17 ℃

Geral

Povo das Águas atendeu mais de 200 famílias ribeirinhas na região do Alto Pantanal

O atendimento ocorreu entre os dias 02 e 07 de outubro sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, atendendo famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal.

Seg, 16 Outubro de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC


Povo das Águas atendeu mais de 200 famílias ribeirinhas na região do Alto Pantanal

O programa social Povo das Águas levou atendimento a 201 famílias durante ação executada entre os dias 02 e 07 de outubro na região do Alto Pantanal. Realizado pela Prefeitura de Corumbá, sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

Povo das Águas atendeu mais de 200 famílias ribeirinhas na região do Alto PantanalForam realizados 253 atendimentos médicos, 291 atendimentos de enfermagem, 65 atendimentos odontológicos com 104 procedimentos odontológicos, além da entrega de 210 kits de escovação dentária e 67 aplicações de flúor. Houve a aplicação 194 doses de vacinas de rotina em 93 pessoas, sendo 41 adultos e 52 crianças. Também foram aplicadas 32 doses de vacinas contra a covid-19 e 33 contra influenza H1N1.

A equipe da Saúde Municipal ainda realizou atendimento a 159 famílias e fez 03 curativos e 09 visitas domiciliares. Atendeu 09 pacientes com HA/DM e 02 diabetes melitos. O Povo das Águas ainda fez o atendimento a 05 urgências de pessoas com pressão alta. Houve 67 aplicações de medicação injetável e outras 03 medicações endovenosa/inalação e foram promovidas 07 palestras com orientações em saúde.

Durante os trabalhos na região do Alto Pantanal foram 39 ações de planejamento familiar (medicação); 81 atendimentos para hipertensão arterial (medicação) e 07 em saúde mental; 04 gestantes foram atendidas. Também foi realizado o atendimento médico de 46 crianças e administração de vitamina A para 05 pessoas. Foram realizados 05 testes rápidos de gravidez e 10 atendimentos psicossociais.

O CRAS Itinerante realizou o atendimento a 201 famílias totalizando 662 pessoas; também promoveu 201 encaminhamentos e orientações; 13 atualizações do PAIF. Ainda foram 69 atualizações do Cad Único e 05 inclusões no Cad Único; além de 18 registros de BPC/Idoso e Deficiente.

As equipes também fizeram 27 visitas domiciliares, entregaram 175 cestas básicas com kits de limpeza e higiene e 39 lonas e de 02 colchões de solteiro. O programa Fluxo Legal fez a entrega de absorventes higiênicos para 93 mulheres.

Povo das Águas atendeu mais de 200 famílias ribeirinhas na região do Alto PantanalO Povo das Águas fez a distribuição de 272 frascos de hipoclorito de sódio e transmitiu orientações a 78 ribeirinhos sobre os cuidados com a água para consumo. Levou atividades lúdicas e pedagógicas para 137 crianças e adolescentes e fez 200 distribuições de saquinhos com guloseimas.

Foram executados 28 procedimentos para emissão de RG. Houve, ainda, a participação do IMASUL, por meio da Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna – Campo Grande/MS, sendo representada pela bióloga e gestora de Processos, Mariana Macieira Borges, e da Tayanara Aparecida Maciel da Silva (Gestão Operacional). O Imasul promoveu 37 atendimentos do Imasul para emissão de Autorizações Ambientais para a Pesca Comercial (AAPC) que serão entregues na próxima ação de janeiro 2024. O Imasul também realizou 52 para informações e esclarecimentos para atendimento em janeiro de 2024.

Nesta edição, houve a participação do superintendente Federal de Pesca e Aquicultura, Julio Cleverton dos Santos (Julio Buguelo) e da chefe de Serviço da Superintendência, Vilma Galvão da Rosa, responsável pela Coleta de Documentos para a Aquisição da Licença de Pescador Profissional Artesanal (Carteira de Pesca Federal).

Por parte da DPU/CG foram realizados 35 atendimentos, sendo Salários Maternidade/INSS (06); Aposentadorias/INSS(04); Auxílio Doença/INSS (04); Seguro Defeso (16); Imigração (01) e Regularização de Imóvel/Área (04).

Também foram realizadax palestras referentes à Campanha Outubro Rosa, com orientações sobre o Autoexame de mamas e a equipe vestiu as camisetas da cor da campanha, como forma de alerta para a população ribeirinha. Também houve a participação de um técnico da Secretaria Municipal de Educação, que ouviu as comunidades onde possuem escolas da Rede Municipal de Ensino, para fazer um levantamento das questões abordadas.

O Programa Povo das Águas é coordenado pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, e reúne servidores das secretarias de Assistência, Saúde, Educação, Governo, Defesa Civil e Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Programa Povo das Águas atende região do Alto Pantanal a partir deste sábado

A Prefeitura de Corumbá, por meio do Programa Social Povo das Águas, atende a partir deste sábado, 01 de julho, os ribeirinhos da parte do Alto Pantanal. Os ...

Povo das Águas atende moradores da região do Taquari a partir de terça-feira, dia 15

A Prefeitura de Corumbá vai atender os ribeirinhos da região do Taquari com o Programa Social Povo das Águas a partir da terça-feira, 15 de agosto, quando a ...

Povo das Águas atendeu 214 famílias durante ação na região do Baixo Pantanal

O programa social Povo das Águas levou atendimento a 214 famílias durante ação executada de 1° a 05 de setembro na região do Baixo Pantanal. Neste período, a...

Com presença do Imasul, DPU e Ministério da Pesca, Povo das Águas atenderá famílias do Alto Pantanal

Executado com recursos próprios da Prefeitura de Corumbá, o Programa Social Povo das Águas estará atendendo as famílias da parte alta do Pantanal sul-mato-gr...