23 ℃

Agronegócio

MS vai declarar Estado de Emergência Zoosanitária e intensificar ações de prevenção à influenza aviária

As ações visando impedir a entrada de aves contaminadas com a gripe aviária em Mato Grosso do Sul.

Qui, 20 Julho de 2023 | Fonte: João Prestes/Comunicação Semadesc


MS vai declarar Estado de Emergência Zoosanitária e intensificar ações de prevenção à influenza aviária
Foto: Saul Schramm

O Governo do Estado deve publicar nos próximos dias um decreto declarando Estado de Emergência Zoosanitária e intensificar as ações visando impedir a entrada de aves contaminadas com a gripe aviária em Mato Grosso do Sul.

A decisão foi tomada após reunião dos secretários estaduais de Agricultura com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, que está em missão comercial à Europa e Ásia. Portanto, a reunião foi realizada por meio virtual.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, participou representando Mato Grosso do Sul.

"Nós já temos um decreto de alerta zoosanitário e estamos com ações preventivas efetivas nas fronteiras. O ministro pediu que seja transformado em Estado de Emergência porque está muito preocupado com o enorme prejuízo que pode representar ao país se essa doença chegar a uma granja de aves. Serão liberados mais R$ 200 milhões em nível nacional para ações de prevenção, Mato Grosso do Sul deve receber R$ 2 ou 3 milhões, que usaremos para aumentar as estruturas das barreiras, pagar diárias, intensificar a prevenção", afirmou Verruck.

O decreto de Alerta Zoossanitário está em vigor desde o dia 2 de junho, quando também foi instituído o Sistema de Monitoramento, Avisos e Ações para fins de prevenção à ocorrência da influenza aviária H5N1 em Mato Grosso do Sul. Não há registro de contaminação nem de aves silvestres com a influenza aviária no Estado.

O monitoramento é coordenado pelo Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas de Mato Grosso do Sul (GEASE/MS).

Entre as atribuições desse organismo estão a mensuração e acompanhamento diário das informações estratégicas em saúde, especialmente acerca da velocidade de propagação da influenza aviária HSNI em território nacional e internacional; estabelecimento de fatores de riscos, proposição de estratégias de vigilância ativas e passivas; levantamento de condições e de necessidades de insumos para prevenção e aplicação de plano de contingência específico a ser definido, e na edição de boletins informativos quinzenais.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Mapa intensifica as investigações e confirma mais dois casos de influenza aviária no Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que tem intensificado as ações de vigilância em populações de aves domésticas e silvestres em todo o pa...

Estado vai criar sistema de alerta e monitoramento da gripe aviária alinhado com a defesa sanitária federal

Mato Grosso do Sul vai criar um sistema de alerta de monitoramento de gripe aviária em Mato Grosso do Sul, numa ação conjunta que envolverá órgãos de defesa ...

Rio Grande do Sul registra primeiro foco de influenza aviária em aves silvestres

Foi confirmado na noite desta segunda-feira (29) o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no estado do Rio Grande do Sul, na ave si...