32 ℃

Saúde

Com mutirão no Guatós, Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

“Cada um fazendo sua parte, com certeza, vai ser melhor para Corumbá e teremos uma cidade melhor para todos”, disse o prefeito Dr. Gabriel.

Sáb, 25 Janeiro de 2025 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC


Com mutirão no Guatós, Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
Fotos: Renê Márcio Carneiro

“Cada um fazendo sua parte, com certeza, vai ser melhor para Corumbá e teremos uma cidade melhor para todos”, disse o prefeito Dr. Gabriel enquanto acompanhava as ações do mutirão de combate à dengue na manhã deste sábado, 25 de janeiro, no bairro Guatós.

Com mutirão no Guatós, Prefeitura intensifica ações de combate à dengue O prefeito destacou a importância da iniciativa para prevenir o avanço da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. “Estamos promovendo ações de limpeza; visitas com os agentes de saúde e endemia para conscientizar a população e trazer melhorias para o bairro e toda essa a região”, afirmou o prefeito.

Com o apoio dos moradores, o combate ao mosquito - que além da dengue, também transmite zika e chikungunya - ganha força, avaliou o chefe do Executivo Municipal. “É importante que tenhamos a participação da população, precisamos dessa ajuda. A Prefeitura vai fazer a parte dela e com a população participando ampliamos a qualidade da saúde pública”, completou o prefeito de Corumbá.

Participando do mutirão, o secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros, destacou que a dengue é uma doença perigosa. “Ano passado, no Brasil, tivemos mais de 6 mil óbitos por dengue. Mas, é uma doença perfeitamente controlável. E isso depende do nosso trabalho e do apoio da população. Essa conjunção é que faz com que a gente consiga controlar os vetores e os criadores de mosquitos. Assim, com certeza, filhos, mães e pai não terão problemas, porque estaremos controlando a doença”, frisou.

Com mutirão no Guatós, Prefeitura intensifica ações de combate à dengue Morador do Guatós, o vigilante Fábio Júnior teve a casa visitada pelas equipes do mutirão. Orientado sobre as ações que pode fazer para ajudar na luta contra o Aedes aegypti, ele classificou como positivo o trabalho dos agentes da Prefeitura. “Fomos orientados sobre a dengue e orientado também para fazer a limpeza, tudo que tiver no quintal que venha prejudicar a nós mesmos. Eu agradeço essa equipe que veio nos orientar, foi muito bom, muito importante e que continuem levando isso para outros bairros”.

O mutirão aconteceu durante toda a manhã deste sábado e contou com equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. Durante a ação os moradores foram orientados pelos agente de combate a endemias e agentes comunitários de saúde para colocar qualquer recipiente ou lixo, que pudesse acumular água, na calçada para que as equipes da Secretaria de Infraestrutura recolhessem. A Seinfra também utilizou máquinas para limpeza de terrenos baldios que serviam de criadouros do mosquito.

Infestação do mosquito 

O 1° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 06 a 10 de janeiro de 2025, pela Secretaria Municipal de Saúde, mostrou que Corumbá apresenta índice de infestação do mosquito Aedes aegypti de 4,40%. O aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Os bairros com maiores indicadores são Guatós (14,42%); Nova Corumbá (10,79%) e Jardim dos Estados (8,06%). O depósito predominante para a larva do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya (arboviroses) é o reservatório do tipo A2 – caixas d’água em nível de solo.

Com mutirão no Guatós, Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
Com mutirão no Guatós, Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
Com mutirão no Guatós, Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
Com mutirão no Guatós, Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

SES e Iagro unem forças e lançam campanha de combate às arboviroses em áreas rurais

Com o objetivo de enfrentar o avanço e combater a proliferação dos vetores das arboviroses, como dengue, Zika e Chikungunya, em áreas rurais, a SES (Secretar...

Saúde anuncia distribuição de 41,7 mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso do Sul

O Ministério da Saúde vai distribuir 41,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso do Sul, como parte de um total de 6,5 milhões que serã...

Mutirão de combate à dengue acontece sábado, dia 25, no bairro Guatós

A Prefeitura de Corumbá faz no sábado, 25 de janeiro, mutirão de combate à dengue no bairro Guatós. A ação, das 07h às 11 horas, contará com equipes da Secre...

Governo de MS lança programa e repassa recursos para municípios garantirem vacinação contra a dengue

Com o objetivo de fortalecer a imunização e prevenir casos graves de dengue no estado, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado...