Política
Nova Iorque: Governo de MS discute novos investimentos e oportunidades com setor de biocombustível
O evento internacional discutiu o potencial dos biocombustíveis, novos investimentos e a segurança energética no Brasil.
Qua, 14 Maio de 2025 | Fonte: Leonardo Rocha/Agência de Notícias do MS

Com foco em trazer novas oportunidades ao Estado, o governador Eduardo Riedel se reuniu na terça-feira (13) com empresário do setor de etanol em Nova Iorque. O evento internacional discutiu o potencial dos biocombustíveis, novos investimentos e a segurança energética no Brasil. Mato Grosso do Sul está inserido neste contexto com uma produção de destaque e uma política consolidada do carbono neutro.
“Estou aqui em Nova Iorque e tivemos um dia muito produtivo. Reunião com empresário de bioenergia, discutindo vários projetos interessantes para o Mato Grosso do Sul. Estamos vendo este setor investir em biometano, etanol (milho ou cana-de-açúcar) no Estado”, afirmou o governador.
Riedel destacou que os grandes investimentos neste segmento acontecem em Mato Grosso do Sul, assim como em polos nacionais, como São Paulo. “Tivemos uma conversa bem interessante com os empresários, inclusive com a participação do governador Tarcísio de Freitas (São Paulo) e da senadora Tereza Cristina”, completou.
O encontro com os empresários fez parte do Sugar & Ethanol Week, tendo como tema “Etanol nas Fronteiras da Mobilidade”. O objetivo é promover um debate de alto nível sobre o potencial dos biocombustíveis na descarbonização e segurança energética.

O evento reúne especialistas, investidores, e autoridades políticas para discutir o potencial da bioenergia e do modelo brasileiro como solução de baixo carbono para a mobilidade sustentável.
Os debates começaram na terça (13) e seguem na quarta-feira (14) com uma conferência com os empresários e especialistas da indústria de açúcar e etanol de todo o mundo. Participam da comitiva os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Rodrigo Perez (Segov).
Mato Grosso do Sul se consolidou como um dos principais polos de bioenergia do Brasil, tendo uma soma de escala produtiva, inovação tecnológica e sustentabilidade. O Estado possui 800 mil hectares de cana-de-açúcar plantados em 42 municípios, com potencial de expansão sem necessidade de desmatamento. Ao todo, são 22 usinas em operação (cana e milho), com produção de etanol hidratado, anidro, bioeletricidade e, mais recentemente, biometano.
As projeções para a safra 2025/2026 indicam alta de 3,5% na moagem de cana, com expectativa de 50,5 milhões de toneladas processadas e uma produção de 4,7 bilhões de litros de etanol, número 11% superior à safra atual, que já foi histórica com 4,2 bilhões de litros.
O setor é responsável por 17% do PIB industrial do Estado, gera mais de 30 mil empregos. Este cenário coloca Mato Grosso do Sul como 4º maior produtor nacional de etanol e o 4º em bioexportação, sendo protagonista na transição energética brasileira.
Veja Também
O titular da Semadesc lembra que, há poucas semanas participou, juntamente com técnicos da secretaria e da MS-GÁS, do lançamento das operações da usina de bi...
O uso de energia limpa é uma das medidas de maior impacto para reduzir a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera e conter o aquecimento global. Para m...
O setor de bioenergia de Mato Grosso do Sul registrou produção histórica de 4,2 bilhões de litros de etanol na safra 2024/25, mantendo o estado como quarto m...
Um estudo inédito da FGV Bioeconomia (Fundação Getúlio Vargas) revelou que Mato Grosso do Sul foi o estado brasileiro que teve a maior redução percentual das...
Últimas Notícias
- 01 de Julho de 2025 Prefeitura de Corumbá incentiva agroindústria familiar no assentamento Taquaral
- 01 de Julho de 2025 Pantanal Tech: Turismo de Corumbá apresentou inovação, sustentabilidade e diversidade
- 01 de Julho de 2025 ALÉM DO TETO, ACIMA DO CÉU
- 01 de Julho de 2025 SAUDADES
- 01 de Julho de 2025 Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix
- 01 de Julho de 2025 Hesley solicita reforma ou uma sede mais segura para a Oficina de Dança do Pantanal
- 01 de Julho de 2025 Com maior rede de hospitais de Mato Grosso do Sul, Cassems fortalece a regionalização da Saúde
- 01 de Julho de 2025 Imasul orienta sobre abertura de aceiros e procedimentos para atividades isentas de licenciamento
- 01 de Julho de 2025 VÍDEO: Defesa Civil de Corumbá alerta os condutores que trafegam pela BR-262 sobre um grande buraco na ponte do Morrinho
- 01 de Julho de 2025 SES apresenta à ALEMS novo programa de financiamento da Saúde para sanar filas
- 01 de Julho de 2025 Cerca de 1 milhão de homens e mulheres se alistam para o Serviço Militar
- 01 de Julho de 2025 Caminhão colide em poste energizado e motorista fica retido no veículo
- 01 de Julho de 2025 Arraial do Banho de São João 2025 movimenta quase R$ 3 milhões em Corumbá e atrai turistas
- 01 de Julho de 2025 Mato Grosso do Sul empregou 3.087 trabalhadores formais em maio e no ano já supera 20,8 mil novas vagas
- 01 de Julho de 2025 Vereador Jovan pede estudos para ampliar serviços de coleta de resíduos sólidos no Guatós