Saúde
No mês de Prevenção ao Suicídio, psicólogas alertam sobre importância de observar primeiros sinais de depressão
Instituições que atuam em Corumbá, com crianças e adolescentes, têm trabalhado o tema ao longo do mês.
Ter, 17 Setembro de 2024 | Fonte: Karine Dias/Assessoria

Você sabia que todo dez de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio? A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) analisou quase 1 milhão de dados e concluiu que, entre 2011 e 2022, a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% por ano, enquanto as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos evoluíram 29% ao ano no mesmo período.
Com número de casos que superam os registrados na população em geral, é ainda mais importante estar sempre atento aos primeiros sinais de que a saúde mental não vai bem.
Psicóloga da Cidade Dom Bosco, Priscila Silgueiros explica que o Setembro Amarelo é importante justamente por provocar a reflexão sobre a prevenção aos suicídios. “É importante falarmos sobre saúde mental, acolher o sentimento do outro, ser empático. Todos os dias temos a oportunidade de salvar uma vida através do nosso comportamento”, ressalta.
De acordo com Vera Lucia, psicóloga do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, entre os primeiros sinais de ideação suicida entre crianças e adolescentes estão falar sobre a morte e até mencionar que quer morrer, deixar de realizar atividades que gostava de fazer, demonstrar comportamento depressivo, deixar de se alimentar, ter dificuldade para dormir ou dormir demais, e até mesmo a automutilação.
“Os primeiros sinais não podem ser generalizados, pois cada pessoa é diferente e, em muitos casos, os fatos que podem ocorrer não são visíveis”, alerta a psicóloga do Moinho Cultural.
Além de acolher, ouvir e não julgar, a arte também pode ser uma aliada. “A arte é uma linguagem expressiva das nossas emoções e, sem dúvida, contribui para a saúde mental. Atualmente, é muito utilizada em terapias, pois é um meio que nos permite expressar e canalizar as diferentes emoções que podemos vivenciar no dia a dia”, destaca Vera Lucia.

Tema dentro das instituições
Para ajudar as crianças e adolescentes a lidarem melhor com as emoções, a Cidade Dom Bosco tem trabalhado a temática do Setembro Amarelo ao longo do mês. Além disso, no dia 25 de setembro, acontece a culminância, a partir das 19h, na quadra coberta da E.E. Dom Bosco. No dia, as crianças e adolescentes atendidos pela instituição vão falar sobre os meios que podem ser usados para superar traumas que levam ao suicídio, além de canais e formas de prevenção.
Já no Moinho Cultural, as crianças e jovens são acompanhados sempre pelo Núcleo Social, que também faz o acompanhamento familiar.
Ajuda gratuita
Formado por voluntários, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente. O atendimento é realizado por telefone, 24 horas por dia e sem custo de ligação. O telefone é o 188.
Além disso, existe o Pode Falar, canal lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de ajuda em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Funciona de forma anônima e gratuita, indicando materiais de apoio e serviço. O site é Rede Pode Falar.
Veja Também
Nesta sexta-feira (29), a Polícia Civil, por meio da delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Corumbá, realizou uma ação preventiva no âmbito do Setembro A...
A Coordenadoria de Atendimento Psicossocial e Espiritual (CAPE) da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul deu seguimento a uma série de palestras voltadas para ...
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado anualmente no dia 10 de setembro, é uma iniciativa promovida pela Associação Internacional para a Prevenção ...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems