Meio Ambiente
Com acordo de cooperação, Prefeitura prevê liberar Parque Marina Gattas para base do PrevFogo
Prefeitura está à disposição para apoiar a instituição no que for possível e dentro de suas atribuições legais
Sáb, 04 Março de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC
A Prefeitura de Corumbá vai formalizar acordo de cooperação com o PrevFogo permitindo a utilização do Parque Marina Gattas como base operacional da brigada de combate aos incêndios florestais no Pantanal. O assunto foi discutido nessa semana, entre o prefeito, Marcelo Iunes, e o coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule.
“Teremos aumento de 50% no efetivo da brigada do PrevFogo em Corumbá e também maior número nos equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais. O PrevFogo, através do seu coordenador estadual, Márcio Yule, nos solicitou esse apoio”, disse Marcelo Iunes informando que a Prefeitura deve autorizar o uso do Parque Marina Gattas como sede para os brigadistas.
O prefeito ressaltou que sempre se posicionou favoravelmente à ampliação do efetivo do PrevFogo na região e, diante do maior número de brigadistas em Corumbá, a Prefeitura está à disposição para apoiar a instituição no que for possível e dentro de suas atribuições legais. Iunes ressaltou que a cooperação com o PrevFogo prevê ainda o apoio da unidade em ações de educação ambiental na cidade.
“Viemos solicitar apoio do prefeito, que se mostrou extremamente solidário a essa necessidade nossa em aumentar o contingente”, disse Márcio Yule. “Este ano vamos aumentar o contingente. Até 2022 estávamos com 30 componentes, agora serão 45. Aqui será uma Brigada Pronto Emprego, categoria que pode atuar em qualquer lugar do Brasil, mas é especializada para atuação no combate a incêndio no Pantanal”, completou o coordenador estadual.
Com início das contratações previsto para junho, antecipando em um mês em relação aos anos anteriores, a Brigada será formada por 44 brigadistas e 1 supervisor. O efetivo contará também com caminhão posto de comando, auto bomba tanque florestal (que já está no município desde 2022); três viaturas UTV (usadas em situações que exigem mais estabilidade e capacidade de transporte em terrenos acidentados); 1 viatura UTV com capacidade para seis componentes e carregar equipamentos; além de três embarcações; outras 5 viaturas; motobombas; sopradores e demais equipamentos para combate a incêndios florestais. Tudo ficará baseado em Corumbá.
“Essa brigada também vai prestar serviços para a comunidade, principalmente na área de educação ambiental e proteção dos parques municipais. A área, onde estaremos sediados, vamos mantê-la em condições. Nossa ideia é envolver a comunidade nesse trabalho de prevenção aos incêndios florestais”, finalizou o coordenador estadual do PrevFogo.
A diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid, e o chefe do Parque Nacional do Pantanal (ICMBIO), Bruno Águeda Ovelha, também participaram da reunião.
Veja Também
O trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal de Corumbá, com ampliação do contingente de brigadistas, foi tema de uma reunião do pr...
Últimas Notícias
- 07 de Setembro de 2024 IHP faz ação conjunta com instituições para alertar nível crítico da saúde do rio Miranda
- 07 de Setembro de 2024 MPMS: pedido de bloqueio no valor de R$ 35 milhões para reparação de danos causados por desmoronamento de barragem é acolhido pela Justiça
- 07 de Setembro de 2024 NFL no Brasil: 7 comportamentos mostram jeito diferente de torcer
- 07 de Setembro de 2024 Egresso do IFMS escolhe profissão para ajudar no desenvolvimento do lugar onde nasceu
- 07 de Setembro de 2024 Teto de prédio histórico no Casario do Porto em Corumbá desaba
- 07 de Setembro de 2024 Sob forte sol e clima seco, população celebra a Independência e resgata a memória do 7 de Setembro
- 07 de Setembro de 2024 Tradição, público cativo e conscientização marcam desfile da Independência em Campo Grande
- 07 de Setembro de 2024 Solenidade e desfile cívico-militar marcam celebração do 7 de Setembro em Corumbá
- 07 de Setembro de 2024 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA RESSOCIALIZAÇÃO
- 07 de Setembro de 2024 SOU POETA
- 07 de Setembro de 2024 SUPL. LITERÁRIO A ILHA: EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA
- 07 de Setembro de 2024 SEMEAR COM CONSCIÊNCIA
- 07 de Setembro de 2024 QUEM DÁ OUVIDOS A FOFOCAS PERDE O PRÓPRIO ENREDO DA VIDA
- 06 de Setembro de 2024 “Nenhum país é independente quando tolera ameaças à sua soberania”, diz Lula, em fala de 7 de setembro
- 06 de Setembro de 2024 Em concurso inédito, PCDF publica edital com 740 oportunidades administrativas