17 ℃

Ladário

Receita tilápia à moda pantaneira vence etapa municipal do Super Chef Merendeiras em Ladário

A merendeira Marilza de Souza, que trabalha na Escola Municipal Nelson Mangabeira.

Qua, 08 Maio de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa


Receita tilápia à moda pantaneira vence etapa municipal do Super Chef Merendeiras em Ladário
Fotos: Divulgação

A merendeira Marilza Mendes de Souza, com a receita “Tilápia à moda pantaneira”, ficou em primeiro lugar na disputa da etapa municipal do Super Chef Merendeiras de Ladário. Promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, a competição tem o propósito de valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de fomentar o empreendedorismo no campo, pois incentiva a confecção de receitas que incluam alimentos saudáveis, oriundos da agricultura familiar.

Em Ladário, a competição ocorreu nos dias 6 e 7 de maio. Na segunda-feira (6), 37 merendeiras participaram de um workshop culinário onde aprendem como utilizar o maior número de itens da agricultura familiar de uma maneira inteligente, contendo leguminosas e folhagens, a fim de que os pratos fiquem mais nutritivos e sejam atrativos aos estudantes. E na ocasião, as participantes fizeram pratos com tintura à base de casca de cenoura, da beterraba e espinafre além de apreenderem a manipular outros alimentos. O workshop foi ministrado pelo consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos.

Receita tilápia à moda pantaneira vence etapa municipal do Super Chef Merendeiras em LadárioJá na terça-feira (07), na sede da Escola Municipal Professor João Batista, as receitas inscritas foram preparadas pelas participantes e avaliadas por um corpo de três jurados que selecionaram os cinco melhores pratos. Ainda houve empate técnico entre o terceiro e o quarto lugares. O que desempatou foi a quantidade de ingredientes usados da agricultura familiar.

A merendeira Marilza de Souza, que trabalha na Escola Municipal Nelson Mangabeira, comentou que teve sentimento de gratidão por sair como campeã do Super Chef Merendeiras nesta etapa municipal. “Fiquei nervosa, mas meu talento é cozinhar e tinha confiança que ia conseguir. Eu adoro fazer o que faço e fiquei muito feliz com o reconhecimento”, comemorou.

O consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos, enfatizou que a valorização das merendeiras favorece para que o trabalho cotidiano dessas profissionais esteja envolvido com criatividade. “A gente percebeu que foi tudo muito prazeroso para as participantes. Dei pequenas dicas sobre preparo para leguminosas, mostrei a elaboração do sal de ervas, a receita do pão de queijo de mandioca. O que eu presenciei aqui em Ladário foi uma vontade de aprender e um grande desejo de obter novas experiências gastronômicas”, pontuou.

O secretário municipal de Educação de Ladário, Wesley Evangelista Rojas, ressaltou que a capacitação promovida facilitou que haja uma alimentação balanceada nas escolas municipais e promoção de mais saúde aos estudantes. “É uma melhora na qualidade da merenda, o aluno é beneficiado e a agricultura familiar também, pois quando elas utilizam os alimentos dos produtores, a Prefeitura pode comprar comprar deles e gerar renda para as famílias que vivem no campo”, destacou.

Receita tilápia à moda pantaneira vence etapa municipal do Super Chef Merendeiras em Ladário

Palloma Cordeiro Vetromille Seixas trabalha como gestora de atividades educacionais na função de nutricionista na Prefeitura de Ladário. Ela pontuou que tanto o workshop como o concurso incentivaram as merendeiras do município a realizarem uma autoavaliação para reconhecerem a importância do trabalho delas no sistema público educacional da Pérola do Pantanal.

“Elas puderam entender a importância delas e como precisam se valorizar. Ainda mostrou como elas auxiliam a agricultura familiar e podem promover mais saúde entre as crianças. Houve a demonstração de como é possível cozinhar com menos óleo, não utilizar produtos ultraprocessados. E as receitas do concurso surgiram desse processo, uma criação própria das agentes de merenda fruto dessa criatividade que elas possuem”, detalhou a nutricionista.

Receita tilápia à moda pantaneira vence etapa municipal do Super Chef Merendeiras em Ladário

O agricultor do Assentamento 72, Rubens Alonso, acompanhou a competição, foi jurado e experimentou como produtos vindo do campo transformam-se em receitas cheia de sabor: “Esses eventos ajudam muito a divulgar a importância da agricultura familiar e a mostrar a importância desse nosso trabalho”. Felipe Cristaldo, também do 72, acrescentou sobre o que há de alimentos fornecidos. "Estamos trabalhando com tudo, tem queijo, doce, pimentão, cenoura, beterraba, uma variedade muito grande”, expôs.

Além de Ladário, também participam do Super Chef Merendeiras os municípios de Aparecida do Taboado, Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Deodápolis, Ladário e Miranda. Ao todo, 135 profissionais foram inscritos pelas seis prefeituras para participarem da iniciativa. Após as etapas da competição em cada cidade, será feita a etapa estadual, prevista para maio, em Campo Grande, onde as cozinheiras vencedoras das etapas municipais terão oportunidade de apresentar seus pratos a serem avaliados por jurados, ocasião em que será eleita uma vencedora do Mato Grosso do Sul.

Receita tilápia à moda pantaneira vence etapa municipal do Super Chef Merendeiras em Ladário

Conheça as receitas da etapa de Ladário
1º - Marilza Mendes de Souza, da Escola Municipal Nelson Mangabeira, com a receita tilápia à moda pantaneira com pirão.
2º - Rozalina dos Santos Parabá, da Escola Municipal Marquês de Tamandaré, com a receita cozidão pantaneiro.
3º - Mônica Magalhães, da Cemei Prof. Antônio Florêncio de Macedo, com a receita purê de abóbora ao molho de carne moída e legumes.
4º - Antônia Valdir R. Souza, da Cemei Rosa Pedrossian, com a receita risoto de tilápia com chips de banana.
5º - Lucenir da Sival, da Cemei Neusa Assad Malta, com a receita filé de tilápia com queijo da terra e creme de mandioca.

Mais informações sobre o Super Chef Merendeiras e o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Receita tilápia à moda pantaneira vence etapa municipal do Super Chef Merendeiras em Ladário
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

De Bela Vista, “Sopa Paraguaia à la Buga” é a receita vice-campeã do 2º Desafio Estadual das Merendeiras

Sob aplausos da torcida, Francisca Ajala, merendeira de Bela Vista, subiu ao palco para receber o troféu de vice-campeã da grande final do 2º Desafio Estadua...

Receitas de Coxim, Bela Vista e Dourados são as três vencedoras do 2º Desafio Estadual das Merendeiras

Ao som da torcida organizada, os representantes dos 24 municípios de Mato Grosso do Sul que participam do 2º Desafio Estadual das Merendeiras desfilaram em u...