Cidade
Comarca de Corumbá premia facilitadores em Justiça Restaurativa no ambiente escolar
A formação, que ocorreu ao longo de 2024, teve como objetivo ampliar o número de facilitadores de práticas restaurativas nas escolas dos municípios de Corumbá e Ladário.
Qua, 11 Dezembro de 2024 | Fonte: Assessoria TJMS

Na última sexta-feira, dia 6 de dezembro, a comarca de Corumbá realizou uma cerimônia de premiação para facilitadores em Justiça Restaurativa, capacitados em razão do Termo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), e a Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Corumbá. A formação, que ocorreu ao longo de 2024, teve como objetivo ampliar o número de facilitadores de práticas restaurativas nas escolas dos municípios de Corumbá e Ladário.
A premiação fez parte do concurso de fomento às práticas restaurativas em ambiente escolar e visou aumentar o número de círculos de construção de paz nas escolas. A atividade superou todas as expectativas, com a realização de 148 círculos de construção de paz, muito além dos 100 círculos inicialmente projetados. Essa iniciativa alcançou mais de 700 pessoas, promovendo um ambiente de diálogo e resolução de conflitos. Vale destacar o empenho dos facilitadores, que aceitaram o desafio e utilizaram os conhecimentos adquiridos na formação, contribuindo para o sucesso da iniciativa.
No evento, foram premiadas as três escolas que mais se empenharam na realização de círculos de Justiça Restaurativa entre os dias 2 de setembro e 30 de novembro. A Escola Maria Leite foi a primeira colocada, tendo realizado o maior número de círculos (52), seguida pela Escola Dom Bosco (21), que obteve o segundo lugar, e pela Escola Carlos de Castro Brasil (20). Essas instituições se destacaram pelo comprometimento e dedicação na implementação de práticas restaurativas, contribuindo significativamente para a promoção de um ambiente escolar mais justo e acolhedor.
A desembargadora Elizabete Anache, responsável pela CIJ, participou do evento por videoconferência e parabenizou todos os envolvidos pelo sucesso na difusão da cultura da paz nas escolas. “É uma grande alegria e uma honra me dirigir a vocês nesta data tão especial”, declarou.
“Essa é uma iniciativa que tem transformado vidas e promovido uma cultura de paz na nossa sociedade. Desde o início deste projeto de fomento à Justiça Restaurativa, foi notável o impacto positivo que os círculos de construção de paz trouxeram para as comunidades escolares”, completou a desembargadora.
Para o diretor do Foro de Corumbá, juiz Maurício Cléber Miglioranzi Santos, a formação viabilizada pelo convênio entre a CIJ e a CRE trouxe à comarca uma nova cultura de resolução de conflitos. “Começar no contexto escolar é a chave para que tal cultura seja difundida por toda a comunidade. A atividade de fomento realizada apenas confirmou a vocação de facilitadores e gestores para a cultura da paz, indo muito além das expectativas”, afirmou o magistrado.
A formadora em Justiça Restaurativa Valquíria Rédua da Silva, da SED, também cumprimentou os facilitadores formados, destacando a relevância das atividades no âmbito escolar. “Como educadores, sabemos da importância de incluirmos práticas dialogadas no espaço escolar para promover uma cultura de paz e de não violência. A Justiça Restaurativa é mais do que um método de resolução de conflitos; podemos entendê-la como um instrumento de transformação social”, enfatizou.
A formação dos facilitadores e o incentivo à Justiça Restaurativa nas instituições de ensino foram iniciativas do juiz Miglioranzi. O objetivo é que a Justiça Restaurativa na Escola se torne uma ferramenta fundamental na resolução de conflitos nas escolas, contribuindo para um ambiente mais harmonioso e colaborativo nos municípios de Corumbá e Ladário.
Autoridades – Entre os presentes na solenidade, destacaram-se autoridades do Ministério Público, representado por Luciano Conte, e da Defensoria Pública, com a presença de Jamile Serra Azul. A Coordenadora Regional de Educação, Patrícia Acioly, também esteve presente, além do delegado Regional da Polícia Civil, Fabrício Dias; do 2º tenente da Polícia Militar, Humberto Lemes da Cunha; e do vice-presidente da OAB subseção Corumbá, José Carlos dos Santos.
Tudo Sobre
tjms sed comarca-de-corumba facilitadores-em-justica-restaurativa coordenadoria-da-infancia-e-juventudeVeja Também
MPMS promove reunião com Procurador do MPF para discutir ações conjuntas em Corumbá
A comarca das Promotorias de Justiça de Corumbá recebeu, nesta terça-feira (22/10), a visita do Procurador do Ministério Público Federal (MPF), Marco Antônio...
Campanha Doe Amor, Doe Brinquedos recolhe doações em Corumbá e Ladário
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) está desenvolvendo a Campanha Solidária "Doe Amor, Doe Brinquedos", com o objetivo de arrecadar brinquedos ...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população