso da investigação, foi constatado que o município de Corumbá recorreu à União, enquanto garantidora da operação de crédito, para honrar com o pagamento da parcela de novembro de 2023 do empréstimo, no valor de pouco mais de 3 milhões de dólares. Contudo, a importância foi devolvida pelo município à União, com a incidência de juros.
A Promotoria já promoveu diversas diligências e, atualmente, o inquérito encontra-se na fase de coleta de informações e oitivas.
Ação Civil Pública – Em novembro do ano passado, a 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá chegou a ingressar com um pedido de liminar para que a Justiça suspendesse os efeitos de um decreto orçamentário, editado pela Prefeitura de Corumbá, autorizando a transferência de R$ 5,4 milhões, oriundos do empréstimo com o Fonplata, para outras ações da administração. A liminar foi deferida e, à época, o Promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte, titular da Promotoria, destacou o intuito de prevenir eventual má utilização do dinheiro público.
Empréstimo – O município de Corumbá contratou empréstimo junto ao Fonplata, no valor de US$ 40 milhões, a serem pagos no prazo de 18 anos, tendo o Ministério da Fazenda como garantidor.
A operação de crédito tem como objetivo custear projetos destinados à execução do denominado “Programa de Desenvolvimento Integrado de Corumbá”, para obras de requalificação e recuperação urbana.
Tudo Sobre
prefeitura-de-corumba inquerito-civil mpms emprestimo-do-fonplata 5a-promotoria-de-justica-de-corumbaVeja Também
O vereador Elinho Junior pediu informações à Prefeitura, sobre a aplicação dos recursos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata)...
Para esclarecer a população e evitar distorções sobre o assunto, a Prefeitura de Corumbá reitera que está rigorosamente em dia com o FONPLATA. O Sistema de I...
A pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a Justiça suspendeu, em caráter liminar, os efeitos do Decreto Orçamentário nº 73/2024, editado pela Pr...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE