Política
Aras pede investigação contra Magno Malta por ofensa contra Vinícius Júnior
Senador cobrou associações da causa animal para que “defendam os macacos” após o caso de racismo contra o jogador na Espanha. Fala foi apontada como racista e repudiada amplamente.
Qui, 25 Maio de 2023 | Fonte: Brasil 247
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito contra o senador Magno Malta (PL-ES) para apurar a gravidade de suas declarações sobre o jogador de futebol do Real Madrid Vinícius Jr, informa a Folha de S. Paulo.

No último domingo, o Real Madrid perdeu por 0 a 1 para o Valencia, em jogo fora de casa pela 35ª rodada do campeonato espanhol de futebol, La Liga. A partida foi interrompida no meio do segundo tempo devido a insultos racistas contra Vinícius Jr. vindos da arquibancada. Após o jogo, o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, disse que o torcedor do Valencia estava chamando seu jogador de "mono", que significa "macaco" em espanhol. O próprio Vinícius disse que a Espanha estava se tornando um país racista. Três pessoas foram presas após o incidente, disse a polícia espanhola.
Na terça-feira (23), Magno Malta criticou a imprensa por estar "revitimizando" o atleta e ainda cobrou associações da causa animal para que "defendam os macacos". A fala foi apontada como racista e repudiada por políticos, artistas, ativistas, atletas, intelectuais e imprensa de modo geral.
Magno Malta buscou rebater as críticas que vem recebendo. Nesta quinta-feira (25), o parlamentar disse que fez "uma analogia para defender" o atleta, e citou que é um homem negro e pai de uma negra.
"Criaram uma narrativa com má vontade, ou de propósito. Eu fiz uma analogia. Eu sou um homem negro. Sou pai de uma negra", declarou o senador após ser questionado por parlamentares governistas sobre suas falas. "Sou pai adotivo de uma criança com síndrome de Down. Eu sou pai de uma negra, eu sou negro, sou filho de negra. Fiz uma analogia para defender o Vini Jr. Não é má vontade, é mau caratismo mesmo".
Tudo Sobre
stf procurador-geral-da-republica augusto-aras senador-magno-malta fala-apontada-racista revitimizandoVeja Também
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove na quinta-feira, 11 de maio, evento referente ao Dia da Abolição da ...
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) informou neste domingo (21) que acionará autoridades da Espanha para tomar providências após mais um caso de racismo s...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems