Roberto Maciel (Betão)
CANTINHO DO BETÃO: FESTA DE ARROMBA
Ter, 21 Março de 2023 | Fonte: Roberto Maciel (Betão)
O bar de eventos de Gilson “Cara de Bode” estava em polvorosa pois, logo mais à noite iria haver um grande casório. O pai da noiva doara meia novilha e o pai do noivo entrara com 50 barris de chope.
- Você assustou toda a passarada das vizinhanças com esse palavrão.
- Onde anda meu “pé-de-bode” de 8 baixos, mulher. Logo mais vou tocar num casório e quero deixar, ele bem alinhado.
- Está lá no fundo do baú de trastes.
- Que é que foi, homem de Deus – perguntou a velha china que estava quarando roupa no terreiro.
- Você assustou toda a passarada das vizinhanças com esse palavrão.
- Onde anda meu “pé-de-bode” de 8 baixos, mulher. Logo mais vou tocar num casório e quero deixar, ele bem alinhado.
- Está lá no fundo do baú de trastes.
- Avisa pro peão para atrelar o Pingo na charrete e venha lustrar minhas botas e passar ferro na minha bombacha, na camisa e no lenço, pois não quero chegar lá, todo esgualepado.
O bar e casa de eventos do Gilson Cara de Bode, se localizava no centro de várias comunidades: italianos, japoneses, chineses, cearenses, mineiros... e, nas festanças, todos lá se reuniam.
Aberto quase 24 horas por dia, o bar recebia gentilmente os fregueses para um bate-papo, um carteado ou uma partida de sinuca. Servia também vários tipos de tira-gostos e aperitivos, desde refrigerante até chicha e saquê, além de curtidos de várias espécies de plantas medicinais.
- Vocês aí, deixem esse altar no jeito e você da aparelhagem de som, não se esqueça de desligar o microfone do Gaudêncio, senão vai ser aquele desastre.
Logo foram chegando os músicos: os paraguaios com harpa e violão, os gaúchos com sanfonas, os pagodeiros com cavaquinho, pandeiro e zabumba. Com tudo nos trinques: churrasco assando, mandioca ferventando, sarrabulho fervendo na panela, Gilson foi soltar um barro e tomar aquele banho caprichado para receber os convivas. Veio até a bandinha da Prefeitura do povoado para tocarem músicas carnavalescas. Havia mesas ao ar livre, no chão batido e na parte coberta.
.x.x.x.x.x.x.
Gaudêncio Trovoada subiu na charrete com a caixa de sanfona. O cavalo deu uma olhada para trás e rezou para que o gaúcho não ensaiasse nenhuma música no caminho pois, apesar do tampão nos ouvidos, o som da voz do homem era de lascar.
No caminho, Gaudêncio começou a recordar-se de seu passado. Seus pais, vindos da Itália, ganharam a vida como “calcamanos”, sempre colocando a mão na balança da quitanda. Enricaram e compraram um pequeno sítio nos arredores, onde tinham alguma criação. Era solteirão pois fora prometido para uma italianinha que ficou surda quando Gaudêncio lhe fez no ouvido, o pedido de casamento. Vazou para a Itália e nunca mais voltou. Gaudêncio era um misto de Tenor e Barítono e mal podia controlar a voz tonitroante, daí a alcunha de “trovoada”. Conta a lenda, que quando ele nasceu, ensurdeceu a parteira com seu berro, quando levou o tapinha na bunda.
.x.x.x.x.x.x.
O Vigário e o Sacristão já estavam em seus postos e, ao lado do altar, o noivo, um mineirinho com cara de babaca, mas era lindo, graças ao dinheiro dos pais. Gaudêncio, atrás do microfone desligado, arrumou a garganta e aos primeiros acordes do teclado, iniciou a “Ave Maria” pois a noiva, potrancona boa de tudo, ia começando a galgar a escada. Foi nesse momento crucial que um cavaleiro catou a noiva, engarupando-a na anca de seu cavalo e, levantando poeira, partiu estrada a fora...
- Eu vim aqui para realizar um casamento e daqui não saio sem concluir a vontade divina - disse o vigário – há neste recinto alguém que queira contrair matrimônio com este pobre vivente?
- Eu quero – disse uma voz feminina dentre a multidão.
Era Rosinha, mineirinha tímida que andava de rabo-de-olho no noivo há muito tempo. Ante o olhar estupefato dos pais do noivo e dos convidados, alguém catou o véu e o buquê que a noiva havia deixado cair no momento do sequestro e o casamento foi realizado ao som tonitroante da “Ave-Maria” entoado por Gaudêncio Trovoada.
.x.x.x.x.x.
A festança de arromba varou a noite com churrascada e chopeidança em vários ritmos. Pó fino levantando do chão batido na ala externa e som de esporas tinindo no assoalho na ala interna. Em pouco tempo devoraram a meia novilha, o sarrabulho e a mandioca e o noivo, feliz da vida, bicocava a consorte amada em uma das mesas, ansiosos para irem ao leito nupcial.
Veja Também
Na soleira da porta do tosco ranchinho ele dedilhava sua viola enquanto esperava o sol desabar no poente e a água da chaleira no fogão à lenha aquecer pra mo...
O caminhão de Nagib me pegou em casa lá pelas 6 da tarde. Ia levando o Padre Did, Bodão e mais 10 garrafões da famosa pinga da roça, fabricação exclusiva de ...
Salim já nascera na boleia de um caminhão de Mascate e, assim que sua mãe morreu e o pai o abandonou ao deus dará, resolveu ser Mascate, percorrendo as fazen...
- Pai, pai, encontrei este galho bonito e, se bem enfeitado, vai dar uma bonita árvore de Natal. Aníbal havia acabado de chegar da lida da roça. Semea...
Últimas Notícias
- 01 de Julho de 2025 Prefeitura de Corumbá incentiva agroindústria familiar no assentamento Taquaral
- 01 de Julho de 2025 Pantanal Tech: Turismo de Corumbá apresentou inovação, sustentabilidade e diversidade
- 01 de Julho de 2025 ALÉM DO TETO, ACIMA DO CÉU
- 01 de Julho de 2025 SAUDADES
- 01 de Julho de 2025 Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix
- 01 de Julho de 2025 Hesley solicita reforma ou uma sede mais segura para a Oficina de Dança do Pantanal
- 01 de Julho de 2025 Com maior rede de hospitais de Mato Grosso do Sul, Cassems fortalece a regionalização da Saúde
- 01 de Julho de 2025 Imasul orienta sobre abertura de aceiros e procedimentos para atividades isentas de licenciamento
- 01 de Julho de 2025 VÍDEO: Defesa Civil de Corumbá alerta os condutores que trafegam pela BR-262 sobre um grande buraco na ponte do Morrinho
- 01 de Julho de 2025 SES apresenta à ALEMS novo programa de financiamento da Saúde para sanar filas
- 01 de Julho de 2025 Cerca de 1 milhão de homens e mulheres se alistam para o Serviço Militar
- 01 de Julho de 2025 Caminhão colide em poste energizado e motorista fica retido no veículo
- 01 de Julho de 2025 Arraial do Banho de São João 2025 movimenta quase R$ 3 milhões em Corumbá e atrai turistas
- 01 de Julho de 2025 Mato Grosso do Sul empregou 3.087 trabalhadores formais em maio e no ano já supera 20,8 mil novas vagas
- 01 de Julho de 2025 Vereador Jovan pede estudos para ampliar serviços de coleta de resíduos sólidos no Guatós