35 ℃

Ladário

Força tarefa de combate ao mosquito no município faz Ladário apresentar queda

No LIRAA (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) de 3% para 1,2% no Índice de Infestação Predial (IIP)

Sáb, 11 Março de 2023 | Fonte: Da Assessoria


Força tarefa de combate ao mosquito no município faz Ladário apresentar queda
Fotos: Divulgação

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Controle de Vetores, o município de Ladário inicia o mês de março com queda no LIRAA de 3% para 1,2% no Índice de Infestação Predial (IPP).

Para dar continuidade à força tarefa, à partir do dia 13 de março de 2023, a Marinha do Brasil, integrará a equipe de campo. É importante ressaltar que a empresa Granel Química também tem sido parceira no sentido de disponibilizar materiais e insumos para utilização nas ações. Tal estratégia compõe o Plano de Ação Integrado da Saúde para Combate ao Mosquito Aedes Aegypt.

Força tarefa de combate ao mosquito no município faz Ladário apresentar queda

Essa junção de forças visa a intensificação de ações já realizadas pela Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Controle de Zoonoses, como as visitas domiciliares, bloqueio e controle químico e mecânico, retirada de pneus, limpeza de terrenos baldios de difícil acesso, inspeção e aplicação e aplicação de termos legais a imóveis abandonados que possa representar risco à saúde da população.

 Para alcançar os objetivos propostos, a cidade contará com 10 equipes no campo, para atuação nos 11 bairros da cidade, realizando ações de orientação, prevenção e recolhimento de possíveis criadouros do mosquito. 

Cada equipe deverá contar com o apoio de militares da Marinha do Brasil, agente de endemias com suporte técnico da Coordenação de Controle de Vetores do município.

Cronograma de Campanha
 
Período: 13 a 17 de março de 2023.
Bairros: Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguá.
 
Período: 20 a 24 de março de 2023.
Bairros: Santo Antônio, Cohab e Multirão
 
Período: 10 a 21 de abril de 2023.
Bairros: Seac, Boa Esperança, Mixta e Centro. 
 
 É importante salientar que no penúltimo LIRAA, Ladário estava no Índice de Infestação Predial (IIP) com a porcentagem de risco alto acima de 3%, após as ações de borrifação mecânica, educação em saúde, bloqueio e controle químico e mecânico e retirada de pneus nos bairros de alta incidência em notificações e casos positivos, essa porcentagem foi reduzida para 1,2% e Ladário se encontra em nível médio de risco.

Força tarefa de combate ao mosquito no município faz Ladário apresentar queda

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias