Política
Legislação sobre bioma pantaneiro será debatida hoje, na Câmara
Audiência Pública marcada para as 15 horas desta sexta-feira, 25 de agosto, vai permitir um amplo debate sobre legislação em torno do bioma pantaneiro. O evento acontece no plenário da Câmara Municipal de Corumbá “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”.
Sex, 25 Agosto de 2023 | Fonte: Assessoria Câmara
Audiência Pública marcada para as 15 horas desta sexta-feira, 25 de agosto, vai permitir um amplo debate sobre legislação em torno do bioma pantaneiro. O evento acontece no plenário da Câmara Municipal de Corumbá “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, e é uma iniciativa do vereador Chicão Vianna, com adesão de todos os demais membros do Poder Legislativo corumbaense.
A audiência foi pensada após autoridades federais visualizarem uma legislação específica para o Pantanal, inclusive com o esboço de um Projeto de Lei de autoria da deputada federal Camila Jara dispondo sobre a conservação, a proteção, a restauração e a exploração sustentável do bioma e altera a Lei 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).
A proposta do vereador foi pensada justamente para que o pantaneiro tivesse oportunidade de debater, sugerir, participar das discussões em torno de uma legislação específica sobre o Pantanal, tanto que o tema em questão é “A fundamental experiência do homem pantaneiro na construção de leis importantes para o desenvolvimento sustentável do Bioma do Pantanal”.
Quando o projeto de lei chegou ao conhecimento público, o assunto causou preocupações na cidade. Na oportunidade, Chicão informou não ser contrário, mas que é preciso um amplo debate com os atores locais, de forma garantir que atividades importantes, que resultam em mais empregos e renda para a população, como a pecuária e o setor da mineração, não sejam penalizados no futuro, o que representaria desemprego para milhares de pessoas.
É esperada a presença maciça do homem pantaneiro, de representantes das mineradoras, assim como de autoridades ligadas aos governos Federal, Estadual e Municipal, além de parlamentares municipais, estaduais e federais.
“Convidamos prefeitos e vereadores de todas as cidades pantaneiras, tanto do Mato Grosso do Sul, como do Mato Grosso, além de autoridades estaduais e federais para, junto com o homem pantaneiro, como os pecuaristas, as empresas mineradoras, representantes dos setores turísticos, enfim, a população de uma forma geral, debater um assunto de extrema importância não só para os dias atuais, mas para o nosso futuro e para as próximas gerações”, destacou.
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems