22 ℃

Cultura

Semana do Artesão começa dia 22 com exposição, oficinas e feira Mãos que Criam

A 15ª edição em Campo Grande será de 22 a 26 de março no Círculo Militar na Av. Afonso Pena, 107

Qui, 09 Março de 2023 | Fonte: Assessoria FCMS


Semana do Artesão começa dia 22 com exposição, oficinas e feira Mãos que Criam
Fotos: Divulgação/Arquivo

Vem aí a 15ª edição da Semana do Artesão, em Campo Grande/MS, de 22 a 26 de março de 2023, que esse ano será realizada no Círculo Militar, na Av. Afonso Pena, 107,  das 14h às 22h, com ações que proporcionam aos artesãos e às micro e pequenas empresas participantes, a ampliação do acesso ao mercado e a valorização do artesanato regional, além de realizar um intercâmbio cultural com o público do evento.

O artesanato do Mato Grosso do Sul retrata costumes, tradições e demais referências culturais do estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

Semana do Artesão começa dia 22 com exposição, oficinas e feira Mãos que Criam

As peças artesanais trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, além do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do mundo.

Em 2023, além da participação de 8 etnias indígenas do MS, haverá exposição de artesanato de 13  municípios do interior.

Este ano a edição homenageia três artesãs Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffuri com grande contribuição para o artesanato de MS com peças comercializadas em diversas feiras nacionais e internacionais.

Durante a semana serão oferecidas oficinas de artesanato para a população com inscrição gratuita, aulas de modelagem em argila, macramê, trançado de fibras naturais e oficina de cerâmica para crianças, além de oficina de viola de cocho em quatro escolas públicas com o Mestre Cururueiro e artesão Sebastião de Souza Brandão, de Corumbá.

Para o diretor presidente da Fundação de Cultura de MS, Max Freitas, “a semana do artesão é uma das mais importantes para nossa cultura faremos uma grande festa com shows, oficinas, feira e ações para o público, para mostrar como o artesanato é uma força motriz de geração de renda, empregos e história para nossa gente”.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Estão abertas as inscrições para a Rodada de Negócios durante a Semana do Artesão

Estão abertas as inscrições para os artesãos que queiram participar da próxima Rodada de Negócios do Artesanato de MS, as inscrições são gratuitas e podem se...

Semana do Artesão homenageia três grandes nomes do artesanato de MS

A 15ª semana do Artesão tem início no próximo dia 19 e neste ano ela homenageia 3 grandes artesãs do nosso estado, Beatriz Barros, Leslie Gafuri e Lucimar Ma...

Feira Mãos que Criam começa nesta quarta-feira com mais de 150 artesãos, oficinas e shows

A feira “Mãos que Criam” acontecerá durante essa Semana do Artesão, de 22 a 26 de março de 2023, em Campo Grande, no Círculo Militar, que fica na Av. Afonso ...