18 ℃

Cultura

Governo de MS e Fundação de Cultura restauram Centro Referencial da Cultura Terena, em Miranda

A obra terá investimento de R$1,5 milhão e a entrega está prevista para junho deste ano

Ter, 17 Janeiro de 2023 | Fonte: Assessoria FCMS


Governo de MS e Fundação de Cultura restauram Centro Referencial da Cultura Terena, em Miranda
Divulgação/FCMS

A valorização da ancestralidade dos povos originários de MS foi celebrada nessa segunda-feira, 16 de janeiro, com a assinatura da ordem de serviço de restauração do Centro Referencial da Cultura Terena (Cerecute) que fica na entrada da cidade de Miranda. A  realização da obra ficará a cargo do Governo de MS, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A obra terá investimento de R$1,5 milhão e a entrega está prevista para junho deste ano.

Inaugurado em 2004, o Centro Referencial da Cultura Terena nunca passou por obras de reforma. O local abriga acervo cultural das aldeias indígenas Terena de Miranda e serve ainda como local de comercialização de artesanato indígena produzido por artesãos de todas as aldeias do município.

O convênio firmado entre a FCMS e a Prefeitura Municipal de Miranda, tem o objetivo de apoiar a restauração e revitalização do centro referencial, visando à salvaguarda e o fomento à cultura terena. O espaço é um local de troca de atividades artísticas e culturais, sendo um grande marco legal que preserva a cultura desses povos como construção e elemento simbólico, que visa a agregação social da comunidade. 

O Centro será totalmente revitalizado, com a retirada e reconstrução de cobertura, limpeza e pintura de paredes, troca de azulejos, restauração total dos fechamentos, aplicação de imunizante nas madeiras e verniz retardante anti chama, restauro total de esquadrias, dos pisos de ardósia, instalações elétricas e hidrossanitárias, projeto de combate ao incêndio e acessibilidade.

Governo de MS e Fundação de Cultura restauram Centro Referencial da Cultura Terena, em Miranda

Para o diretor presidente da FCMS, Max Freitas, “Essa é uma obra de muita importância, os recursos aqui aplicados serão investidos junto com a comunidade e fica aqui o nosso comprometimento em transformar o Centro Referencial de Cultura Terena não só um lugar de comercialização, mas um local de formação contínua das populações indígenas de Miranda, para que os ensinamentos possam permanecer vivos através das gerações”.

Outras Obras

O Governo de MS investiu em 2022 mais de 23 milhões de reais em reforma, manutenção e restauro de equipamentos culturais geridos pelo Estado. O Museu de Arte Contemporânea, a Casa do Artesão, Castelinho de Ponta Porã, a Concha Acústica Helena Meirelles, o Centro Cultural José Octávio Guizzo e Igreja São Benedito foram os locais que receberam os investimentos, que resultarão em melhorias nas instalações e preservação do patrimônio cultural de MS.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Margareth Menezes: cultura também é uma forma de democracia

Em cerimônia, na segunda-feira (02/01), com a presença de artistas, da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a ca...

PADRE PASQUALE, HUMILDE PEREGRINO

Humilde peregrino, Padre Pasquale Forin veio para o Coração do Pantanal inspirar o protagonismo dos excluídos. No segundo ano de sua eternização, a celebraçã...

A HISTÓRICA POSSE DE SÔNIA GUAJAJARA E ANIELLE FRANCO

Sônia Guajajara e Anielle Franco, em histórico ato, tomam posse em seus emblemáticos ministérios. Ao lado da reconstrução nacional e do resgate das políticas...

Fundo de Investimentos Culturais de MS tem prazo de inscrição prorrogado

Foram prorrogadas as inscrições de projetos para o Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul. Foi publicado no Diário Oficial de hoje (15) o cro...

Últimas Notícias