32 ℃

Cultura

Fomento à leitura, Clube do Gabi divulga lista de livros que serão debatidos em 2023

O trabalho é coordenado pela Casa do dr. Gabi – Espaço de Memória e faz parte da programação sistemática da Sala do Poeta.

Qua, 04 Janeiro de 2023 | Fonte: Da Assessoria PMC


Fomento à leitura, Clube do Gabi divulga lista de livros que serão debatidos em 2023
Foto: Renê Márcio Carneiro/PMC

Criado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, o Clube do Gabi é um instrumento de fomento à leitura. O trabalho é coordenado pela Casa do dr. Gabi – Espaço de Memória e faz parte da programação sistemática da Sala do Poeta.

Com reuniões online mensais, o Clube de Leitura do Gabi traz uma curadoria de obras clássicas e contemporâneas de autores(as) do nosso estado, dentro dos mais variados gêneros literários: contos, romances, poemas, crônicas. O nome do clube é uma singela homenagem ao Dr. Gabriel  Vandoni de Barros, por sua grande paixão pelos livros e intensa dedicação ao fomento da leitura nesta cidade.

Os debates acontecem virtualmente, como forma de agregar mais pessoas, inclusive de outras cidades ou de outros estados, aproveitando-se da tecnologia para redução de distâncias geográficas. Os encontros online possibilitam também a valiosa contribuição dos (as) mediadores(as) convidados(as), pois a cada encontro alguém do universo da cadeia livreira (professores, escritores, editores, ilustradores, jornalistas) contribui para a discussão da obra, engrandecendo a experiência de leitura.

O link de acesso aos encontros é disponibilizado no instagram da Casa Dr. Gabi (@museu.casadrgabi) e da FCPH (@fcph.corumba) no dia do encontro.

Segue então, com nosso desejo de boas leituras, a lista dos livros já com as datas dos encontros que serão lidos no Clube do Gabi, essa iniciativa feita para quem, assim como nós, é apaixonado por literatura:

18.01 – A vida dupla de Dadá, Moema Vilela

15.02 – Engordei o sol noturno, Rebecca Loise

15.03 – Além do Sarobá: do modernista Lobivar aos novos olhares poéticos sobre ‘as ‘manchas negras’ da fronteira, Nelson Urt

19.04 – Meu avô de uma perna só, Anna Dichoff

17.05 – Batalha de confetes: Envelhecimento, condutas homossexuais e regimes de visibilidade no Pantanal-MS, Guilherme Passamani

14.06 – A peste e o país que se perdeu, Wolmir Cardoso

19.07 – Nau dos Amoucos, Isloany Machado

16.08 – Fronteira MS: Contos fronteiriços, Eusvaldo Rocha Neto

13.09 – Histórias de muito antes, Abílio de Barros

18.10 – A bruxa da Sapolândia, André Alvez

22.11 – Charlene Shelda, Fábio Gondim

13.12 – Causos Pantaneiros, Gláucia Adriana Alves da Cruz

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News