Política
ALEMS celebra 92 anos do voto feminino e debate participação das mulheres na política
A Assembleia Legislativa recebeu lideranças femininas para abordar ações que visem aumentar a participação das mulheres na vida pública.
Sex, 23 Fevereiro de 2024 | Fonte: Heloíse Gimenes/Agência Alems

Neste sábado, 24 de fevereiro, a conquista do voto feminino no Brasil completa 92 anos. Foi com o Código Eleitoral de 1932 que as mulheres passaram a ter o direito de votar e serem votadas. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu várias lideranças femininas para celebrar a data e abordar ações que visem aumentar a participação das mulheres na vida pública.
O encontro intitulado “Ação Mulheres em Foco”, ocorreu na manhã desta sexta-feira (23), na Sala Multiuso, a pedido da Secretaria da Cidadania do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, e com a participação da deputada Mara Caseiro (PSDB) e representantes do mandato parlamentar de Gleice Jane (PT) e Lia Nogueira (PSDB).
“São mais de nove décadas do direito ao voto feminino e representamos apenas 15% das cadeiras das Câmaras, Assembleias e do Senado. Aqui, em Mato Grosso do Sul somos três deputadas estaduais. Avançamos, mas temos muitos espaços a conquistar. Por isso, estamos atuando sempre para enfrentar este desafio e incentivar a participação das mulheres nos partidos políticos e nos processos eleitorais”, destacou Mara.
A participação das mulheres nas instituições políticas tem sido pauta constante da agenda da ALEMS. A criação de frentes, comissões, audiências públicas, projetos de leis, página multimídia e debates revelam a preocupação do Parlamento Estadual acerca dessa matéria. “Recentemente, aprovamos a criação do Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público, que dispõem sobre os mecanismos de prevenção, cuidados e responsabilização contra atos de violência e perseguição, que afetam as mulheres no exercício de atividade parlamentar”, afirmou.
Para a deputada, ainda existe muita dificuldade de aceitação da figura feminina no espaço público. “Em uma sociedade machista e patriarcal, a dificuldade de inserção no cenário político é ainda maior. Temos um longo caminho pela frente para que alcancemos a igualdade nas instituições de representação, a eleição de mais mulheres e o fim da violência de gênero”, disse Mara, que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar e da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.
A titular da Secretaria da Cidadania do Estado, Viviane Luiza, destacou a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a participação plena e efetiva das mulheres em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. “A agenda da ONU prevê que até 2030 50% dos cargos de lideranças sejam ocupados por mulheres. Então, precisamos promover a conscientização e fortalecer políticas sólidas para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todos os níveis”, comentou.
Durante o encontro também foi debatida a programação do Mês da Mulher. Juntos, Estado e Assembleia irão realizar várias ações. De acordo com Manuela Nicodemos Bailosa, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, assuntos como violência doméstica, emprego, autonomia financeira, valorização da mulher farão parte do calendário de março.
Tudo Sobre
alems deputada-gleice-jane deputada-mara-caseiro deputada-lia-nogueira voto-feminino-no-brasilVeja Também
Foi lançada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) a plataforma online que centralizará em um único sistema a tramitação das emendas parlame...
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 16/2024, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que dispõe sobre a obri...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems