Geral
Polícia Científica de MS alcança excelência em identificação de drogas no Inmetro pelo 3º ano consecutivo
Este resultado foi obtido através da Divisão de Química e Toxicologia (DQT) do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF).
Sáb, 20 Julho de 2024 | Fonte: Maria Ester Jardim Rossoni/Assessoria

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul atingiu um marco significativo na identificação de substâncias proibidas, alcançando sucesso na identificação correta dos três itens de ensaio na 3ª Rodada do Ensaio de Proficiência em Drogas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Este resultado foi obtido através da Divisão de Química e Toxicologia (DQT) do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF).
O Ensaio de Proficiência (EP) é uma ferramenta essencial para os laboratórios de química forense demonstrarem sua competência na identificação de drogas em amostras apreendidas. A participação no DQT é restrita aos laboratórios forenses oficiais no Brasil que realizam análises de drogas em amostras brutas.
Para a realização do ensaio, três amostras são enviadas e submetidas a procedimentos analíticos específicos de cada laboratório, visando determinar a presença ou ausência de substâncias proibidas ou controladas.
Após a submissão dos resultados, os laboratórios participantes recebem um relatório que permite comparar seu desempenho com o gabarito oficial e com outros participantes de todo o Brasil.
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul realizou diversos exames para garantir a identificação correta das amostras, incluindo três ensaios preliminares e três definitivos. Este resultado fortalece a confiabilidade das análises de drogas realizadas pela instituição, valorizando a expertise dos profissionais e a infraestrutura disponível.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul participa do Ensaio de Proficiência, mantendo um histórico impecável de 100% de acertos desde 2022.
"O desempenho da equipe reflete o compromisso com a excelência e a precisão nas análises forenses reforçando nossa dedicação à justiça e segurança pública", afirma Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, diretora do IALF.
Veja Também
O acidente ocorreu no início da noite de quinta-feira, dia 1º de maio, por volta das 18h30, envolvendo um caminhão e uma motociclista na BR-262, próximo a re...
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) publicou os horários de prova do Concurso Público. A prova será realizada no domingo, 04 de maio, em ...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems