Política
Câmara aprova e Patrulha Maria da Penha vai se tornar lei em Corumbá
Lei assegura continuidade das ações da Patrulha Maria da Penha na cidade.
Qua, 06 Setembro de 2023 | Fonte: Assessoria Câmara

Criada em 2018 por meio de um decreto municipal, a Patrulha Maria da Penha vai se tornar lei em Corumbá. Segunda-feira, 4, os vereadores corumbaenses aprovaram por unanimidade, um Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo que dispõe sobre a criação da Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
O assunto já vinha sendo debatido pelos vereadores corumbaenses, como forma de evitar a interrupção de um trabalho que tem rendido bons frutos na cidade, no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, inclusive com uma proposta apresentada pelo vereador Alexandre Vasconcellos, em 2021, para transformar o decreto em lei, evitando assim a paralisação das ações com maior ênfase, desencadeadas em 2018.
A Patrulha Maria da Penha entrou em operação em agosto de 2019 e até março de 2023, atendeu 1.970 mulheres com medidas protetivas de urgência e, hoje, são acompanhadas 972 por meio de patrulhamento preventivo, visitas, ligações e mensagens via aplicativo WhatsApp, prestando toda assistência necessária, garantindo a efetividade da Lei Maria da Penha.
Integra as ações de fiscalização e compromissos pactuados no Termo de Adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento a violência contra as Mulheres, estabelecendo relação direta com a comunidade e assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Para assegurar a continuidade dos trabalhos, a Câmara aprovou o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo, diante dos relevantes serviços prestados pela Patrulha Maria da Penha, zelando pela proteção das mulheres pantaneiras e a necessidade de uma maior efetividade aos serviços prestados.
A proposta prevê a criação da Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, que terá atuação permanente e regular, na proteção, prevenção, fiscalização, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, integrando as ações realizadas da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência na Cidade de Corumbá.
Veja Também
Lançada em Corumbá na noite desta quinta-feira, 10 de agosto, a campanha “Seu silêncio pode matar você”, é um importante instrumento para encorajar as mulher...
Diante do aumento da violência contra a mulher em todo o país, a Cidade Dom Bosco, em Corumbá, desenvolveu, neste mês, ações sobre o Agosto Lilás, para chama...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems