Cidade
Defensoria de MS identifica graves problemas no Estabelecimento Penal de Corumbá
Durante a inspeção, foi constatada a superlotação em todas as celas.
Seg, 09 Dezembro de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul identificou graves problemas no Estabelecimento Penal de Corumbá durante uma inspeção.
A ação foi realizada pelo Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), que é coordenado pelo defensor público Arthur Demleitner Cafure.
Conforme o coordenador, a ação contou com a parceria da
(DPU) e do Conselho Penitenciário Estadual.
“O objetivo foi o de verificar as condições de infraestrutura da unidade prisional e assegurar o respeito aos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade”, revela o coordenador.
Durante a inspeção, foram constatados problemas graves, como a superlotação em todas as celas, a falta de assistência material, com presos sem colchões e itens básicos de higiene, o racionamento constante de água e a ausência de ventilação natural.
“Este último ponto é particularmente preocupante devido às altas temperaturas registradas em Corumbá, o que agrava as condições de insalubridade do local”, pontua o defensor.
A ação contou com a participação do coordenador do Núcleo Criminal, defensor público Daniel de Oliveira Falleiros Calemes; defensor público Cahuê Duarte e Urdiales, titular da 6ª DP de Execução Penal de Campo Grande; defensora pública Andréa Pereira Nardon, titular da 2ª DP de Jardim e do servidor Rafhael de Souza Santos.
Pela Defensoria Pública da União: os defensores Sílvio Rogério Grotto, defensor público-chefe substituto; e defensor público federal especializado em execução penal, Welmo Edson Nunes Rodrigues.
Providências
Com base nas irregularidades observadas, será elaborado um relatório detalhado para subsidiar a adoção de medidas administrativas e judiciais pela Defensoria Pública, visando à melhoria das condições carcerárias.
Já pelo Conselho Penitenciário Estadual, o advogado Douglas Figueiredo, presidente do conselho e a advogada Marianny Alves.
Veja Também
Uma mulher de 30 anos foi detida, na tarde de quinta-feira, 3 de outubro, ao tentar entregar trouxinhas de maconha disfarçadas em um pacote de carne seca par...
Um homem de 63 anos foi detido, nesta quinta-feira (21.11), ao tentar entregar uma cebola “recheada” com maconha para o filho, que cumpre pena no Estabelecim...
Últimas Notícias
- 14 de Janeiro de 2025 Demanda por vacinas foi 100% atendida em Mato Grosso do Sul
- 14 de Janeiro de 2025 Secretaria de Educação de Ladário está com Processo Seletivo aberto para profissionais de nível superior
- 14 de Janeiro de 2025 Nova norma sobre o Pix fortalece combate a crimes financeiros e não monitora transações diárias
- 14 de Janeiro de 2025 Gestão Municipal reafirma parceria com SENAI para ampliar Programa Qualifica Ladário
- 14 de Janeiro de 2025 CHINA-TAIWAN: UMA RELAÇÃO PERIGOSA
- 14 de Janeiro de 2025 O PESO DA MOCHILA DIÁRIA
- 13 de Janeiro de 2025 Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”
- 13 de Janeiro de 2025 Ao visitar escolas da REME, prefeito destaca estruturação das unidades de ensino
- 13 de Janeiro de 2025 Éderson: conheça o sul-mato-grossense alvo de Real Madrid, Manchester City, Liverpool e United
- 13 de Janeiro de 2025 Barbosinha ‘passa bastão’ para Riedel e juntos já começam a planejar os desafios do Estado para 2025
- 13 de Janeiro de 2025 Prefeito discute regularização fundiária e construção de casas populares em Corumbá
- 13 de Janeiro de 2025 IFMS abre prazo de matrícula em cursos técnicos integrados ao ensino médio
- 13 de Janeiro de 2025 Viação Cidade Corumbá assume o transporte coletivo em Três Lagoas
- 13 de Janeiro de 2025 Unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS) alcança marca de 1 milhão de toneladas de celulose produzidas
- 13 de Janeiro de 2025 Mato Grosso do Sul registra aumento significativo na emissão de carteiras de identidade em 2024