14 ℃

Política

Petrobras assina contratos para retomada das obras da UFN-III com a presença do presidente Lula em Três Lagoas

Após mais de uma década de paralisação, fábrica de fertilizantes em Três Lagoas terá obras retomadas com investimento superior a R$ 5 bilhões e previsão de geração de cerca de 8 mil empregos.

Qua, 24 Junho de 2026 | Fonte: Assessoria de Imprensa


Petrobras assina contratos para retomada das obras da UFN-III  com a presença do presidente Lula em Três Lagoas

A Petrobras assina, nesta quinta-feira (25/6), contratos de empresas vencedoras das licitações para finalização das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), em Três Lagoas (MS), durante evento com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado de Magda Chambriard, presidente da Petrobras e demais autoridades.

Com investimentos de mais de R$ 5 bilhões e apoio do novo PAC, o começo dos trabalhos ocorre ainda neste mês, marcando a retomada de um empreendimento 100% Petrobras. As obras devem gerar cerca de 8 mil postos de trabalhos diretos e indiretos, com o início das operações previsto para 2029. A cerimônia será realizada na UFN-III e está prevista para 9h.

Durante a agenda em Três Lagoas, o presidente Lula participa da assinatura dos contratos entre a Petrobras e as empresas vencedoras das licitações para concluir a construção da fábrica. O empreendimento receberá investimentos superiores a R$ 5 bilhões, com recursos previstos no Novo PAC, e deve gerar aproximadamente 8 mil empregos diretos e indiretos durante a execução das obras. A previsão é que a unidade entre em operação em 2029.

A história da UFN-III começou em 2011, durante o governo da então presidente Dilma Rousseff. O projeto nasceu com o objetivo de ampliar a produção nacional de ureia e amônia, reduzindo a dependência brasileira da importação de fertilizantes nitrogenados. Em novembro de 2014, quando as obras foram interrompidas, cerca de 81% da construção já havia sido concluída. A fábrica estava próxima de iniciar suas operações.

Mais de dez anos de abandono

Entre 2015 e 2022, a UFN-III permaneceu sem conclusão.

Nesse período, a Petrobras adotou uma política de venda de ativos e de redução de sua atuação no setor de fertilizantes. Houve tentativas de negociação da fábrica inacabada com empresas privadas, mas nenhuma foi concluída.

Com a mudança de orientação da estatal nos últimos anos, o projeto voltou a integrar a estratégia da Petrobras, que decidiu manter a unidade sob seu controle e concluir a construção. Além da finalização da obra, parte dos investimentos será destinada à recuperação de estruturas e equipamentos que sofreram deterioração durante o período de paralisação.

Desenvolvimento para Mato Grosso do Sul

Quando entrar em operação, a UFN-III deverá produzir milhares de toneladas de ureia e amônia por dia, ampliando a capacidade brasileira de fabricação de fertilizantes e reduzindo a dependência do mercado internacional.

Após a agenda em Três Lagoas, o presidente Lula segue para o Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, onde participa de atos voltados à reforma agrária, regularização fundiária e fortalecimento da agricultura familiar.

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Fábrica de Fertilizantes no Mato Grosso do Sul passa a integrar carteira de implantação do Plano Estratégico da Petrobras

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a continuidade da implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), localizada em Três Lagoas ...

Petrobras vai retomar obras de unidade de fertilizantes no Mato Grosso do Sul

O Conselho de Administração da Petrobras decidiu, nesta segunda-feira (13), pela retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, sediada em ...

Últimas Notícias