Política
Yussef pede criação de ecopontos para destinação adequada de resíduos recicláveis volumosos
Yussef diz que proposta prevê instalação de ecopontos em locais de fácil acesso à comunidade.
Dom, 18 Maio de 2025 | Fonte: Assessoria Câmara

O vereador Yussef Salla apresentou na Câmara, um Projeto de Lei que estabelece a criação e operacionalização de ecopontos para entrega voluntária e destinação final adequada de resíduos recicláveis volumosos e os gerados em construções, demolições de pequenas reformas na cidade.
A proposta prevê que esses ecopontos serão destinados a receber, mediante entrega voluntária de pessoas físicas, objetos que não tenham mais utilidade, resíduos que necessitem de uma destinação correta ou que podem ser reutilizados ou reciclados, excluídos os resíduos regidos por legislação específica.
Esses ecopontos, conforme o projeto, são áreas destinadas para descarte de resíduos originados de materiais volumosos como móveis velhos (sofás e colchões), pedaços de madeira, entulhos de construção civil (de pequenas reformas) e podas de árvores domiciliares e de limpeza de jardins.
Enfatizou que o ecoponto municipal localizado no Bairro Universitário, continuará recebendo resíduos perigosos que necessitam de armazenamento adequado como pneus, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Os demais previstos nesta proposta, podem ser operacionalizados pela própria prefeitura ou em parceria com empresas privadas, cooperativas, associações sem fins lucrativos e organizações de sociedade civil, sendo que o executivo disponibilizará áreas públicas ou terrenos com espaço adequado para a instalação de recipientes adequados e dimensionados para receber os resíduos, devendo, após exceder a sua capacidade, viabilizar meios de coleta e encaminhamento para disposição final ambientalmente adequada.
O Projeto de Lei diz que os ecopontos poderão ser estruturados através de baias, containers e ou caçambas, podendo ser um espaço a ser utilizado para campanhas que despertem a consciência ambiental por meio do descarte consciente dos resíduos, sistematizando assim as seguintes etapas: separação, distribuição e destinação seletiva.
Deverão ser instalados em locais visíveis e, de modo explícito, utilizar de meios de comunicação (placas, faixas e cartazes) para alertar e despertar a conscientização do usuário sobre a importância e necessidade da correta destinação desses materiais e os riscos que representam à saúde e ao meio ambiente quando não são tratados com a devida atenção.
FÁCIL ACESSO
Deverá ser priorizada a instalação de ecopontos em locais de fácil acesso à comunidade, preferencialmente em escolas, associações de bairros, ginásios de esporte e outros lugares de caráter comunitário e acessível, incluindo sua implantação em pontos estratégicos em áreas rurais, e amplamente divulgada.
Ficarão a cargo e planejamento do executivo municipal sem comprometimento de suas funções originais, além de ser também o responsável pela coleta e organização do fluxo durante o processamento dos resíduos, devendo ainda definir regras para limitar o descarte diário por usuário do sistema .
Não será permitido nos ecopontos a descarga de resíduos como produtos químicos e perigosos, materiais poluentes tais como tintas e solventes; lixo orgânico, como restos de comida; pilhas, baterias, embalagens de agrotóxicos e de óleo lubrificante usado e suas embalagens.
Tudo Sobre
camara-municipal-corumba ecoponto vereador-yussef-salla entrega-voluntaria destinacao-adequada residuos-reciclaveisVeja Também
O vereador Yussef Salla apresentou Projeto de Lei na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 25, que estabelece mecanismos de seguro para garantir o interess...
O vereador Yussef Salla apresentou Projeto de Lei na sessão ordinária de terça-feira, 25, que estabelece mecanismos de seguro para garantir o interesse públi...
Últimas Notícias
- 03 de Julho de 2025 Motociclista com suspeita de lesão no tornozelo foi socorrida pelos bombeiros após colisão com carro no bairro Cristo Redentor
- 03 de Julho de 2025 Corumbaenses recorrem à Defensoria e voltam a receber passes estudantis
- 03 de Julho de 2025 Selic a 15% é inadmissível, diz Carlos Fávaro
- 03 de Julho de 2025 Prouni 2025: Mato Grosso do Sul tem oferta de 2.451 bolsas no segundo semestre
- 03 de Julho de 2025 Dois clubes da Capital e quatro do Interior disputam a Série B Estadual 2025
- 03 de Julho de 2025 Projeto de Jovan propõe publicação da arrecadação e destinação dos recursos das multas de trânsito
- 03 de Julho de 2025 Prefeito sanciona lei autorizando doação de área para Estado construir Hospital Regional
- 03 de Julho de 2025 EDITAL DE RECEBIMENTO DE LICENÇA – COLLE & CUNHA LTDA
- 02 de Julho de 2025 Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
- 02 de Julho de 2025 Pantanal em Alerta: com uso de dados e parcerias, MPMS reforça combate a incêndios
- 02 de Julho de 2025 IFMS abre matrícula para cursos técnicos integrados no 2º semestre
- 02 de Julho de 2025 Prefeitura de Corumbá realiza limpeza em ponto crítico de descarte irregular
- 02 de Julho de 2025 Paulo Duarte solicita pavimentação de trecho na MS-244
- 02 de Julho de 2025 Alexandre pede campanhas permanentes de divulgação de pessoas desaparecidas
- 02 de Julho de 2025 Ministra Marina Silva sofre novos insultos em comissão no Congresso