36 ℃

Meio Ambiente

Com acordo de cooperação, Prefeitura prevê liberar Parque Marina Gattas para base do PrevFogo

Prefeitura está à disposição para apoiar a instituição no que for possível e dentro de suas atribuições legais

Sáb, 04 Março de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC


Com acordo de cooperação, Prefeitura prevê liberar Parque Marina Gattas para base do PrevFogo
Fotos: Arquivo Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá vai formalizar acordo de cooperação com o PrevFogo permitindo a utilização do Parque Marina Gattas como base operacional da brigada de combate aos incêndios florestais no Pantanal. O assunto foi discutido nessa semana, entre o prefeito, Marcelo Iunes, e o coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule.

“Teremos aumento de 50% no efetivo da brigada do PrevFogo em Corumbá e também maior número nos equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais. O PrevFogo, através do seu coordenador estadual, Márcio Yule, nos solicitou esse apoio”, disse Marcelo Iunes informando que a Prefeitura deve autorizar o uso do Parque Marina Gattas como sede para os brigadistas.

Com acordo de cooperação, Prefeitura prevê liberar Parque Marina Gattas para base do PrevFogo
Foto: Clóvis Neto/PMC

O prefeito ressaltou que sempre se posicionou favoravelmente à ampliação do efetivo do PrevFogo na região e, diante do maior número de brigadistas em Corumbá, a Prefeitura está à disposição para apoiar a instituição no que for possível e dentro de suas atribuições legais. Iunes ressaltou que a cooperação com o PrevFogo prevê ainda o apoio  da unidade em ações de educação ambiental na cidade.

“Viemos solicitar apoio do prefeito, que se mostrou extremamente solidário a essa necessidade nossa em aumentar o contingente”, disse Márcio Yule. “Este ano vamos aumentar o contingente. Até 2022 estávamos com 30 componentes, agora serão 45. Aqui será uma Brigada Pronto Emprego, categoria que pode atuar em qualquer lugar do Brasil, mas é especializada para atuação no combate a incêndio no Pantanal”, completou o coordenador estadual.

Com acordo de cooperação, Prefeitura prevê liberar Parque Marina Gattas para base do PrevFogo

Com início das contratações previsto para junho, antecipando em um mês em relação aos anos anteriores, a Brigada será formada por 44 brigadistas e 1 supervisor. O efetivo contará também com caminhão posto de comando, auto bomba tanque florestal (que já está no município desde 2022); três viaturas UTV (usadas ​​em situações que exigem mais estabilidade e capacidade de transporte em terrenos acidentados); 1 viatura UTV com capacidade para seis componentes e carregar equipamentos; além de três embarcações; outras 5 viaturas; motobombas; sopradores e demais equipamentos para combate a incêndios florestais. Tudo ficará baseado em Corumbá.

“Essa brigada também vai prestar serviços para a comunidade, principalmente na área de educação ambiental e proteção dos parques municipais. A área, onde estaremos sediados, vamos mantê-la em condições. Nossa ideia é envolver a comunidade nesse trabalho de prevenção aos incêndios florestais”, finalizou o coordenador estadual do PrevFogo.

A diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid, e o chefe do Parque Nacional do Pantanal (ICMBIO), Bruno Águeda Ovelha, também participaram da reunião. 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias