22 ℃

Meio Ambiente

Audiência Pública Virtual vai debater a implantação de 11 mil hectares de pastagem em Fazenda no Pantanal

Relatório de Impacto Ambiental da Fazenda Santa Maria será conhecido nessa noite na Associação Comercial de Corumbá ou pelo youtube.

Qua, 15 Março de 2023 | Fonte: Da Redação, com assessoria


Audiência Pública Virtual vai debater a implantação de 11 mil hectares de pastagem em Fazenda no Pantanal

A Audiência Pública Virtual da Fazenda Santa Maria localizada em Corumbátem por objetivo apresentar os estudos realizados sobre os impactos ambientais e sociais de um novo empreendimento na sua região, será realizada na noite dessa quarta-feira, 15 de março, às 19 horas no auditório da Associação Comercial de Corumbá. O evento faz parte do processo de licenciamento ambiental, sendo regulamentado pelas Resoluções CONAMA 009/87 e SEMA/MS 004/89. 

Na audiência, realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Fazenda Santa Maria. Durante o evento, será conhecido o projeto do empreendimento, os impactos negativos e positivos, as medidas mitigadoras e compensatórias e os programas ambientais propostos. 

Após as apresentações e um breve intervalo, será aberta a sessão de perguntas previamente cadastradas as quais serão respondidas pelo empreendedor ou seu representante. A audiência subsidiará a decisão quanto ao licenciamento ambiental. 

A Fazenda Santa Maria pretende avaliar a implantação de 11.064,8107 hectares de pastagem da espécie Brachiaria humidicola para apascentar 15.040 vacas e produzir 10.530 bezerros em sua capacidade plena de suporte a ser alcançada na safra de 2023/2024, quando serão necessários os 11.064,8107 ha de pastagem suplementar. 

O empreendedor, entretanto, já possui 3.909,6876 hectares de pastagem implantada, na qual está criando e recriando futuras matrizes para serem apascentadas nesta área de 11.064,8107 hectares, além de compras de novilhas que serão realizadas no entorno da propriedade. 

O Estudo tem por função relatar possíveis impactos ambientais, instrumento indispensável para cumprimento da legislação ambiental, indispensável como forma de antecipação de possíveis riscos e tutorial para tomada de decisões operacionais. 

Segundo o relatório, a proposta traz a luz a alteração do uso e ocupação do solo para formação de pastagens sustentável, em antigas áreas de pastagens naturais, hoje invadidas por espécies oportunistas (pimenteiras, canjiqueiras, lixeiras, espinheiros, capim rabo de burro, capim colchão, capim flexa, entre outros), que comprometeram fortemente a capacidade de suporte das antigas pastagens, inviabilizando a utilização da área com pastagem nativa, nos termos exigidos pela pecuária moderna. 

Destaca-se que são propostas diversas ações para prevenir, mitigar e/ou compensar os impactos que possam ocorrer, em virtude da atividade a ser realizada (substituição de pastagem nativa por plantada), além disso, as boas práticas de manejo e conservação do solo e água serão observadas em todas as fases da atividade (pré-supressão, supressão e pós-supressão). Dessa forma, espera-se que o aumento da produção pecuária beneficie a todos, direta e indiretamente envolvidos com a atividade, e colabore para manter a qualidade ambiental que sustenta a rica biodiversidade presente na região.

SERVIÇO

Data: 15 de março de 2023 (quarta-feira)

Hora: 19:00 h (Horário de MS)

Local Presencial: Associação Comercial de Corumbá

Rua Delamare, 1088 - Centro

Transmissão ao vivo pelo canal do Imasul no You Tube  

https://youtube.com/live/DjuC6OnZBRM

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/McfjQwFMbW6ZHg87A  
Audiência Pública Virtual vai debater a implantação de 11 mil hectares de pastagem em Fazenda no Pantanal
Audiência Pública Virtual vai debater a implantação de 11 mil hectares de pastagem em Fazenda no Pantanal
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

EDITAL DE DIVULGAÇÃO

De acordo com a Portaria Imasul n. 812, de 29 de setembro de 2020, o empreendedor Riuma Comercio e Participações Ltda.,do empreendimento Fazenda Santa Maria,...

Últimas Notícias