26 ℃

Ladário

Equipe de Multiprofissionais realizou “Ação interagindo pela Saúde” nesta quinta feira

A ação foi promovida pela equipe multiprofissional da Secretária de Saúde de Ladário

Qui, 23 Fevereiro de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa


Equipe de Multiprofissionais realizou “Ação interagindo pela Saúde” nesta quinta feira
Fotos: Divulgação/Assessoria

A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, 23 de fevereiro, a “Ação interagindo pela Saúde” na Policlínica de Ladário, localizada na rua Comandante Souza Lobo, 1197, centro.

 A ação foi promovida pela equipe multiprofissional da Secretária de Saúde composta pela Nutricionista; Sarah Cordeiro, pela Psicóloga; Aline Souza e pelas Profissionais de Educação Física; Andreza Sumára e Milena Alvarenga. Participou do encontro também a Estagiária de Psicologia; Vanessa Auxiliadora Montenegro. O encontro contou a presença de aproximadamente 40 (quarenta) usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, e tiveram como premissa proporcionar a conscientização sobre os cuidados com o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.

A prática foi iniciada pela Profissional de Educação Física que efetuou um alongamento e aquecimento com os presentes, em seguida a Psicóloga e a Estagiária falaram sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e como práticas que exercitam a mente podem ajudar a retardar os efeitos do Alzheimer, citando exercícios físicos e até mesmo jogos de mesa, como caça-palavras, palavras cruzadas, entre outros. Para finalizar, a Nutricionista falou sobre os cuidados com a alimentação de pessoas acometidas pelo Alzheimer, por ser uma doença que atinge maioritariamente os idosos, muitas das vezes eles se esquecem de mastigar, e até mesmo engolir a comida, com isso, a Nutricionista ensinou que é muito importante fazer sopas, ou papas(comidas amassadas ou centrifugadas) para ajudar na alimentação.

Equipe de Multiprofissionais realizou “Ação interagindo pela Saúde” nesta quinta feira

As doenças crônicas são um problema de saúde pública. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 50% da população brasileira possui pelo menos alguma patologia crônica. A Campanha Fevereiro Roxo traz um alerta para três doenças distintas: lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer.  Essas comorbidades têm em comum o fato de serem crônicas, ou seja, de durações prolongadas, e incuráveis.

Apesar de distintas, as doenças envolvidas no Fevereiro Roxo possuem medidas preventivas em comum. Dentre elas estão a necessidade de realizar exercício físico diário, manter uma boa alimentação, ter cuidados com a saúde psicoemocional e manter consultas preventivas em dia.

Lúpus
O Lúpus é uma doença inflamatória não contagiosa de origem autoimune, ou seja, o próprio organismo gera danos aos seus órgãos e tecidos. Ele é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações, por exemplo. A doença envolve fatores genéticos, hormonais, imunológicos e ambientais.

Ele afeta, principalmente, mulheres, sendo 9 em 10 pacientes, com o risco mais elevado durante a idade fértil. Entre os sintomas mais comuns da doença estão alterações na pele, dores articulares e cansaço.

Fibromialgia
A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Aliado a dor, a fibromialgia desencadeia sintomas como cansaço, sono alterado, alterações de memória, na atenção, ansiedade, depressão e disfunções intestinais.

Assim como o lúpus, há maior acometimento do sexo feminino. Ainda são desconhecidas as causas da doença. É frequente a associação com transtornos de humor e ansiedade. O tratamento envolve o uso de medicamentos para melhora do quadro álgico, regulação do sono e redução da fadiga, além de atividade física regular e psicoterapia.

Doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer é uma doença crônica neurodegenerativa, progressiva e que afeta, em sua maioria, idosos acima de 65 anos de idade, resultando em alterações de memória, percepção do mundo e linguagem. Traz impacto no comportamento, na interação social, na cognição, na personalidade e no humor do portador da doença, comprometendo suas atividades de vida diária.
Equipe de Multiprofissionais realizou “Ação interagindo pela Saúde” nesta quinta feira

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado o “Dia D Vacinação contra COVID-19” na Policlínica

Dando continuidade a agenda de eventos do “Março Lilás” realizado pela Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, neste sába...

Programa de Saúde na Escola de Ladário alia saúde e educação em ações integradas

A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação estão realizando uma ação conjunta nas escolas e nas creches de La...