34 ℃

Cultura

Entrega do Prêmio Helô Urt e show do Grupo Sampri encerram mês da Mulher em Corumbá

O Prêmio é uma iniciativa que presta homenagem às pessoas que se destacaram no trabalho de reforçar o papel da mulher na sociedade e as conquistas sociais femininas nas diversas áreas.

Sáb, 01 Abril de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC


Entrega do Prêmio Helô Urt e show do Grupo Sampri encerram mês da Mulher em Corumbá
Fotos: Clóvis Neto/PMC

A Prefeitura de Corumbá entregou na noite da sexta-feira, 31 de março, o ‘Prêmio Mulher Helô Urt’. A iniciativa, criada pela lei 2327/2013, presta homenagem às pessoas que se destacaram no trabalho de reforçar o papel da mulher na sociedade e as conquistas sociais femininas nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Cidada, Personalidade e Sensibilidade de Gênero. A premiação encerrou as atividades do Mês da Mulher.

Entrega do Prêmio Helô Urt e show do Grupo Sampri encerram mês da Mulher em Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes destacou que a premiação é importante porque exalta o trabalho e as ações realizadas em defesa dos direitos da mulher. “O Prêmio Mulher Helô Urt ganha mais força e importância a cada ano. Esta homenagem é um forte reconhecimento ao trabalho em prol das mulheres, como a Helô também trabalhava. A Helô sempre incentivava as pessoas. Parabenizo todos os homenageados, cada um de vocês tem grande merecimento”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, exaltou o trabalho realizado pelos homenageados. “Vocês têm todo o mérito em receber essa premiação, por todo o serviço prestado para as nossas mulheres. Este reconhecimento é importante para que todos percebam a importância que vocês têm para o nosso município”. Amanda também agradeceu ao Governo do Estado pelo oferecimento do show do Grupo Sampri, que encerrou a noite de premiação no Jardim da Independência.

“As iniciativas aqui premiadas dão voz e valorizam o trabalho das mulheres, e também de homens, que fazem a diferença na nossa sociedade. Cabe a nós, do Poder Executivo, efetivar políticas públicas e desenvolver ações que realmente acabem com qualquer tipo de discriminação e que valorizem o protagonismo feminino”, afirmou o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal.

Entrega do Prêmio Helô Urt e show do Grupo Sampri encerram mês da Mulher em Corumbá

Ganhadora do ‘Prêmio Mulher Helô Urt’ na categoria Cidadania, a professora Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim, disse que a premiação dá “significado ao trabalho que fiz, faço e continuo fazendo. Atender ao cidadão é o maior presente que tenho na minha vida”. Para o superintendente de Políticas Públicas, Hesley Sant’Ana, a premiação mostra a importância dos homenageados na sociedade. "A política pública só é efetivada quando chega na ponta e vocês fazem o trabalho chegar às comunidades”, disse.

Heloísa Helena da Costa Urt faleceu aos 61 anos de idade, no dia 23 denovembro de 2011. Helô Urt, como era carinhosamente chamada, tinha graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tinha forte atuação política e era um ícone da cultura corumbaense.

Homenageadas e homenageado

Na categoria Cultura, a vencedora foi Joana Baronéia Leite Rodrigues. Mais conhecida como "Dona Baroa da Caprichosos", foi servidora pública estadual concursada na Escola Estadual Dom Bosco por mais de 35 anos. É sócia-fundadora da escola de samba Caprichosos de Corumbá, onde hoje atua como colaboradora.

Já na categoria Meio Ambiente, a premiada foi Antônia Gomes dos Santos, catadora de recicláveis que desde 2018 trabalha na Cooperativa de Trabalho Pantanal Corumbá. Lá, desenvolve ações junto às famílias que fazem parte da cooperativa.

Entrega do Prêmio Helô Urt e show do Grupo Sampri encerram mês da Mulher em Corumbá

Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim foi a ganhadora do prêmio Helô Urt na categoria Cidadania. Desde a infância começou a trabalhar para ajudar aos seus pais. Foi doméstica e ajudante de sala de aula. Professora da educação infantil, ensino fundamental e médio, coordenadora e diretora de escola. Na vida profissional sempre buscou o atendimento às pessoas com maestria, dedicação e amor aos alunos, pais e comunidade. Aposentada desde 2014 continuou trabalhando e hoje está à frente da Gerência de Políticas Públicas da Terceira Idade e Inclusão Social.

Na categoria Personalidade, a homenageada foi Laura Fernanda Vaz. É pedagoga; professora de educação física e coordenadora do programa ‘Corumbá em Movimento’, da Fundação de Esportes (Funec). É professora de dança do grupo de dança ‘Melhor Idade’ e professora de hidroginástica.

A categoria Sensibilidade de Gênero homenageou o guarda civil municipal, André Luiz Ortiz Carneiro. Guarda civil municipal há 15 anos, foi responsável pelo grupamento ROMU (2017 a 2018); chefe do Núcleo de Ações Táticas (2018 a 2019). Atualmente é supervisor Operacional da Patrulha Maria da Penha.

Sampri

A noite terminou com a apresentação musical do Grupo Sampri, que trouxe clássicos da música popular brasileira, composições próprias e o samba de raiz. Formado pelas irmãs Renatinha, Magally e Luciana, nascidas e criadas em Campo Grande (MS), o grupo teve origem nas rodas de pagode da casa dos avós paternos das integrantes e na vontade de fazer música de qualidade ao som de instrumentos como pandeiro, cavaquinho e violão.

Os eventos desta sexta-feira, dia 31, integraram uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal deAssistência Social e Cidadania e Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Entrega do Prêmio Helô Urt e show do Grupo Sampri encerram mês da Mulher em Corumbá
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

No mês da Mulher, vozes femininas da região inspiram estudantes da EE Carlos de Castro Brasil

Em alusão ao mês da Mulher, cuja data foi celebrada no dia 8 de março, a Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, localizada em Corumbá, desenvolveu o projet...

Contribuinte pode destinar parte do Imposto de Renda para Fundo do Idoso ou CMDCA

Os contribuintes da Receita Federal – pessoas físicas – já podem realizar doações dedutíveis no Imposto de Renda 2023 de até 6% do valor devido, sendo até 3%...