Polícia
Deputada Lia denuncia ameaças a profissionais do SUS e pede Campanha de Combate à Violência
Deputada apresentou projeto que inclui Campanha em Calendário Oficial de Eventos.
Qua, 27 Novembro de 2024 | Fonte: Fernanda Kintschner/Agência Alems

A deputada Lia Nogueira (PSBD) usou a tribuna para denunciar a reiterada violência que profissionais de Saúde vem sofrendo em Mato Grosso do Sul. Lia relembrou diversos casos, incluindo a morte do clínico-geral Edivandro Gil Braz, de 54 anos, a facadas dentro de um posto de saúde em Douradina, por um homem insatisfeito com o atendimento à sua esposa.
“Nós não temos noção do que vem ocorrendo com esses profissionais. O desmonte da Saúde não é culpa deles. Esperamos que o Estado possa repensar a vida deles. Médicos, enfermeiros e técnicos, que tem como missão salvar vidas, também querem voltar vivos”, afirmou.
Lia mostrou dois depoimentos. Um deles, médico atuante há 7 meses, disse que escolheu o SUS para retribuir os estudos em hospitais públicos. Hoje ele disse sentir medo e ansiedade para trabalhar, devido às ameaças sofridas. O outro foi uma mulher, médica que disse que só naquele dia já havia recebido duas ameaças, em que as pessoas exigem medidas que não são possíveis pelo atendimento básico.
“Eles não são somente profissionais. Temos ali uma mãe. Muitas mães solo, provedoras de seus lares. Devido às falhas que ocorrem no Sistema Público, hoje um discurso de ódio ao SUS, o usuário não sabe de quem é a responsabilidade, onde reclamar a omissão ou falha do atendimento, que isso cabe o poder público investigar e quem enfrenta essa indignação são os profissionais de Saúde. Na pandemia eram considerados heróis. De lá pra cá, espécie de violões”, lamentou.
Portanto, a deputada pediu um plano de emergência para o cuidado aos profissionais e apresentou um Projeto de Lei que institui "Campanha de Combate à Violência contra os Profissionais da Saúde", a ser realizada na semana do dia 18 de novembro de cada ano, data em alusão à morte do médico em Douradina.
Se aprovada, a Campanha passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. Agora, a matéria vai para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Veja Também
Com a finalidade de atuar na defesa dos direitos das mulheres, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) instituiu, nesta quinta-feira (27), nov...
A ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou nesta quarta-feira (11), por votação simbólica, o envio do ofício com o pedido de abertura do ...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems