34 ℃

Cidade

Corumbaenses festejam Cosme e Damião com distribuição de doces para crianças e adolescentes

Condutores devem redobrar a atenção nas vias da cidade.

Sex, 27 Setembro de 2024 | Fonte: Da Redação


Corumbaenses festejam Cosme e Damião com distribuição de doces para crianças e adolescentes
Fotos: Arquivo/Correio de Corumbá

Corumbaenses festejam Cosme e Damião com distribuição de doces para crianças e adolescentes Para o catolicismo, o dia de São Cosme e São Damião é celebrado no dia 26 de setembro, mas a tradição em distribuição de doces e guloseimas para as crianças é no dia 27, portanto, hoje, sexta-feira, as ruas de Corumbá estará tomada por crianças e adolescentes atrás das delicias ofertadas pelos devotos aos santos.  

Os motoristas e condutores que trafegam pelas ruas de Corumbá devem redobrar a atenção e reduzir a velocidade, para evitar acidentes, pois durante todo o dia e até o anoitecer, várias crianças e adolescentes estarão trafegando com suas volumosas mochilas e sacolas correndo pelas vias, tanto no centro quanto nos bairros.

Além das tradicionais sacolinhas de doces, são distribuídos bolos, cachorro quente, refrigerantes, geladinhas, picolés e até brinquedos, entre outras guloseimas.   

Tradição católica

A festa de São Cosme e Damião é celebrada todos os anos no dia 27 de setembro. É a data em que, segundo a igreja católica, morreram os irmãos gêmeos, que teriam vivido na região da Ásia Menor, em algum lugar entre os atuais territórios da Síria e Turquia, no século III d.C. 

Os dois se tornaram conhecidos por praticarem a medicina e por recusarem qualquer pagamento por seus serviços. Por isso, ficaram conhecidos pelo apelido de anárgiros (palavra grega que significa “sem prata”). 

Durante a perseguição do imperador romano Diocleciano aos cristãos, os irmãos foram presos e torturados já que também eram cristãos que se dedicavam à conversão de pagãos à nova fé. 

De acordo com a hagiografia católica, eles teriam sobrevivido a vários suplícios, como fogo, pedradas e flechadas. Por fim, foram decapitados, já que não teriam aceitado abrir mão da fé cristã.  

O culto aos santos teria chegado ao Brasil na década de 1530, com o donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho. Ao aportar no Brasil e depois de lutar contra os indígenas caetés, o donatário fundou uma cidade em Igarassu e erigiu ali uma igreja dedicada aos gêmeos, que é hoje considerada a mais antiga do país. 

Corumbaenses festejam Cosme e Damião com distribuição de doces para crianças e adolescentes

Vários milagres são atribuídos aos santos, entre eles um ocorrido em Igarassu, que foi poupado de uma epidemia de febre amarela, que assolou as cidades de Olinda e Recife em 1685, supostamente pela intervenção dos irmãos. 

Com o tempo, a devoção aos santos foi ganhando outra dimensão. Além da celebração oficial, por meio de missas e procissões em homenagem aos santos, há o costume de se distribuir doces para as crianças. 

Quem faz a distribuição quer demonstrar sua devoção aos santos, mas também quer pedir proteção e agradecer por graças obtidas por meio da intervenção de Cosme e Damião. 

Sincretismo religioso

Há, no culto aos gêmeos, o impacto do sincretismo religioso do cristianismo com religiões de matriz africana. Com a proibição aos seus cultos ancestrais, os africanos trazidos à força, como escravos, para o Brasil e seus descendentes, passaram a associar seus orixás a santos cristãos, como uma forma de manter suas crenças e tradições. No caso de São Cosme e São Damião, foi feita uma associação aos gêmeos Ibejis, orixás crianças.  

“Cosme e Damião é uma data da igreja católica, mas as religiões de matriz africana fazem um diálogo com essa data. Isso tem a ver com o que chamamos de festa de erê, uma entidade que se manifesta em forma infantil, ou festa da ibejada. Na tradição iorubá, isso tem a ver com a importância dos gêmeos. No caso da Bahia, se faz o caruru de Cosme e Damião. No Rio de Janeiro, se faz distribuição de doces”, explica o professor de história da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e babalaô (sacerdote) Ivanir dos Santos. “Festejar a criança, o erê, a ibejada, é festejar a alegria”. (Com informações da Agência Brasil)

Corumbaenses festejam Cosme e Damião com distribuição de doces para crianças e adolescentes
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias