Política
CORRUPÇÃO ABUSIVA
Sáb, 15 Março de 2025 | Fonte: Pedro Cardoso da Costa*
Pelas reportagens que aparecem na mídia, percebe-se que a corrupção tomou conta de ponta a ponta do Brasil. Os termos utilizados são diversos: desde "o dinheiro não foi utilizado como deveria" ou "não foi aplicado" até "desvio de verbas".
Trata-se de prática tão antiga e reiterada que, apesar de verbalmente combatida, tornou-se natural e até desejada por aqueles fora da administração pública, que costumam afirmar que fariam o mesmo se ocupassem um cargo. Também é quase consensual a ideia de que o meio político torna todos corruptos e que seria impossível não se corromper.
Mas a corrupção segue a cartilha brasileira de debater tudo e solucionar nada. E assim, mesmo sendo um pleonasmo, a corrupção tornou-se abusiva.
Por todo o Brasil, há uma aparente corrupção disfarçada de legalidade. Cidades minúsculas e paupérrimas, onde grande parte da população depende de benefícios sociais, contratam artistas famosos por milhões de reais. No São João de 2024, a cidade de Sátiro Dias, no interior da Bahia, pagou 900 mil reais por um show de Wesley Safadão. Não é um caso isolado; é tradição desse município investir cifras exorbitantes em cachês de artistas famosos.
Essas mesmas pequenas prefeituras mantêm uma prática recorrente de remunerar seus “representantes” informais em vilarejos ou comunidades. Eles não possuem nenhum tipo de vínculo contratual formal: simplesmente exercem influência política e são pagos por isso. Não há registro de qualquer intervenção do Ministério Público da localidade para investigar essas contratações informais.
Em Sergipe, a cidade de Maruim, com 17 mil habitantes, já teve 23 secretarias. Reduziu para 12, mas segue ampliando e já voltou a 18. Faltam apenas cinco para recuperar o patamar anterior. Entre as secretarias, figuram a de Segurança Pública, a de Articulação Política e até a de Governo.
Em editorial de 11 de fevereiro de 2025, o jornal O Popular, de Goiânia, informava que a Assembleia Legislativa de Goiás criou mais 170 cargos comissionados para abrigar ex-prefeitos e auxiliares do interior, ao custo de 15 milhões de reais por ano. O detalhe mais deprimente: a Assembleia já contava com 5.280 cargos comissionados, um número maior que a população de cerca de 120 cidades do estado.
Como a Assembleia tem 41 deputados, cada parlamentar passará a dispor de 133 servidores comissionados, sem contar os efetivos, cujo número sequer foi especificado pela reportagem.
A cereja do bolo dessa corrupção abusiva é a luta da Câmara dos Deputados para, flagrantemente contrariando princípio constitucional, manter o sigilo das emendas parlamentares, escondendo do povo como os valores são gastos. Por lógica ululante, se não fosse para desviar parte do dinheiro, qual seria a razão do sigilo?
É preciso formar uma cultura de resistência a essa corrupção generalizada e cobrar das instituições de fiscalização uma atuação mais eficaz no combate e, principalmente, na prevenção. A mídia constantemente divulga escândalos de corrupção, mas raramente se tem notícia da devolução de um centavo aos cofres públicos.
E o resultado de tanta corrupção está nos cem milhões sem saneamento básico, 33 milhões sem água potável, seis milhões sem banheiro, mais de onze milhões de analfabetos. Nem é preciso citar outros tantos milhões sem nada.
*Interlagos-SP
Veja Também
A Prefeitura de Corumbá promoveu, na quarta-feira, 07 de maio, uma cerimônia de acolhimento aos novos servidores municipais aprovados em concurso público e e...
Últimas Notícias
- 08 de Maio de 2025 Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “Ajudem a construir pontes”
- 08 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul bate o martelo: Rota da Celulose tem consórcio vencedor em disputa na bolsa de valores
- 08 de Maio de 2025 Prefeito Dr. Gabriel apresenta demandas de Corumbá para assessora da presidência do Senado Rose Modesto
- 08 de Maio de 2025 MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza
- 08 de Maio de 2025 SRAG: Prefeitura reforça importância da vacinação contra influenza em Corumbá
- 08 de Maio de 2025 A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
- 08 de Maio de 2025 Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
- 08 de Maio de 2025 Habemus Papam: Leão XIV
- 08 de Maio de 2025 Vaticano registra fumaça branca; novo papa é eleito
- 08 de Maio de 2025 Eleito o 267° Sucessor de Pedro
- 08 de Maio de 2025 Trânsito: peça teatral lança oficialmente campanha Maio Amarelo em Corumbá
- 08 de Maio de 2025 Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012
- 08 de Maio de 2025 Inscrições para mutirão da nova carteira de identidade estão encerradas
- 08 de Maio de 2025 Do Extra omnes ao Habemus Papam, o latim protagonista na eleição do Papa
- 08 de Maio de 2025 PF combate grilagem de terras da União e fraudes ambientais no Pantanal