18 ℃

Cultura

Semana do Artesão homenageia três grandes nomes do artesanato de MS

Beatriz Barros, Leslie Gafuri e Lucimar Maldonado, três grandes mulheres com alta criatividade em seus materiais como, cerâmica e fibras naturais.

Seg, 13 Março de 2023 | Fonte: Assessoria FCMS


Semana do Artesão homenageia três grandes nomes do artesanato de MS
Fotos: Ricardo Gomes

A 15ª semana do Artesão tem início no próximo dia 19 e neste ano ela homenageia 3 grandes artesãs do nosso estado, Beatriz Barros, Leslie Gafuri e Lucimar Maldonado, mulheres com alta criatividade em seus materiais como, cerâmica e fibras naturais.

Semana do Artesão homenageia três grandes nomes do artesanato de MS
Beatriz Barros 

Beatriz Barros vem de uma família de rendeiras do Nordeste, de continuidade de uma tradição dos tempos da avó e da mãe, a renda. Ao longo de mais de 3 décadas, foi se aprimorando com novas técnicas e matérias primas, assim criando novas peças com as referências sul-mato-grossense, enriquecendo nosso artesanato. Seu trabalho é reconhecido e valorizado. Ela já está a alguns anos à frente da Associação classista do artesanato ARTEMS. “acredito no artesanato como forma de independência tanto social como econômica da mulher e meu maior objetivo é fomentar esse empreendedorismo da arte em nosso MS”.

Leslie Gafuri veio de Peabiru, no sul do Paraná, e está no MS há 38 anos, hoje seu material principal de trabalho é a argila, suas esculturas são, em sua maioria mulheres grávidas, têm acessórios, roupas e objetos indígenas. Com potes de frutas na cabeça e pássaros como tucanos e araras apoiados nos ombros e nos braços. 

A artesã conta um pouco do seu início de carreira, “Quando comecei no artesanato, fazia pequenos trabalhos em crochê em toalhas de mesa e panos de prato. Foi então que ouvi falar de um local onde se produzia e vendia artesanato da região. Fiquei encantada com o artesanato local, principalmente a cerâmica. Me envolvi com esse universo e com as dúvidas e dificuldades que as pessoas enfrentavam. Continuei fazendo pesquisas e estreitando laços com a cultura indígena e suas tradições. Mais do que um desejo, senti que era meu dever contribuir, de alguma forma, para manter as tradições e contar a história dos povos indígenas da região. São pessoas que merecem todo o nosso respeito e atenção de todo o mundo, não queria copiar, mas buscar uma identidade para minhas esculturas, minhas "bonecas de barro"”. 

Semana do Artesão homenageia três grandes nomes do artesanato de MS
Leslie Gafuri 

Lucimar Madonado descobriu seu dom para o artesanato a partir de um Curso oferecido pela Incubadora Zé Pereira em 2005, e por meio de sua dedicação e aprendizado, participando de diversos cursos de capacitação, feiras, e grupos produtivos, decidiu alçar vôos mais altos. Hoje seu material de trabalho são as fibras naturais

O segredo da artesã, além de sua determinação na procura por inovações em seu segmento, foi buscar informações, novas tendências, e estar sempre atualizada, seja em nível nacional e até mesmo internacional, focando sempre em associar seu negócio a sustentabilidade. Do empreendedorismo da artesã, nasceu a “Fibra Morena” focando em uma visão inovadora e empresarial no artesanato Sul-mato-grossense; para Lucimar sua missão é de “Produzir artesanato com fibras naturais, baseada na valorização da cultura Sul-mato-grossense, na promoção de parcerias estratégicas, no comércio justo, e no uso responsável dos recursos naturais do Pantanal e Cerrado”. 

As três três artesãs serão oficialmente homenageadas no dia 19, durante a entrega da restauração da Casa do Artesão e também ministrarão oficinas durante a feira Mãos que Criam que acontecerá entre os dias 22 e 26 de março, no Círculo Militar.

Semana do Artesão homenageia três grandes nomes do artesanato de MS
Lucimar Maldonado
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Na cultura de MS é feita pelas muitas mãos de mulheres por todos os cantos do estado

A cultura de Mato Grosso do Sul é feita por muitas mãos femininas, podemos aqui passar horas falando sobre os feitos de grandes mulheres ao longo da nossa hi...

Semana do Artesão começa dia 22 com exposição, oficinas e feira Mãos que Criam

Vem aí a 15ª edição da Semana do Artesão, em Campo Grande/MS, de 22 a 26 de março de 2023, que esse ano será realizada no Círculo Militar, na Av. Afonso Pena...

Fundação de Cultura apoia o II Congresso Estadual dos Artesãos de MS, que acontece nesta segunda-feira

O II Congresso Estadual dos Artesãos de MS será realizado de forma online na próxima segunda-feira, 9 de outubro, a partir das 14h30. O evento é uma realizaç...

Últimas Notícias