Cidade
Defensoria de MS identifica graves problemas no Estabelecimento Penal de Corumbá
Durante a inspeção, foi constatada a superlotação em todas as celas.
Seg, 09 Dezembro de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul identificou graves problemas no Estabelecimento Penal de Corumbá durante uma inspeção.
A ação foi realizada pelo Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), que é coordenado pelo defensor público Arthur Demleitner Cafure.
Conforme o coordenador, a ação contou com a parceria da
(DPU) e do Conselho Penitenciário Estadual.
“O objetivo foi o de verificar as condições de infraestrutura da unidade prisional e assegurar o respeito aos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade”, revela o coordenador.
Durante a inspeção, foram constatados problemas graves, como a superlotação em todas as celas, a falta de assistência material, com presos sem colchões e itens básicos de higiene, o racionamento constante de água e a ausência de ventilação natural.
“Este último ponto é particularmente preocupante devido às altas temperaturas registradas em Corumbá, o que agrava as condições de insalubridade do local”, pontua o defensor.
A ação contou com a participação do coordenador do Núcleo Criminal, defensor público Daniel de Oliveira Falleiros Calemes; defensor público Cahuê Duarte e Urdiales, titular da 6ª DP de Execução Penal de Campo Grande; defensora pública Andréa Pereira Nardon, titular da 2ª DP de Jardim e do servidor Rafhael de Souza Santos.
Pela Defensoria Pública da União: os defensores Sílvio Rogério Grotto, defensor público-chefe substituto; e defensor público federal especializado em execução penal, Welmo Edson Nunes Rodrigues.

Providências
Com base nas irregularidades observadas, será elaborado um relatório detalhado para subsidiar a adoção de medidas administrativas e judiciais pela Defensoria Pública, visando à melhoria das condições carcerárias.
Já pelo Conselho Penitenciário Estadual, o advogado Douglas Figueiredo, presidente do conselho e a advogada Marianny Alves.
Veja Também
Uma mulher de 30 anos foi detida, na tarde de quinta-feira, 3 de outubro, ao tentar entregar trouxinhas de maconha disfarçadas em um pacote de carne seca par...
Um homem de 63 anos foi detido, nesta quinta-feira (21.11), ao tentar entregar uma cebola “recheada” com maconha para o filho, que cumpre pena no Estabelecim...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população
- 30 de Abril de 2025 Com mais 32 aprovados em concurso público, Prefeitura dá sequência à posse de servidores
- 30 de Abril de 2025 Com 47 vagas disponíveis, estão abertas as inscrições para o Concurso público para Técnicos-Administrativos em Educação da UFMS
- 30 de Abril de 2025 Atenção produtores: declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- 30 de Abril de 2025 Marcelo Araújo pede contratação de vacinadores para atender a saúde pública
- 30 de Abril de 2025 MPT-MS emite recomendações a empregadores, sindicatos e entes públicos para proteção de trabalhadores frente às mudanças climáticas
- 30 de Abril de 2025 Governo anuncia 2ª edição do CPNU com 3.352 vagas para 35 órgãos
- 30 de Abril de 2025 O SONHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PANTANAL
- 30 de Abril de 2025 Desemprego de 7% no 1º tri é o menor já registrado para o período