Saúde
Corumbá participa de elaboração do plano de transformação para a saúde digital em MS
O Plano visa integrar tecnologias inovadoras para ampliar o acesso e garantir um serviço de qualidade à população sul-mato-grossense e segue as diretrizes do Ministério da Saúde na modalidade de saúde digital.
Qua, 19 Fevereiro de 2025 | Fonte: Assessoria PMC

A Prefeitura de Corumbá participou das discussões para modernização do SUS. Representantes das 79 secretarias municipais de Saúde do Estado se reuniram nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande, para construção conjunta do 'Plano de Ação Transformação SUS Digital do Mato Grosso do Sul'. A assessora técnica do gabinete da Secretaria de Saúde de Corumbá, Lays Gonçalves, esteve presente aos debates para alinhamento estratégico do sistema e das oficinas práticas.
O Plano visa integrar tecnologias inovadoras para ampliar o acesso e garantir um serviço de qualidade à população sul-mato-grossense e segue as diretrizes do Ministério da Saúde na modalidade de saúde digital.
Durante as oficinas, foram definidos objetivos, ações e metas para o Plano de Ação de Transformação Digital em Saúde das regiões de Mato Grosso do Sul, pautado no Diagnóstico Situacional e no Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD) que mostraram as necessidades e prioridades para a transformação digital na saúde pública do estado.
De acordo com a superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, o Programa SUS Digital/MS, teve a adesão dos 79 municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Ele amplia o acesso da população a ações e serviços de saúde. Também busca criar um ambiente colaborativo entre os diversos atores do SUS, capaz de garantir o aprimoramento da gestão.
Após a fase de elaboração do diagnóstico situacional, deve ser elaborado os Planos de Ação de Transformação para a Saúde Digital (PA Saúde Digital) para as macrorregiões de saúde. Como forma de garantir que os pontos refletidos sejam executados no âmbito do território, os gestores devem formular seu PA Saúde Digital, que consiste em um plano estratégico personalizado para cada macrorregião de saúde.
Entre os temas discutidos nas oficinas estão a sustentação, ampliação e modernização da infraestrutura computacional; a modernização dos Serviços de Segurança cibernética; os serviços de saúde digital; a educação em saúde; a interoperabilidade de dados e também a aquisição de equipamentos como computadores, nobreaks e periféricos para tele consultas e telediagnósticos. Essas inovações permitirão um atendimento mais ágil, humanizado e eficiente em todas as regiões do estado.
Resultados do mapeamento
O Programa SUS Digital teve como etapa inicial o Diagnóstico Situacional que foi realizado em todos os municípios das macrorregiões de saúde do estado e após, realizadas oficinas que resultaram em um consolidado de informações que foram aprovadas pelo COSEMS e pactuado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite) para envio ao Ministério da Saúde.
Posteriormente foi elaborado INMSD (Índice Nacional de Maturidade de Saúde Digital) no qual, cada gestão municipal preencheu o questionário e inseriu no InvestSUS. Com esses dois instrumentos foi realizado um relatório de análise dos dados qualitativa e quantitativa que fornecem um retrato da situação de saúde das quatro macrorregiões do estado, esses resultados também permitem que cada município compreenda seu nível de maturidade digital e identifique pontos de melhoria. Com informações da Comunicação SES.
Veja Também
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, nesta quinta-feira (13), a total gratuidade do Programa Farmácia Popular. No Encontro Nacional de Prefeitos, e...
As vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o S...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população