Meio Ambiente
Audiência Pública Virtual vai debater a implantação de 11 mil hectares de pastagem em Fazenda no Pantanal
Relatório de Impacto Ambiental da Fazenda Santa Maria será conhecido nessa noite na Associação Comercial de Corumbá ou pelo youtube.
Qua, 15 Março de 2023 | Fonte: Da Redação, com assessoria

A Audiência Pública Virtual da Fazenda Santa Maria localizada em Corumbá, tem por objetivo apresentar os estudos realizados sobre os impactos ambientais e sociais de um novo empreendimento na sua região, será realizada na noite dessa quarta-feira, 15 de março, às 19 horas no auditório da Associação Comercial de Corumbá. O evento faz parte do processo de licenciamento ambiental, sendo regulamentado pelas Resoluções CONAMA 009/87 e SEMA/MS 004/89.
Na audiência, realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Fazenda Santa Maria. Durante o evento, será conhecido o projeto do empreendimento, os impactos negativos e positivos, as medidas mitigadoras e compensatórias e os programas ambientais propostos.
Após as apresentações e um breve intervalo, será aberta a sessão de perguntas previamente cadastradas as quais serão respondidas pelo empreendedor ou seu representante. A audiência subsidiará a decisão quanto ao licenciamento ambiental.
A Fazenda Santa Maria pretende avaliar a implantação de 11.064,8107 hectares de pastagem da espécie Brachiaria humidicola para apascentar 15.040 vacas e produzir 10.530 bezerros em sua capacidade plena de suporte a ser alcançada na safra de 2023/2024, quando serão necessários os 11.064,8107 ha de pastagem suplementar.
O empreendedor, entretanto, já possui 3.909,6876 hectares de pastagem implantada, na qual está criando e recriando futuras matrizes para serem apascentadas nesta área de 11.064,8107 hectares, além de compras de novilhas que serão realizadas no entorno da propriedade.
O Estudo tem por função relatar possíveis impactos ambientais, instrumento indispensável para cumprimento da legislação ambiental, indispensável como forma de antecipação de possíveis riscos e tutorial para tomada de decisões operacionais.
Segundo o relatório, a proposta traz a luz a alteração do uso e ocupação do solo para formação de pastagens sustentável, em antigas áreas de pastagens naturais, hoje invadidas por espécies oportunistas (pimenteiras, canjiqueiras, lixeiras, espinheiros, capim rabo de burro, capim colchão, capim flexa, entre outros), que comprometeram fortemente a capacidade de suporte das antigas pastagens, inviabilizando a utilização da área com pastagem nativa, nos termos exigidos pela pecuária moderna.
Destaca-se que são propostas diversas ações para prevenir, mitigar e/ou compensar os impactos que possam ocorrer, em virtude da atividade a ser realizada (substituição de pastagem nativa por plantada), além disso, as boas práticas de manejo e conservação do solo e água serão observadas em todas as fases da atividade (pré-supressão, supressão e pós-supressão). Dessa forma, espera-se que o aumento da produção pecuária beneficie a todos, direta e indiretamente envolvidos com a atividade, e colabore para manter a qualidade ambiental que sustenta a rica biodiversidade presente na região.
SERVIÇO
Data: 15 de março de 2023 (quarta-feira)
Hora: 19:00 h (Horário de MS)
Local Presencial: Associação Comercial de Corumbá
Rua Delamare, 1088 - Centro
Transmissão ao vivo pelo canal do Imasul no You Tube
https://youtube.com/live/DjuC6OnZBRM


Veja Também
De acordo com a Portaria Imasul n. 812, de 29 de setembro de 2020, o empreendedor Riuma Comercio e Participações Ltda.,do empreendimento Fazenda Santa Maria,...
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) está desenvolvendo ações na área de educação ambiental com parceiros do setor público educacional e iniciativa privada que...
Últimas Notícias
- 17 de Março de 2025 Governo de MS ouve coletivo com demandas e sugestões para fortalecer proteção às mulheres
- 17 de Março de 2025 Fortalecimento de autonomia feminina: CRAM e Programa mais social realizam cadastro de mulheres em situação de violência
- 17 de Março de 2025 IFMS terá primeiro refeitório com recursos do Novo PAC em Campo Grande
- 17 de Março de 2025 Pontão de Cultura Moinho Cultural Unindo os Pontos recebe exposição sensorial sobre o Pantanal
- 17 de Março de 2025 Povo das Águas faz a diferença para população ribeirinha de Corumbá, destaca prefeito Dr. Gabriel
- 17 de Março de 2025 Atividade econômica brasileira cresce 0,9% em janeiro
- 17 de Março de 2025 Moradores da comunidade Paraguai-mirim participam de treinamentos para fortalecer turismo no Pantanal
- 17 de Março de 2025 Escola Municipal 17 de Março recebe aula inaugural do projeto 'Bombeiro na Escola'
- 17 de Março de 2025 40 ANOS DA NOVA REPÚBLICA: ELA AINDA EXISTE?
- 17 de Março de 2025 PF apreende cerca de 100 kg de cocaína ocultos em caminhão munck que saiu de Corumbá
- 17 de Março de 2025 Operário e FC Pantanal empatam no primeiro jogo semifinal entre clubes da Capital
- 17 de Março de 2025 Educação para Jovens e Adultos (EJA) tem vagas abertas em Corumbá
- 17 de Março de 2025 Atendimento itinerante do Detran estará no Distrito de Albuquerque em Corumbá na próxima terça-feira
- 17 de Março de 2025 Motociclista fica ferida após colidir contra automóvel na Av. santa Cruz em Corumbá
- 17 de Março de 2025 Ivinhema vence Águia Negra fora de casa e fica perto de voltar à final