Saúde
Em operação, equipamento agiliza diagnóstico de tuberculose e permite tratamento precoce
O equipamento funciona no Centro de Saúde da Ladeira Dr Moysés dos Reis Amaral.
Dom, 26 Novembro de 2023 | Fonte: Assessoria PMC

A rede pública de saúde de Corumbá já conta com a operação do GeneXpert® para o diagnóstico da tuberculose. O aparelho permite a realização de teste rápido molecular para detectar sensibilidade ou não à Rifampicina (fármaco mais potente e importante na terapia de combate à tuberculose, também usado na hanseníase). O equipamento funciona no Centro de Saúde da Ladeira Dr Moysés dos Reis Amaral.
"A rede municipal de saúde tem um papel fundamental na prevenção e controle da tuberculose. Embora seja considerada problema de saúde pública, a tuberculose é uma doença curável. Trabalhamos para manter um programa de prevenção cada vez mais eficaz", afirmou o prefeito Marcelo Iunes ao destacar a importância do novo equipamento.
“Nós vamos conseguir fazer o exame aqui na cidade, sem precisar transportar até Campo Grande, para o Laboratório Central (Lacen), e isso vai agilizar o resultado. Vamos conseguir liberar o resultado do exame em pouco tempo, vai evitar o transporte da amostra e agilizar o tratamento do paciente”, explicou Alessandra Martins Feliciano, coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tuberculose.
O Programa Municipal de Controle de Tuberculose atende, atualmente, 187 pacientes. “Ele recebe o medicamento durante todo o tratamento, sendo positivo para a tuberculose. Esse medicamento só existe na rede pública, não é disponibilizado em farmácia e nem na rede particular, somente pelo SUS”, disse Alessandra informando que o período de tratamento tem variação. “Geralmente, o paciente com a tuberculose básica, que a gente chama de esquema básico, dura em torno de seis meses, que é uma tuberculose sem resistência aos medicamentos. Já uma tuberculose resistente aos medicamentos básicos, dura em torno de dezoito meses”.
Gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá, Luciana Ambrósio, destacou que há 15 anos, o Município busca implantar o equipamento para fazer análise de tuberculose em Corumbá. “É um grande avanço. Esse aparelho vem agregar ao nosso serviço. O Município ganha na logística de transporte, uma vez que não vai ser necessário enviar a coleta para análise em Campo Grande. Ganha em agilidade, coletou já leva no laboratório e a gente traz para cá, para fazer essa análise”, disse.
A bioquímica Eunice Atsuko T. Cunha explicou que o GeneXpert® faz o diagnóstico de forma rápida. “O paciente faz o exame e em duas horas sai o resultado se é resistente ou não à Rifampicina, que é um dos medicamentos mais poderosos para tratar tuberculose. Pelo método mais tradicional, a gente tinha que pedir dois dias para liberar o resultado. Com essa máquina pode liberar em duas horas. Já está funcionando e, a partir de agora, Corumbá vai fazer os exames aqui”, esclareceu.
Para Laryssa Almeida de Brito Ribeiro, gerente do Programa de Tuberculose e Hanseníase do Estado, o equipamento é fundamental para a rede pública de saúde. “Faz com que a gente possa eliminar a tuberculose como problema de saúde pública. A tuberculose é grave, se não tiver tratamento, pode causar morte”.
Secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão, ressaltou que a agilidade da liberação do resultado permitirá o tratamento precoce da doença. “Com o resultado saindo praticamente no mesmo dia, facilita para o paciente, que começa imediatamente o tratamento. Esse início precoce do tratamento é muito importante para que o paciente, que tenha adquirido a tuberculose, não transmita a doença. Em poucos dias de medicamento ele para de transmitir e assim, garante a saúde dele e também da coletividade. Esse aparelho faz até quatro amostras ao mesmo tempo e nós temos a capacidade de fazer 16 exames por dia, de acordo com a demanda”, afirmou.
Veja Também
O prefeito Marcelo Iunes sancionou nesta segunda-feira, 06 de novembro, a lei que estabelece carga horária de 30 horas semanais para os profissionais de Psic...
Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 29 de abril, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou dois eixos prioritár...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população