34 ℃

Dilson Fonseca

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Dom, 05 Março de 2023 | Fonte: Dilson Fonseca


 O Transporte ferroviário é a transferência de pessoas ou bens, entre dois locais geograficamente separados, efetuada por um comboio, automotora ou outro veículo semelhante. O comboio ou seu equivalente circula numa via férrea composta por carris dispostos ao longo de um percurso. Paralelamente, existe um sistema de sinalização e, por vezes, um sistema de eletrificação. A operação é realizada por uma empresa ferroviária, que se compromete a fazer o transporte entre as estações ferroviárias. A potência para o movimento é fornecida por um motor a vapor, diesel ou motor eléctrico de transmissão. O transporte ferroviário é o mais seguro dos transportes terrestres. O início do transporte ferroviário data do século XIX. Com o desenvolvimento do motor a vapor, foi possível iniciar uma expansão dos principais caminhos de ferro, que foram um componente muito importante durante a revolução industrial. Com o avanço da tecnologia, foram lançados comboios eléctricos e os comboios a vapor foram substituídos por motores a diesel. Na década de 1960 surgiu o comboio de alta velocidade, tornando este tipo de transporte cada vez mais rápido e acessível.    

Transporte de passageiros O transporte ferroviário está claramente vocacionado para ser concorrente e alternativo na mobilidade das pessoas nos fluxos urbanos, suburbanos, regionais e longo curso, distinguindo-se do modo rodoviário, coletivo e individual, por ser uma oferta de grande capacidade dirigida a grandes fluxos. As funções que devem ser exercidas pelas linhas ferroviárias no que respeita ao transporte de pessoas são:

*Distribuição no centro: o transporte de pessoas, a curtas distâncias, na zona interna da cidade.
*Aproximação intra-metropolitana: interligação da zona metropolitana ao centro da cidade.
*Interligação regional: ligação de uma cidade ou conjunto de cidades a uma cidade metropolitana mais importante.
*Ligação interurbana: transporte de passageiros entre cidades ou regiões metropolitanas de igual importância ou mesmo cidades de diferentes países.
*Funções específicas, tais como, ligação a aeroportos, comboios turísticos, entre outros.
 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias