Cultura
Entrega do Prêmio Helô Urt e show do Grupo Sampri encerram mês da Mulher em Corumbá
O Prêmio é uma iniciativa que presta homenagem às pessoas que se destacaram no trabalho de reforçar o papel da mulher na sociedade e as conquistas sociais femininas nas diversas áreas.
Sáb, 01 Abril de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC
A Prefeitura de Corumbá entregou na noite da sexta-feira, 31 de março, o ‘Prêmio Mulher Helô Urt’. A iniciativa, criada pela lei 2327/2013, presta homenagem às pessoas que se destacaram no trabalho de reforçar o papel da mulher na sociedade e as conquistas sociais femininas nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Cidada, Personalidade e Sensibilidade de Gênero. A premiação encerrou as atividades do Mês da Mulher.
O prefeito Marcelo Iunes destacou que a premiação é importante porque exalta o trabalho e as ações realizadas em defesa dos direitos da mulher. “O Prêmio Mulher Helô Urt ganha mais força e importância a cada ano. Esta homenagem é um forte reconhecimento ao trabalho em prol das mulheres, como a Helô também trabalhava. A Helô sempre incentivava as pessoas. Parabenizo todos os homenageados, cada um de vocês tem grande merecimento”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, exaltou o trabalho realizado pelos homenageados. “Vocês têm todo o mérito em receber essa premiação, por todo o serviço prestado para as nossas mulheres. Este reconhecimento é importante para que todos percebam a importância que vocês têm para o nosso município”. Amanda também agradeceu ao Governo do Estado pelo oferecimento do show do Grupo Sampri, que encerrou a noite de premiação no Jardim da Independência.
“As iniciativas aqui premiadas dão voz e valorizam o trabalho das mulheres, e também de homens, que fazem a diferença na nossa sociedade. Cabe a nós, do Poder Executivo, efetivar políticas públicas e desenvolver ações que realmente acabem com qualquer tipo de discriminação e que valorizem o protagonismo feminino”, afirmou o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal.
Ganhadora do ‘Prêmio Mulher Helô Urt’ na categoria Cidadania, a professora Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim, disse que a premiação dá “significado ao trabalho que fiz, faço e continuo fazendo. Atender ao cidadão é o maior presente que tenho na minha vida”. Para o superintendente de Políticas Públicas, Hesley Sant’Ana, a premiação mostra a importância dos homenageados na sociedade. "A política pública só é efetivada quando chega na ponta e vocês fazem o trabalho chegar às comunidades”, disse.
Heloísa Helena da Costa Urt faleceu aos 61 anos de idade, no dia 23 denovembro de 2011. Helô Urt, como era carinhosamente chamada, tinha graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tinha forte atuação política e era um ícone da cultura corumbaense.
Homenageadas e homenageado
Na categoria Cultura, a vencedora foi Joana Baronéia Leite Rodrigues. Mais conhecida como "Dona Baroa da Caprichosos", foi servidora pública estadual concursada na Escola Estadual Dom Bosco por mais de 35 anos. É sócia-fundadora da escola de samba Caprichosos de Corumbá, onde hoje atua como colaboradora.
Já na categoria Meio Ambiente, a premiada foi Antônia Gomes dos Santos, catadora de recicláveis que desde 2018 trabalha na Cooperativa de Trabalho Pantanal Corumbá. Lá, desenvolve ações junto às famílias que fazem parte da cooperativa.
Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim foi a ganhadora do prêmio Helô Urt na categoria Cidadania. Desde a infância começou a trabalhar para ajudar aos seus pais. Foi doméstica e ajudante de sala de aula. Professora da educação infantil, ensino fundamental e médio, coordenadora e diretora de escola. Na vida profissional sempre buscou o atendimento às pessoas com maestria, dedicação e amor aos alunos, pais e comunidade. Aposentada desde 2014 continuou trabalhando e hoje está à frente da Gerência de Políticas Públicas da Terceira Idade e Inclusão Social.
Na categoria Personalidade, a homenageada foi Laura Fernanda Vaz. É pedagoga; professora de educação física e coordenadora do programa ‘Corumbá em Movimento’, da Fundação de Esportes (Funec). É professora de dança do grupo de dança ‘Melhor Idade’ e professora de hidroginástica.
A categoria Sensibilidade de Gênero homenageou o guarda civil municipal, André Luiz Ortiz Carneiro. Guarda civil municipal há 15 anos, foi responsável pelo grupamento ROMU (2017 a 2018); chefe do Núcleo de Ações Táticas (2018 a 2019). Atualmente é supervisor Operacional da Patrulha Maria da Penha.
Sampri
A noite terminou com a apresentação musical do Grupo Sampri, que trouxe clássicos da música popular brasileira, composições próprias e o samba de raiz. Formado pelas irmãs Renatinha, Magally e Luciana, nascidas e criadas em Campo Grande (MS), o grupo teve origem nas rodas de pagode da casa dos avós paternos das integrantes e na vontade de fazer música de qualidade ao som de instrumentos como pandeiro, cavaquinho e violão.
Os eventos desta sexta-feira, dia 31, integraram uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal deAssistência Social e Cidadania e Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Veja Também
Em alusão ao mês da Mulher, cuja data foi celebrada no dia 8 de março, a Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, localizada em Corumbá, desenvolveu o projet...
Os contribuintes da Receita Federal – pessoas físicas – já podem realizar doações dedutíveis no Imposto de Renda 2023 de até 6% do valor devido, sendo até 3%...
Últimas Notícias
- 12 de Setembro de 2024 Transplantes de rins e córneas aumentam em Mato Grosso do Sul
- 12 de Setembro de 2024 Festival Internacional da Carne movimenta Campo Grande a partir desta sexta
- 12 de Setembro de 2024 Comissão de deputados pede e Alems aprova envio ao STJ de pedido de impeachment contra conselheiros afastados do TCE-MS
- 12 de Setembro de 2024 Correios anuncia banca do concurso público nacional da estatal
- 12 de Setembro de 2024 PRF apreende 49,5 kg de skunk em caminhão de mudanças em Corumbá
- 12 de Setembro de 2024 Bombeiros atuam no controle de incêndios florestais em MS e ribeirinhos serão atendidos em ação humanitária
- 12 de Setembro de 2024 Secom e MinC lançam edital de apoio cultural a rádios comunitárias
- 12 de Setembro de 2024 Oficializada inclusão de rodovias federais da “Rota da Celulose” no programa de concessão de Mato Grosso do Sul
- 11 de Setembro de 2024 Justiça Eleitoral orienta eleitores a baixarem ou atualizarem e-Título
- 11 de Setembro de 2024 Defensoria solicita atendimento prioritário em agendamento de identidade no MS
- 11 de Setembro de 2024 Helicóptero da Marinha resgata bebê em fazenda na divisa dos Estados de MT e MS
- 11 de Setembro de 2024 Fiocruz MS abre processo seletivo para contratação de teleconsultores
- 11 de Setembro de 2024 Sindicato Rural de Corumbá e parceiros promovem qualificação no campo e cidade
- 11 de Setembro de 2024 Operação “Ágata”: Marinha intensifica fiscalização na Fronteira Oeste
- 11 de Setembro de 2024 MPMS vai investigar maus-tratos a bovinos em fazenda de Rio Verde de Mato Grosso